As consultorias ERP são todas iguais?

Os ERPs, ou Enterprise Resources Planning, são ferramentas de gestão que, se usadas corretamente, podem trazer mais automação, integração e agilidade para sua empresa.

Em uma busca simples na internet você consegue encontrar várias opções desses softwares, que realmente são transformadores na rotina das organizações, mas é preciso cautela. Muitos deles têm uma ótima oferta no papel, mas pouca entrega no dia a dia.

Para escolher o ERP certo, é preciso: pesquisar com profundidade; identificar as principais necessidades de todas as áreas da empresa e avaliar se o software de fato contribuiria; conversar com quem já usou o sistema e buscar saber mais sobre o desenvolvedor.

É por isso que trabalhamos com o ERP Protheus, desenvolvido pela TOTVS. Com mais de 20 anos, o Protheus é líder no mercado brasileiro, atendendo empresas dos mais diversos tamanhos e setores.

Levando em consideração a importância da escolha de um ERP, muitas pessoas me questionam se a definição de uma Consultoria pode ficar em segundo plano. A resposta é não. Definitivamente, encontrar uma Consultoria ERP para ser sua parceira em todo o processo de implantação e otimização do ERP é tão importante quanto a escolha do sistema em si.

“Renato, pesquisei muitas consultorias e todas me parecem iguais”

Estou aqui para desmistificar isso. Realmente muitas consultorias têm uma ótima apresentação e ótimo pitch comercial, mas deixam a desejar na entrega. É preciso buscar resultados reais para entender se ela está capacitada a entregar o que você precisa em sua organização. Para ajudar neste processo, separei alguns elementos que devem ser levados em consideração no momento de escolher sua consultoria ERP Protheus:

 

Homologadas x Independentes

Falei em um artigo para o blog da Prox sobre a diferença das Consultorias Homologadas e Independentes. As Homologadas são certificadas e parceiras das fabricantes, atuando no mercado como franquias.

Já as Independentes não estão sujeitas às regras e valores das fabricantes. Isso traz mais liberdade de atuação junto aos seus clientes, com uma capacidade de integração do ERP a diversas soluções do mercado, que não necessariamente relacionada a marca do sistema. Outro fator é a maior versatilidade na personalização do ERP. Consultorias Independentes podem trazer mais flexibilidade nas negociações e no relacionamento entre prestador de serviços e cliente.

Porte da Consultoria ERP

É essencial entender a história e o porte dos seus possíveis fornecedores. Uma Consultoria ERP Protheus pequena pode apresentar alguns entraves, como falta de estrutura para atender problemas complexos, que exijam grande volume de trabalho em curto espaço de tempo. Em estruturas menores, por vezes, a organização e o atendimento deixam a desejar e a execução de um projeto pode levar muito mais tempo do que o cliente esperava.

Na Prox já recebemos alguns clientes que estavam trabalhando com outras consultorias, mas foram abandonados no meio do projeto. Na maioria das vezes, isso acontece, pois, o fornecedor não tinha organização, estrutura ou experiência o suficiente para dar conta do trabalho ou até mesmo garantir a segurança dos dados do cliente.

 

Profissionais capacitados

Fique atento também ao nível de capacitação dos profissionais que irão fazer seu atendimento. Questione sobre a senioridade dos consultores, suas habilidades e sobre os investimentos da consultoria ERP em treinamentos e cursos para esses profissionais. Uma dica importante é solicitar o background e currículo dos consultores que irão prestar o serviço.

De que adianta a área comercial vender um ótimo projeto, mas não ter consultores bons para colocá-lo em prática? O consultor é responsável pelo dia a dia no cliente, por isso é importante que ele esteja apto a lidar com os desafios distintos de cada organização. Além disso, a consultoria deve se responsabilizar em trocar o consultor caso o cliente avalie que ele não esteja entregando os resultados esperados.

 

Organização da agenda

O processo de implantação do ERP já vai trazer muitas mudanças para a organização. Para que ele não gere um desconforto maior do que necessário, é importante que a consultoria consiga atender a agenda proposta pelo cliente.

Consultorias menores ou com menos experiência em tocar diversos projetos ao mesmo tempo, podem não conseguir oferecer a flexibilidade que você precisa, para que a rotina da empresa não seja impactada negativamente.

 

Know How em Gestão

Esse talvez seja um dos itens mais importantes, do meu ponto de vista. A consultoria deve não apenas ter uma gestão de seu próprio negócio, mas também ter uma visão holística que facilite a compreensão do negócio de seu cliente. É necessário entender como a empresa funciona, quais são seus diferenciais, onde estão seus gaps e do que ela precisa para crescer ainda mais.

É preciso atuar muito além da tecnologia, abordando todo o processo e dinâmica da organização. A consultoria deve estar sempre atenta aos seus objetivos e visão dentro de cada projeto, levando em conta as particularidades do cliente, margem e relação com os colaboradores. O objetivo final é a integração total do negócio com o ERP, tendo uma visão ampla de diferentes modelos de gestão.

O ERP não pode ser usado apenas como automação de processos. Para que sua função seja cumprida, ele precisa efetivamente gerar valor ao cliente.

 

Como a Prox atua?

A Prox é uma Consultoria ERP Protheus que realmente acredita em parcerias de negócio. Ela oferece o apoio de consultores seniores, capacitados para entender e atender a sua empresa, com agendas flexíveis e que passam por constantes treinamentos e atualizações.

Compreendemos que cada empresa é um organismo vivo e muito particular. Não faz sentido oferecer o mesmo produto para todas e esperar que ele funcione perfeitamente.

É preciso conhecer a fundo cada negócio e desenvolver junto aos responsáveis quais seriam as melhores alternativas para solucionar problemas, gerar valor e ajudar a organização a crescer ainda mais.

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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São 13 anos de experiência e muito aprendizado.

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