23 nov

Curso ERP Protheus x Consultoria: qual a melhor opção para minha empresa?

 

A dúvida entre curso Protheus ou uma consultoria tende a surgir em dois momentos diferentes. O primeiro é antes da contratação do sistema, quando há uma pesquisa e muitas dúvidas começam a surgir. O outro momento é quando o sistema já foi implementado e começam a surgir problemas dos mais diversos tipos possíveis.

 

 

Fato é que o sistema Protheus é um dos mais utilizados em todo o Brasil, chegando até a outros países. Por isso, se você caiu neste conteúdo e está entre esses dois públicos, saiba que você não é o único a lidar com a dúvida.

 

Bom, e exatamente por ser uma questão bem comum é que decidimos escrever este artigo. Passaremos tanto pelo curso Protheus como pela consultoria, abordando o que há de mais relevante em ambos os casos. Acompanhe!

 

A história do Protheus

 

Tudo começou no ano de 1969 quando o empresário Ernesto Haberkorn criou a Siga – Sistema Integrado de Gerência Automática. Na época, o negócio da empresa era focado na prestação de serviços de informática para pessoas que não tinham computador.

 

Alguns anos depois, em 1983, Ernesto se juntou a Laércio Cosentino, seu antigo funcionário e atual sócio e CEO, para criar a Microsiga. A empresa, voltada para criação de software, tinha como foco desenvolver soluções para gerenciar todas as áreas de uma empresa.

 

Desde então, a empresa cresceu muito. Em 2005, comprou a Logo Center, uma outra empresa do ramo. Dessa junção, veio a ideia de finalmente mudar o nome para Totvs. Depois disso, já com o nome Totvs, a empresa manteve a tendência de comprar outras empresas do ramo, como RM Sistemas, BCS e Datasul. Isso fez com que a Totvs alcançasse um novo e mais elevado patamar.

 

Com isso, passou a aumentar sua área de atuação. Foi de antes focar apenas em processos administrativos para passar a cuidar de todo o planejamento estratégico dos seus clientes. Além disso, buscou atender empresas de médio e grande porte, pois seu software Protheus estava mais completo. Hoje em dia a Totvs é reconhecida no mundo e é considerada a maior empresa de software da América Latina.

 

   >>> Sistema de Gestão Empresarial: 8 dicas para você escolher o certo! <<<

 

Iniciamos esse artigo falando sobre a história da empresa, pois ela está diretamente ligada com o Protheus. Isso porque o sistema, cujo nome é inspirado no Proteu (deus do oceano) da mitologia grega, foi desenvolvido pela Microsiga. Mas depois de alguns anos de ascensão da empresa, ele foi relançado, em 1998, pela Totvs e conquistou o status que possui até hoje.

 

O que é sistema Protheus?

Passada a história da empresa e a origem do sistema, vamos entender mais sobre o Protheus em si:

O Protheus é um sistema de gestão empresarial da fornecedora Totvs. Alocado na nuvem (internet), o Protheus não precisa de servidor local ou de equipe de TI dentro da empresa. Todos os dados registrados no sistema ficam hospedados no servidor da fornecedora. Com isso, ela tem a responsabilidade por todas as manutenções e atualizações periódicas do sistema. O acesso aos dados da empresa pode ser feito de qualquer máquina, você só precisa ter duas coisas: uma conexão com a internet e os dados de acesso que são definidos para cada usuário. Essas características mostram que o sistema possui agilidade e segurança, pois as informações são armazenadas de forma fragmentada em diversos servidores. Isso é bom porque impede que os dados sejam perdidos, clonados, expostos ou qualquer outra possibilidade.

 

Módulos do Protheus

 

Outro ponto positivo do sistema é a sua possibilidade de atender empresas de diversos nichos e tamanhos e oferece a possibilidade de contratação dos seus serviços através de módulos, sendo os principais:

  • Compras;
  • Vendas;
  • Estoque;
  • Faturamento;
  • Financeiro;
  • Gestão pessoal;
  • Planejamento e controle de produção;
  • Controle de lojas;
  • Controle de documentos;
  • CRM;
  • Mais…

 

Essa estrutura modular do sistema permite que essas empresas, de diversos nichos e portes, consigam utilizar o software de forma livre. Ou seja, utilizam apenas os módulos necessários para atender setores específicos. Esses setores em geral precisam de uma solução para problemas originados pela dificuldade na gestão. E, com o tempo, elas podem ir implementando o sistema nas demais áreas da empresa que julgarem relevantes, de forma que todos seus processos estejam automatizados.

