6 jun

Segundo reportagem da Revista Valor, em 2013 houve um aumento de 35% no número de mulheres que ocupam o cargo de CFO em grandes empresas Norte Americanas. Enquanto isso, no Brasil, as empresas nacionais que são listadas na Bolsa de Valores, apenas 7% possuem mulheres no cargo de CFO.

Ainda que possa parecer pequeno, este número de mulheres vem crescendo exponencialmente e merece  atenção.

Porém, antes de falarmos sobre  o aumento deste número, falaremos um pouco sobre as tarefas do CFO e as exigências do cargo…veja.

O que é CFO?

A sigla CFO, vem do inglês (Chief Financial Officer), – nada mais é que o nosso Diretor Financeiro. Vale salientar que a função deste profissional vai além de simplesmente cuidar das contas da empresa, como o nome pode sugerir.

Em tempos de crise, este é o profissional que pode fazer a diferença para que a saúde financeira do negócio se mantenha positiva e até mesmo exista algum tipo de crescimento. Isso tudo, aliás, só é possível porque o CFO é um profissional analítico, proativo, atualizado e criativo. Além disso, estamos falando de um profissional que é, em geral, extremamente capacitado, entende bem do mercado (o que inclui as tendências e os riscos) e possui a criatividade para solucionar problemas e encontrar oportunidades como uma característica que o diferencia dos demais profissionais.

Mas qual o trabalho de um CFO?

Como é de se esperar, o CFO precisa ter afinidade com os números, afinal, está em seu guarda-chuvas de responsabilidades as seguintes tarefas:

  • Gestão das contas a pagar e a receber;
  • Gestão de orçamentos e fornecedores;
  • Investimentos diversos;
  • Gestão de empréstimos;
  • Gestão do patrimônio empresarial;
  • Recolhimento de impostos;
  • Controle fiscal;
  • Prestação de contas;
  • Mais…

E o que mais envolve a função CFO?

Entretanto,a função do CFO vai muito além da gestão do dinheiro em si. Atualmente, o diretor financeiro possui uma importância estratégica muito grande, chegando, inclusive, a ser considerado o braço direito do CEO (Chefe Executivo).

Com a consolidação de. todos os números e dados que lhe são fornecidos, com a compreensão do modelo do negócio da empresa e dos objetivos almejados, com o conhecimento dos processos que envolvem a produção, do mercado e de suas tendências, o CFO consegue  traçar novas estratégias em busca de um crescimento empresarial sustentável

É neste ponto, por exemplo, que são desenhados os investimentos que serão feitos, os empréstimos que serão pedidos, as grandes mudanças operacionais, os cortes e toda e qualquer estratégia que vise o crescimento do patrimônio do negócio.

Para isso, entretanto, é fundamental que o CFO tenha ferramentas de apoio bem como uma equipe bem estruturada para lhe apoiar.

Qual a razão para o crescimento  de mulheres no cargo?

Uma vez que compreendemos um pouco sobre as tarefas de um Diretor Financeiro, fica mais fácil entender o porquê das mulheres estarem cada vez mais presentes nessa importante cadeira.

Em linhas gerais, existem características que podem ser adquiridas com estudo e bagagem profissional como é o caso de conhecer o mercado, de ser hábil com números em geral,gerenciar e executar tarefas financeiras e assim por diante.

Entretanto, as características que estão mais ligadas a personalidade de cada pessoa, e que nem sempre podem ser adquiridas como é o caso da criatividade e da habilidade de enxergar o todo da empresa…aquilo que não é óbvio e não está ao alcance dos olhos. E é neste ponto que as mulheres tendem a sair na frente já que possuem, genuinamente, a habilidade de ter uma visão mais ampla do negócio através de cada processo interno.

Mas este não é o único motivo para o crescimento das mulheres no cargo de CFO de grandes empresas.

Estamos falando de um dos poucos cargos empresariais onde é possível avaliar as entregas de maneira extremamente clara e objetiva. Tarefas como a contabilidade da empresa, os números do seu crescimento ou queda, a gestão dos riscos, a tesouraria…enfim, praticamente todas as tarefas deste profissional podem ser mensuradas e apresentadas de forma clara, com isso, as mulheres passam a conseguir embasar sua capacidade e, assim, se igualar ao homens no que diz respeito à oportunidade de crescimento em suas empresas.

