8 out

Entenda BPM o que é e como funciona em 3 minutos de leitura!

 

Hoje em dia é bastante comum encontrar empresas preocupadas com a otimização de suas atividades internas, algo que tende a tornar as atividades mais simples e rápidas, faz com que seja possível investir tempo e recursos em áreas, por exemplo, que necessitem mais atenção ou até mesmo potencializar o que já está gerando retorno positivos para o negócio. Mas para isso, é necessário aprender sobre técnicas de gerenciamento para metrificar exatamente quais ações são positivas ou não para a empresa, com isso, surgiu o BPM.

Mas você ainda não sabe o que significa essa sigla? Então acompanhe esse artigo e entenda tudo sobre BPM, como aplicar o conceito no seu negócio e conquistar ainda mais resultados positivos para o seu negócio.

O que é BMP?

O que é BPM O que é Business Process Management


A sigla corresponde a Business Process Management, a qual significa Gerenciamento de Processos de Negócios e a proposta desse modelo de gerenciamento é justamente mapear as etapas que compõem o processo produtivo de uma empresa, visando garantir um acompanhamento assertivo frente às atividades desempenhadas e a garantia de resultados ainda mais satisfatórios.
Ao aplicar o Business Process Management no seu negócio, a empresa otimiza tanto a parte operacional, quanto a administrativa, e como consequência, há um reflexo no aumento dos lucros.


A prática do Business Process Management


Uma empresa, ao optar por seguir o modelo da BPM, deve seguir três procedimentos essenciais:
– Definição das atividades e procedimentos que definem a produção;
– Consolidação de documentos, relatórios e pontos determinantes que compõem os processos;
– Controle periódico das etapas e da efetividade das ações.

A partir daí, para a implementação do Business Process Management, é importante, antes de tudo, fazer um desenho de tudo que se relaciona ao processos internos e equipes, permitindo estabelecer planos de ligação eficientes.
Com o controle e a visão geral frente às atividades que estão sendo executadas, a empresa pode identificar onde estão os gargalos e atuar diretamente no foco dos problemas, evitando desgastes e poupando esforço com atividades não tão rápidas para compreensão das falhas.

O que é BPM Business Process Management Gestão de Processos


Por que é importante investir em Business Process Management?


Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante que a empresa invista em práticas eficientes de gerenciamento, e nesse cenário, com a ajuda do BPM, a empresa gasta menos tempo para executar toda a sua etapa produtiva o que também permitirá entregas ainda maiores.
Por outro lado, quando a empresa entende suas maiores dificuldades, ela consegue direcionar os esforços para a resolução, evitando desgastes. Ou ainda, pode tornar possível também a compreensão do que está sendo saudável para o negócio, direcionando assim os esforços às devidas estratégias.

 

Ebook - Gestão Financeira - TENHA TOTAL CONTROLE DA GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA - BAIXE AGORA, É GRÁTIS

 

A utilidade do ERP


O ERP é um sistema integrado de gestão empresarial que pode ser aliado em conjunto com o BPM para a otimização das atividades. Por meio do ERP, todo o levantamento das informações referentes a empresa poderá ser realizado. Veja alguns dados relevantes que podem ser levantados pelo sistema:
– Demanda em aberto para entrega;
– Tempo médio de produtividade;
– Valor de materiais;
– Custos com mão de obra;
– Relatórios atualizados de produtividade;
– Entre muitas outras vantagens.

Ao ser aliado ao conceito do BPM, toda a rentabilidade da empresa é beneficiada já que nesse modelo, os esforços serão concentrados para evitar trabalhos desnecessários e garantir a efetividade dos resultados e uma empresa como um bom processo produtivo, consegue entregar seus produtos com agilidade, o que interfere até mesmo para a satisfação do cliente.

BPM O que é Business Process Management Gestão de Processos Empresariais


Procura praticar o conceito do Business Process Management?


Para a boa prática de modelo de gestão, é importante contar com o sistema ERP, que permitirá a otimização e acompanhamento de todas as etapas da empresa. Para isso, o sistema ERP poderá ser customizado de acordo com a necessidade da empresa, envolvendo os fluxos já estabelecidos e determinando o que, de fato, pode ser melhorado.
Mas se você está em dúvida sobre como adquirir um sistema próprio para a sua empresa, não se preocupe. Justamente para atender a essa necessidade, a Prox Consultoria oferece um completo serviço de suporte ao cliente para garantir as melhores experiência.


Como funciona o serviço de consultoria?


Aplicar um conceito ou um novo sistema em seu negócio pode trazer grandes resultados, porém, um processo de transição ou até mesmo caso a empresa ainda não tenha tido contato com a ferramenta anteriormente, pode ser um tanto difícil, demorado e custoso…e é exatamente onde o trabalho de uma consultoria especializada pode ajudar.

O serviço de consultoria visa justamente facilitar todo o período de integração da empresa junto a nova ferramenta. Nesse período, é normal que a empresa tenha dificuldades em fazer a migração dos dados e o acompanhamento de seus resultados, o que é muito minimizado com o auxílio de especialistas..

Junto à consultoria, você terá o suporte direto de profissionais especializados que buscarão levar uma opção customizada para atender a necessidades específicas do seu modelo de negócio. Além disso, mesmo quando a ferramenta já tiver sido personalizada, a consultoria trabalha para garantir um bom desempenho da ferramenta através da capacitação dos colaboradores.

Além disso, a consultoria ainda oferece um direcionamento quanto ao conceito e aplicação do BPM permitindo, assim, que a empresa alie as melhores práticas do mercado voltadas a produtividade, desempenho e acompanhamento de processos internos.


Vamos relembrar!


Enquanto o BPM é um modelo prático de gestão, o ERP permite por meio de seu sistema a ocorrência de todo o suporte para análise ágil e eficiente dos resultados. Com o ERP, toda a mensuração da prática do Business Process Management será mais eficiente, ou seja, aliar o conceito a essa ferramenta pode ser a grande diferença para que o seu negócio possa atingir níveis jamais imaginados antes.
Agora que você já entende sobre conceito de BPM e da ferramenta (ERP), entre em contato com a Prox Consultoria e agende um primeiro atendimento. Nossa equipe trabalhará em um diagnóstico completo a fim de encontrar possíveis gargalos e soluções eficientes para o seu negócio.

 

LMS o que é Suporte Totvs Gestão de Processos Consultoria E-social esocial - Como ser mais produtivo na sua empresa

 

Avatar
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]