12 set

O departamento de recursos humanos (RH) é um dos setores mais importantes de uma empresa, isso porque é o responsável pela gestão das pessoas. Somente isso já demonstra a força dessa área e neste artigo você vai ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse departamento, entender o seu conceito, saber como aplicar e as melhores práticas para ter um setor de RH bem estruturado e que vai fazer com que sua empresa alcance o sucesso desejado.

Confira!

Conceito de recursos humanos

Vamos começar falando um pouco sobre o conceito do termo recursos humanos. Ele remete a todas as práticas que tem como objetivo administrar todo e qualquer tipo de comportamento dos colaboradores dentro de uma empresa.

Enxergando as pessoas como recursos, a empresa precisa, através do RH, de uma análise para definir as melhores maneiras de gerenciar e investir nas pessoas para que elas possam desenvolver suas capacidades humanas.

Departamento de recursos humanos o que é e como aplicar no dia a dia?

O setor de recursos humanos tem uma função central na gestão da empresa, pois seus processos estão diretamente relacionados com os outros departamentos e suas hierarquias. Isso porque ele é o setor voltado para a conciliação dos interesses da empresa e dos seus funcionários onde o resultado disso impacta qualquer outra área que tenha pessoas trabalhando.

Em geral, esse esforço começa na seleção dos melhores profissionais, passando por toda a orientação necessária em relação aos objetivos da empresa e depois, no acompanhamento dos resultados apresentados. Junto disso, atua ainda na proporção de um ambiente de conforto e que encoraje os funcionários a ponto de se dedicarem visando o sucesso da empresa.

O principal objetivo desse departamento é de gerenciar as relações entre pessoas e empresa a fim de atingir os objetivos do negócio e garantir a satisfação das pessoas envolvidas em todo esse processo. Funcionários insatisfeitos com o regime de trabalho, por exemplo, afetam a produtividade de sua área e também podem causar problemas com outros setores através da comunicação interna. E é nesse momento que o setor de RH entra em ação para cuidar da resolução desses e de outros problemas a fim de promover o bem estar de todos.

Principalmente, pelo fato de estar diretamente ligado com a gestão das pessoas e o auxílio na tomada de decisões estratégicas, é preciso ter muita atenção e cuidado com o uso, a manutenção e o armazenamento dos dados que o departamento de recursos humanos proporciona.

Para fazer uma gestão assertiva desse setor e, por consequência, de toda a empresa, é necessário que todas as informações registradas pelas pessoas estejam centralizadas em um só local e de forma organizada. Isso permite uma análise mais detalhada sobre os dados e facilita na hora de tomar decisões que sejam mais objetivas, eficientes e alinhadas com o modelo de negócio da empresa.

Melhores práticas

Sabendo dessa dificuldade de organizar departamento como um todo que decidimos levantar algumas das melhores práticas para que uma empresa possa estruturar essa área.

A primeira delas é oferecer treinamentos e orientações para os profissionais responsáveis pelo RH. Isso ajuda muito nas tarefas diárias e na resolução de problemas, pois eles estarão preparados para lidar com qualquer que seja a situação apresentada pelo funcionário.

Outra prática benéfica para o setor de RH é manter uma comunicação frequente, direta e transparente com os colaboradores para que seja possível avaliar o desempenho deles e sugerir melhorias.

Mas claro que para fazer isso é preciso, antes, mapear, desenhar e implantar todos os processos desse departamento, pois com isso fica mais fácil medir o desempenho dos colaboradores. Basta fazer o acompanhamento dos resultados através dos indicadores e métricas de desempenho existentes e adequar as pessoas aos processos.

Agora não adianta fazer tudo isso de forma manual através de diversos documentos e relatórios soltos porque o risco de retrabalho e de erros é grande e pode impactar nos resultados da empresa. Lembre-se de o setor de RH está diretamente ligado com a tomada de decisões estratégicas da empresa.

Por isso se faz necessária a contratação de um sistema de gestão empresarial que consegue organizar, automatizar os processos e ainda faz a integração das áreas. O sistema, também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), consegue fazer o gerenciamento de todos os dados ligados à área de RH para emitir relatórios precisos e ajudar no dia a dia do responsável.

O sistema ainda auxilia os funcionários que conseguem fazer seus registros de forma prática e rápida e os gestores que fazem o acompanhamento de tudo pelo sistema. Além disso, um ERP customizado para atender as necessidades do setor de RH consegue integrar informações importantes como:

  • Ponto eletrônico;
  • Cálculo das horas extras;
  • Demonstrativo de pagamento;
  • Controle de banco de horas e histórico de ausências;
  • Consulta de histórico de reajustes salariais, benefícios;
  • Controle e gestão das férias;
  • Cadastro completo dos funcionários;
  • Planejamento de treinamentos;
  • Armazenamento de currículos;
  • Consulta de processos de recrutamento e seleção.

Um sistema de gestão atende todos os processos do setor de RH de forma simplificada, pois facilita a rotina dos funcionários, reduzindo aquelas tarefas burocráticas e repetitivas e isenta o gestor de todo esse trabalho.

Isso também impacta em outro ponto que é o de otimização dos recursos, pois com essas tarefas sendo gerenciadas pelo sistema, os profissionais conseguem direcionar melhor suas atividades e aumentar a produtividade das equipes.

Outra tarefa relevante que o sistema ajuda é na adequação ao eSocial para o cumprimento de todas as regulamentações legais do mercado a fim de evitar possíveis multas.

Por fim, vamos reforçar a importância do RH na tomada de decisão, porque com o sistema auxiliando na inteligência do negócio, os gestores conseguem fazer análises mais profundas dos dados para tomar ações que busquem o aumento no rendimento e o alcance das metas da empresa.

Mas lembre-se de que apenas ter um ERP não é o suficiente para ter sucesso no seu departamento de recursos humanos. É preciso mais do que isso!

Por se tratar de um sistema, muitas vezes, complexo é necessária a personalização e uma série de customizações para deixar a ferramenta mais aderente ao seu modelo de negócio. Para isso é preciso ter certo cuidado e por isso, se a sua empresa quer aproveitar o máximo do sistema de gestão, fale conosco. Temos especialistas que irão entender suas necessidades e aplicar da melhor maneira ao ERP.

Soluções e Customizações do ERP TOTVS® Protheus - Aumente a Performance e Produtividade

Avatar
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]