Warning: copy(/home/proxima/webapps/prox/prox/wp-content/wflogs//GeoLite2-Country.mmdb): failed to open stream: No such file or directory in /home/proxima/webapps/prox/wp-content/plugins/wordfence/lib/wordfenceClass.php on line 1745
Conheça 5 riscos que uma consultoria Protheus pode evitar!
7 mar

É essencial reconhecer a importância de uma consultoria Protheus. Basta pensar que a implantação de software empresarial eficaz é um fator de sucesso significativo para a organização.

No entanto, muitas empresas do mercado contam com sistemas e processos desatualizados, porque simplesmente não conhecem o mais recente e o melhor no cenário dos sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP).

Existem muitas fases para um projeto de seleção de ERP típico — desde as definições de requisitos de ERP para critérios de seleção até negociações de contratos.

Os projetos de seleção requerem recursos expressivos de pessoal, demandam tempo e geram custos. Não há dúvida de que o planejamento de recursos empresariais pode ajudá-lo a trabalhar de forma mais eficaz e eficiente.

Entretanto, encontrar o sistema certo, apoiá-lo com a infraestrutura certa, alavancar as melhores práticas e adaptá-lo às necessidades exclusivas da organização são processos bastante complexos.

Uma consultoria Protheus pode ajudá-lo a enfrentar esses desafios com confiança e proporcionar um retorno de investimento robusto. Quer saber como? Continue a leitura!

Afinal, o que é a consultoria Protheus?

A consultoria Protheus é a combinação de serviços associados à implementação de um sistema ERP, como o Microsiga Protheus. A consultoria pode abranger tudo, desde auditoria inicial de negócios e seleção de sistema ERP, até treinamento contínuo, suporte e otimização de fluxo de trabalho.

Os consultores têm técnicas para realizar análises de lacunas nos processos e mapear o que existe para o que se pretende.

Esse passo dá aos líderes a oportunidade de entender as potenciais dores de crescimento envolvidas, que podem incluir negócios, interrupções, custos e uma série de outros impactos.

Com essa perspectiva, eles podem determinar se a organização está disposta e capaz de realizar a mudança prevista.

Por que contratar uma consultoria Protheus?

A consultoria Protheus tem a oportunidade de fazer ajustes para alcançar um nível de impacto comercial mais aceitável antes de iniciar os processos de desenvolvimento, caso o escopo projetado se revele muito ambicioso.

Essa análise pode ajudar a manter o projeto de implementação em andamento e dar as bases para o sucesso mais tarde.

Contratar uma consultoria Protheus vale bem o investimento. Muitas organizações a contratam para fornecer orientação para seleção de software, implementação, treinamento, gerenciamento de mudanças organizacionais e de processos de negócios.

Embora todos esses aspectos contribuam para o sucesso do ERP, as organizações devem alavancar consultores em todo o projeto, para aproveitar ao máximo a orientação do consultor.

Consultoria Protheus do início ao fim

Muitas organizações usam consultores durante a fase de planejamento, fase de seleção, fase de compras e fase de implementação, mas poucos utilizaram serviços de consultoria após a implementação.

A implantação de um ERP é um momento de mudança com o objetivo de tornar os processos de negócios mais eficientes. Essas mudanças devem apoiar os objetivos estratégicos da empresa ao longo do tempo.

Ao introduzir novos processos empresariais ou novas tecnologias em uma empresa, uma prática recomendada e crucial é avaliar o impacto comercial nas pessoas, processos e tecnologia associados o mais cedo possível.

Quais riscos a consultoria ajuda a evitar?

Os sistemas de ERP são o coração das organizações modernas e complexas e, muitas vezes, a única fonte de verdade.

Para a maioria das organizações, um ERP é implementado com o objetivo de melhorar o desempenho do negócio, garantir a conformidade regulamentar e aumentar a produtividade dos funcionários.

Cada vez mais as empresas estão recorrendo a consultores com experiência em gerenciamento de mudanças para impulsionar o sucesso de seus projetos de implementação.

Os consultores oferecem experiência e melhores práticas, que aumentam as chances de que o projeto seja concluído sem problemas, dentro do prazo e no orçamento definido. Confira a seguir os riscos que a consultoria Protheus ajuda a evitar. Continue a leitura!

1. Descumprimento de normas e obrigações fiscais

As organizações precisam lidar com uma série de normas, obrigações tributárias e fiscais e é crucial que estejam sempre em dia com o Estado e a Receita Federal. Para isso, é preciso contar com um sistema adequado e que não só acompanhe, mas que também se adapte facilmente às normas, de modo a atendê-las assim que entrarem em vigor.

2. Sistema ERP desatualizado

A maioria das implementações de ERP falha devido à relutância das empresas em abandonar os processos de trabalho antigos que não são compatíveis com a tecnologia atual.

A falsa suposição de que todo o software ERP é uma boa opção para a organização praticamente conduz o sentimento.

Mas, como em todos os aplicativos empresariais, há melhores práticas a seguir para uma implantação bem-sucedida.

O sucesso da maioria dos projetos de modernização de TI reside numa boa consultoria, que define metas realistas, detalhadas e específicas.

Saber entender quais os processos que deseja incluir no seu sistema, quais problemas serão solucionados e quais os benefícios financeiros da organização é a chave para o sucesso.

3. Desalinhamento operacional da empresa

Com uma consultoria especializada há o conhecimento dos produtos disponíveis — o que há de novo, o que funciona melhor para necessidades e desafios específicos — e pode garantir que você obtenha a solução ERP que melhor funcionará para você.

Os custos e os riscos são simplesmente muito altos para implementar um novo sistema. Para decidir sobre novas tecnologias, você não quer apenas uma visão objetiva de suas opções, mas quer se certificar de que o sistema que avalia, seleciona e implementa é atualizado e trará resultados comerciais mensuráveis.

4. Profissionais despreparados

Não contar com uma consultoria Protheus, pode tanto sobrecarregar a equipe de TI interna, quanto abrir brechas de segurança e eficiência na empresa se feita de forma generalista.

O software ERP pode ser altamente especializado e é muito importante considerar a ajuda de um consultor que tenha tido clientes que trabalhem em um setor similar ao seu.

Um consultor Protheus possui as qualificações profissionais e o conhecimento necessário para ajudá-lo a implementar seu projeto.

5. Sistemas que não atendem às necessidades da empresa

Muitas vezes, as organizações assumem que o novo software ERP resolverá seus desafios operacionais e ineficiências.

Embora o software possa certamente ajudar a gerar ganhos de eficiência, é provável que você também possa fazer grandes melhorias simplesmente com a reengenharia de seus processos de negócios.

Há muito investimento e custo, por isso é importante aproveitar a ajuda de bons consultores na definição de uma estratégia explícita de negócios, planos bem-definidos e uma arquitetura acordada.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre a consultoria Protheus? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Consultoria e Soluções em ERP Protheus Totvs Para sua Empresa Otimizar Processos e Obter os Melhores Resultados - FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Avatar
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]