 

Benefícios do Protheus

 

O foco do sistema como um todo é dar à empresa maior agilidade e eficiência nos processos. A sua integração entre os setores permite que informações sejam preenchidas uma única vez. Isso acaba por reduzir o retrabalho e melhorar a comunicação interna. Além disso, permite que os gestores gerenciem todos os processos internos em tempo real e com controle de ações, graças ao uso de login de cada usuário. Isso sem falar em um dos maiores benefícios do sistema que são seus relatórios gerenciais, que possibilitam de planejar e reagir rapidamente e da maneira mais assertiva possível.

 

Um sistema de gestão empresarial, como o Protheus Totvs, consegue abranger diversos processos, dentre eles os administrativos e setoriais da sua empresa. Além disso, o sistema foi desenvolvido com base em conceitos como flexibilidade, simplicidade, adaptabilidade e versatilidade. Isso significa que possui algumas características relevantes para o seu negócio, como fazer a customização e parametrização dos dados. Com isso, você pode fazer a junção de vários processos em cada módulo do sistema para poder integrar todas as áreas da empresa.

 

Essas características permitem que o sistema Protheus consiga atender empresas de diversas áreas de atuação como:

  • Agroindústria;
  • Jurídico;
  • Varejo;
  • Serviços;
  • Logística;
  • Projetos;
  • Educacional;
  • Saúde;
  • Manufatura;
  • Financeiro.

 

O único revés deste sistema acaba sendo a sua complexidade. No entanto, exatamente por ser tão amplo, ter tantas funções e atender tantos nichos diferentes, muitas vezes ele acaba sendo subutilizado. Ou, em alguns casos até mesmo sendo usado de maneira equivocada. É daí que surge a dúvida entre um curso Protheus ou uma consultoria.

 

Curso Protheus

 

Começando pelo curso Protheus, podemos dizer, antes de mais nada, que existe uma série de instituições que oferecem este tipo de curso, fato que faz com que pensemos em duas linhas de raciocínio:

 

  1. Se é necessário ter um curso porque é o sistema é difícil demais e talvez nem todos meus colaboradores consigam utilizar o sistema de maneira realmente eficiente.
  2. Se é necessário ter um curso sobre o sistema porque ele realmente é bom mesmo e, portanto, é preciso qualificar meus colaboradores.

 

Qual é a linha de raciocínio certa? Um pouco de cada…

 

De fato estamos falando de um sistema muito bom, porém um tanto complexo. E é verdade que nem todo colaborador saberá utilizá-lo e por isso seria interessante qualificá-lo. Mas talvez o curso não seja a melhor maneira.

 

Prós e Contras

 

Na maior parte dos casos, a grande procura pelo o curso Protheus acontece após a aquisição do sistema. Isso porque ele oferece uma boa base para alunos que querem aprender como mexer no sistema Protheus para aplicar em áreas específicas da empresa. É bom ressaltar que gestores também podem aprender com o curso Protheus. Eles têm papel importante nessa reformulação e automatização de todos os processos internos da empresa. Geralmente, são eles que dão o tom em relação as customizações dos sistema para que fique aderente ao modelo de negócio que trabalham.

 

Vale ressaltar que geralmente os cursos Protheus seguem uma linha de ensino que aborda conceitos gerais da ferramenta, ensinando apenas o manuseio corriqueiro. Explicam sobre os possíveis tipos de licença, ensinam a instalar e configurar o sistema e, em alguns casos, passam também por sua arquitetura. Porém, acabam deixando de abordar os pormenores referentes à nichos e operações específicas. Isso sendo ministrado tanto presencialmente quanto de forma remota. Além de, em alguns casos, o interessado necessitar possuir conhecimentos em Windows Office e Internet para fazer o curso.

 

Consultoria Protheus

 

A consultoria, por sua vez, pode atuar em três momentos diferentes da relação empresa / sistema Protheus. Veja:

 

1. Antes da contratação

A consultoria realiza um trabalho de “preparo”, onde faz todo o desenho dos processos internos que deverão ser abordados pelo sistema Protheus. Além disso, a consultoria identifica pontos de atenção (por complexidade ou grau de importância interna) que precisam de mais cuidado e dedicação durante a implantação.

