1 jul

Então você decidiu implantar um sistema ERP em sua empresa, e não sabe por onde começar? E não sabe se deve ou não contratar uma consultoria ERP? Você está no lugar certo! Neste artigo vou te ajudar a navegar por este universo de sistemas e consultorias que, por vezes, pode parecer muito complexo.

 

Antes de tudo, escolha o software de ERP que melhor te atende

Existem tantas opções de sistemas no mercado, que muitas vezes os clientes passam a achar que são todos iguais. Mas garanto que não são. Ao escolher um software, procure por aceitação no mercado, reputação e entrega. Um ótimo exemplo é o ERP Protheus, da Totvs, uma ferramenta líder de mercado, que oferece qualidade e estrutura para atender todos os tipos de negócio.

Tão importante quanto escolher um bom software é ter uma consultoria ERP que te dê todo o suporte necessário, com consultores seniores trabalhando dentro de uma agenda bem organizada e ativos em todas as etapas do projeto.

 

Pesquise consultorias e entenda seus diferenciais  

Para encontrar o que você precisa, o primeiro passo é pesquisar. Em uma simples busca na internet, você vai perceber que existe muito conteúdo falando sobre Consultorias ERP Protheus, agrupando-as entre consultorias independentes e homologadas. E isso pode acabar gerando alguma confusão, principalmente para aqueles que estão entrando agora neste universo. Vou te ajudar a entender um pouco mais sobre os diferentes tipos de consultoria, dando o embasamento básico para que você possa direcionar sua escolha.

A Consultoria Homologada é realizada por empresas certificadas e parceiras da fabricante, que atuam no mercado como franquias. Elas estão sujeitas às regras, contratos e valores do fabricante do software ERP.

Já as Não Homologadas ou Independentes, como o próprio nome sugere, são consultorias que atuam com independência em relação ao fabricante e não são sujeitas às regras e valores do mesmo. Isso traz mais liberdade de atuação junto a seus clientes, o que considero mais vantajoso.

Você deve estar se perguntando: ok, mas como diferenças tão sutis podem impactar meu dia a dia? Vamos às respostas!

 

Saiba as principais vantagens das Consultorias Independentes

 Já discuti em um post anterior sobre as vantagens de se contratar uma Consultoria Independente Protheus, mas acho válido reforçar o ponto que considero um dos principais: a imparcialidade. Uma das grandes diferenças é a avaliação imparcial dos consultores, sem o objetivo de vendas por meta, como pode acontecer em alguns casos com consultores homologados. O consultor independente irá planejar um pacote de soluções de acordo com as necessidades da sua empresa, sem ofertas desnecessárias.

É válido ressaltar que o Consultor independente, por estar mais próximo ao cliente, tem mais acesso aos reais dilemas da organização, enxergando o cenário total com mais facilidade e auxiliando com um diagnóstico mais apurado.

Como a Consultoria Independente ERP tem mais liberdade para exercer suas atividades, é possível que em alguns casos eles ofereçam também algumas soluções que não são desenvolvidas pelo próprio fabricante, mas que podem ser vantajosas, possibilitando um melhor desempenho do software. Um exemplo comum é o uso de um CRM, desenvolvido por outro fabricante, que pode ser facilmente integrado ao ERP.

 

Consultorias independentes oferecem mais possibilidades de melhorias

Além disso, uma Consultoria Independente consegue oferecer serviços de consultoria Full Services, ou seja, consultoria de gestão empresarial junto com a prestação de serviços de suporte ao ERP.

Existe um grande mito, que assombra a todos que desejam optar pelas Não Homologadas, de que ao contratá-las em detrimento de uma Homologada, o usuário irá perder a “garantia” do software. A realidade é bem diferente, pois não existe uma “garantia”. O fato de que o próprio cliente, se possuir conhecimento necessário, pode realizar a implementação do software é a prova disso.

Em sua grande maioria, o mercado de Consultorias Independentes é formado por excelentes profissionais, que possuem vasta experiência e conhecimento aprofundado sobre o assunto, e que, muitas vezes, são ex-funcionários das fabricantes. Isso traz muita segurança no momento de realizar um diagnóstico.

 

Os casos de sucesso de consultoria da Prox

A Prox é um ótimo exemplo, dentre essas Consultorias. Com excelentes profissionais e consultores, a Prox acumula muitos cases de sucesso na implantação do ERP Protheus.

A ABECS, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, é um desses casos. Ela escolheu a Prox para implementar o sistema Protheus, e conseguiu não apenas automatizar todos os seus processos, mas otimizar a sua performance operacional e gerencial.

Já a Mutant, um cliente da Prox focado em Customer Experience, conseguiu por meio do Protheus eliminar os controles manuais de obrigações acessórias, gerando todos os arquivos com um terço do tempo.

 

Ficou curioso para conhecer mais cases de sucesso e descobrir mais vantagens que a Prox pode oferecer? Entre em contato conosco, queremos te ajudar a tornar seu negócio ainda melhor!

Avatar
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]