Um dos maiores benefícios de utilizar um ERP em sua empresa é a automação e agilidade que ele agrega em todos os processos. Mas para que ele possa cumprir seu papel, é importante estar sempre atento às atualizações e melhorias no sistema.
O ERP Protheus, da Totvs, é um ótimo exemplo quando o assunto são os upgrades. Seu nome é uma referência a Proteu, uma divindade grega dos rios e oceanos, que tem como principais atributos adaptabilidade, versatilidade e flexibilidade. O sistema nasceu com o intuito de representar todas essas características. Ele se adapta muito bem aos mais diversos tipos de negócio e, para isso, precisa estar em evolução contínua.
Além das atualizações necessárias que acompanham as legislações e mudanças de mercado, o Protheus está sempre à frente quando o assunto é inovação, trazendo soluções únicas para seus clientes e em busca constante por melhorias.
Apesar do Protheus V12 já estar disponível há algum tempo, o software continua recebendo atualizações incrementais nesta versão, por isso continuo reforçando a importância do update – assim como já falei no post “Protheus 12: tudo que você precisa saber sobre essa versão!”.
Mesmo com os benefícios oferecidos pelo sistema atualizado, muitas pessoas ainda sentem-se inseguras com o que pode ocorrer no momento da migração, como perda de informações ou atrasos nas operações. Se está utilizando o Protheus na versão antiga por se preocupar com questões como essas, esse post é para você! Vou mostrar como é possível passar por esse processo sem dores de cabeça.
O Protheus V12 traz grandes vantagens:
- Melhor interface, proporcionando uma nova experiência para os usuários;
- Mais performance, para aumentar sua produtividade com soluções mais rápidas e conectadas;
- Novas funcionalidades com atualizações e também releases incrementais, para auxiliar no aprendizado das features. E muitas outras!
Para avançar para o Protheus V12 de forma tranquila e sem dificuldades, é importante enxergar a migração como um momento de progresso dentro da sua organização, e não como empecilho. Você precisa traçar uma estratégia e se preparar, levando em consideração alguns aspectos, como:
Requisitos básicos
- Verifique todos os conhecimentos básicos e requisitos mínimos, para garantir total segurança das informações. Cheque o que já está contemplado e quais são as adaptações necessárias, assim você não terá surpresas na migração.
Responsáveis por cada fase do projeto
- Todas as atividades, sejam elas técnicas ou funcionais, devem ter responsáveis que acompanhem e garantam sua execução. Esses profissionais devem conhecer bem a empresa e o sistema Protheus.
Capacitação de usuários
- Esse também é um bom momento para treinar novas pessoas para usarem o sistema ou fazer uma reciclagem com os usuários antigos. Aproveite para capacitá-los a usarem as novas funcionalidades do Protheus V12.
Definição de cronograma
- Defina um cronograma e siga-o à risca. Para que uma etapa seja concluída é preciso que a anterior seja finalizada, por isso é importante que cada uma ocorra dentro de seu prazo estipulado.
Realização de testes
- Assim como na implementação, é importante correr testes que simulem situações reais, para garantir que o sistema e suas novas funcionalidades vão fluir bem na rotina da organização.
Correções
- Repare possíveis falhas, como arquivos duplicados ou vícios técnicos, e até mesmo reveja as políticas de acesso do software na sua organização. Esse é um bom momento para analisar o uso do sistema, reorganizar processos e corrigir o que não tem dado certo.
Passo a passo da migração para o Protheus V12
A Prox criou um tutorial bem prático para te ajudar na migração. Você vai ter acesso a um passo a passo completo, incluindo as imagens de cada tela. Tudo muito simples!
Essa atualização do Protheus V12 foi desenvolvida para correr de forma contínua, ágil e segura. Você vai notar que ela é mais fluida e orgânica do que as anteriores, que requisitavam mais tempo de migração de histórico e adaptação. Mas mesmo com tantas facilidades, esse é um processo delicado que requer muita dedicação.
Ter o apoio de uma consultoria especializada nesse momento pode fazer toda a diferença. Além de minimizar riscos e otimizar seu tempo, uma consultoria como a Prox te ajuda a tirar o melhor proveito de um sistema tão completo como o Protheus. Se você quer saber mais sobre a migração para Protheus V12, fale conosco!