 O CFO possui, através de seus números, uma maneira tangível de mostrar seus feitos, pleitear cargos cada vez maiores…o que faz com que seu gênero deixe de ser relevante para que seu desempenho seja a característica que fique a frente.

Ferramenta de apoio para CFO’s

Você já ouviu falar no Sistema de Gestão Integrada? Caso não, essa é uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais sobre esse assunto. E caso já conheça, venha aprofundar ainda mais os seus conhecimentos.

 

O Sistema de Gestão Integrada é um grande divisor de águas para os atuais gestores e para o sucesso das empresas. Isso se deve a sua funcionalidade de reunir os dados e informações da empresa em um só lugar.

 

Pode parecer simples e até mesmo sem importância, mas são as informações de um negócio que norteiam as mudanças e as otimizações necessárias para o sucesso. Agora imagine que as informações de todas as áreas ficam reunidas em conjunto, permitindo o cruzamento de dados e a identificação de problemas de forma rápida e eficiente.

 

Para um negócio, é uma grande vantagem identificar com rapidez os processos que estão surgindo pouco ou nenhum resultado. Isso irá permitir a correção rápida do mesmo e o sucesso das atividades relacionadas.

 

Quando um negócio não dá certo ou quando os números ficam no vermelho, pode ser difícil entender o que deu errado, onde existiram as falhas, etc. E essa dúvida pode se manter por muito tempo se as informações tiverem que ser coletadas aos poucos e de forma pouco prática.

 

O sistema proporciona justamente essa vantagem: tudo fica reunido em um só lugar e todos os dados novos podem ser facilmente registrados para futuras consultas. O gestor de uma área pode filtrar os dados que lhe interessam e entender como seu setor tem trabalhado e onde é necessário mudar e cortar ações.

 

O empresário também pode filtrar informações específicas de várias ou todas as áreas de sua empresa, entendendo se a lucratividade está ocorrendo da forma planejada, se os gastos estão sendo maiores do que os lucros e compreender as áreas específicas que lhe exigem mais atenção e dedicação.

 

Para o Chief Financial Officer, essa ferramenta é de grande utilidade. Ela irá otimizar toda a parte de levantamento de dados, controle de custos e efetividade das atividades. Isso irá fazer toda a diferença para uma boa gestão.

 

A consultoria para o Sistema de Gestão Integrada

Quem adquire o sistema, muitas vezes pode estranhar as funcionalidades ou até mesmo ter a impressão que o mesmo não atende às suas necessidades.

O fato é que o sistema é útil para todas as empresas, de pequeno, médio e grande porte, novas ou com mais tempo de mercado. O que irá diferenciar essa experiência é justamente optar por um serviço de consultoria que prestará suporte na adequação do sistema frente às necessidade da empresa.

 

O serviço de consultoria evita muitos atritos comuns nesses primeiros momentos, permitindo que a empresa contratante usufrua dos benefícios como um todo e logo de cara, evitando desgastes e insatisfações.

 

Conhecer a ferramenta será essencial para garantir, junto aos colaboradores, uma percepção positiva e a otimização real das atividades e desafios enfrentados no dia a dia.

 

Para o profissional Chief Financial Officer, o serviço de consultoria poderá oferecer um completo auxílio, detalhando as melhores maneiras de levantar informações e compreender as dores do setor. Entender previamente o problema permitirá que as ações corretivas sejam executadas com brevidade, aumentando a efetividade e os acertos. Para o negócio como um todo, isso será extremamente benéfico.

 

Para saber mais sobre a ferramenta de gestão integrada, suas funcionalidades e o serviço de consultoria que poderá fazer toda a diferença para o controle assertivo de todos os dados que são importantes para sua empresa, fale conosco.

 

Agora que falamos um pouco mais sobre essa mudança de cenário e do crescimento da presença da mulher no mercado, queremos ouvir você. É mulher e diretora financeira? Conte sua história para nós! Estamos esperando para saber um pouco mais sobre a sua trajetória profissional.

 

E você, é mulher e CFO? Conte sua história para nós…

 

E para saber mais sobre como obter o máximo da sua ferramenta de gestão para que os dados que aqui falamos estejam consolidados, fale conosco.

Ebook - Gestão Financeira - TENHA TOTAL CONTROLE DA GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA - BAIXE AGORA, É GRÁTIS

Avatar
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]