 

2. Durante a implementação

Já no processo de implantação, a consultoria projeta o processo para que o Protheus seja totalmente aderente ao negócio específico em questão. Além disso, deixa as lideranças da empresa livres para se preocuparem apenas com seu core business. Os consultores, então, ficam responsáveis pelo acompanhamento e sucesso da implantação.

 

3. Depois do sistema implementado

Na maioria dos casos, a consultoria é tida como a solução para um problema que, em geral, vem de um sistema implementado de forma equivocada ou generalista demais. Neste caso, a consultoria atua em um check-up do sistema para apontar melhorias focadas em desempenho. Em alguns casos, os consultores conseguem até identificar e acompanhar a re-instalação do sistema.

 

Além disso, uma consultoria completa ainda pode ajudar a empresa em outras questões ligadas ao sistema Protheus. Entre elas, podemos citar:

  • Integração da ferramenta com outros softwares;
  • Certificação de que o sistema está sendo devidamente atualizado;
  • Treinamento focado em tarefas específicas dos colaboradores;
  • Assim por diante…

 

Diferente do curso Protheus, a consultoria é mais próxima da empresa. Isso se deve à prestadora do serviço disponibilizar consultores para que façam um acompanhamento de perto e atencioso durante todo o processo. Começando desde a implantação do ERP, passando pela sua customização e por fim com a manutenção e suporte. Isso tem como objetivo sempre manter o alto desempenho do software na resolução dos problemas e na busca por melhorias dos processos da empresa.

 

Considerações finais

 

Agora que vimos mais sobre as diferenças entre um curso e uma consultoria de Protheus, podemos chegar à algumas conclusões. Antes de mais nada, é preciso dizer que tudo que se aprende em um curso Protheus é, de fato, importante. Entretanto, enquanto o curso tende a ser focado no todo da ferramenta, a consultoria olha para a ferramenta sob a ótica da empresa. Ou seja, a consultoria mostra como usar a ferramenta da melhor maneira para o seu negócio específico.

 

Embora os consultores também estejam preocupados com a ferramenta, fazem isso de maneira a atender melhor o mercado do seu cliente para que este tenha vantagem competitiva. O trabalho de um consultor é compreender processos específicos e definir quais são os melhores caminhos para resultados positivos e duradouros. E claro, mostram como a ferramenta pode se adaptar à isso tudo.

 

Bom, em um mundo ideal, não haveria necessidade de escolhas, os caminhos seriam complementares. Mas em tempos onde as empresas correm para serem mais rentáveis, o caminho mais rápido e eficiente é contar com uma equipe experiente e capacitada de uma consultoria para fazer o melhor uso do sistema.

 

Conheça a Prox Consultoria

 

Por falar em empresa de consultoria especializada nos produtos Totvs, você precisa conhecer a Prox Consultoria.

Aqui, nós ajudamos a aumentar em até 10 vezes a capacidade de uso do software para que você consiga fazer a gestão da empresa. Assim, sobra tempo para você focar apenas nas decisões estratégicas do seu negócio. Os benefícios disso são muitos, e entre os principais podemos listar: ter um ERP personalizado aderente ao seu modelo de negócio, que apresenta um bom desempenho, e aumentar de forma significativa a produtividade de suas equipes.

 

Em primeiro lugar, antes de iniciar qualquer projeto, realizamos um verdadeiro check-up do seu sistema. Fazemos um mapeamento completo de todos processos empresariais. Com isso, obtemos um diagnóstico da sua empresa e identificamos os gaps e pontos de melhoria para que assim possamos buscar o máximo desempenho do seu sistema ERP Protheus.

 

Nosso maior objetivo é ajudar sua empresa a minimizar custos e maximizar o valor investido em tecnologia. Para isso, oferecemos todo nosso conhecimento técnico em sistemas de gestão empresariais. Isso tudo somado a anos de expertise e experiência em negócios, para que sua empresa possa estar em melhoria contínua e sempre focada nos resultados.

 

Além de todos esses benefícios, a equipe da Prox Consultoria fará toda a negociação com a Totvs para garantir que todas as alterações e correções solicitadas e necessárias para sua empresa sejam realizadas da melhor maneira possível.

Aproveite então para entrar agora em contato com a gente e marque um papo com um de nossos consultores para conhecer mais sobre o trabalho da Prox Consultoria e eleve o nível de desempenho do seu Protheus.

 

Consultoria e Soluções em ERP Protheus Totvs Para sua Empresa Otimizar Processos e Obter os Melhores Resultados - FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Renato Souza
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]