6 nov

Esocial protheus é a junção de dois sistemas, um de escrituração e o outro de gestão empresarial. Neste artigo você vai poder acompanhar um pouco mais sobre cada um deles, conhecer o eSocial e sua importância, aprender sobre o Protheus Totvs e por fim descobrir como deixar seu processo automatizado com a união deles.

 

 

Acompanhe!

 

O que é e como funciona o eSocial?

 

 

Vamos começar com o eSocial que é fundamental para as empresas e seus colaboradores, pois é a principal forma delas passarem as informações deles para o Governo.

eSocial é a sigla para Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas e foi instituído pelo Decreto nº 8373/2014 com o objetivo de unificar todas as informações relativas aos trabalhadores. Abaixo listamos algumas delas:

  • Vínculos empregatícios;
  • Contribuições previdenciárias;
  • Informações sobre o FGTS;
  • Escriturações fiscais;
  • Aviso prévio;
  • Folha de pagamento;
  • Comunicações de acidente de trabalho.

O sistema foi criado para modernizar esse trabalho, porque antes dele os profissionais do setor de Recursos Humanos (RH) tinham que recolher todas essas informações para colocar em forma de relatórios e mandar para sistemas de informação como RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social, CAGED, etc. Mas agora com eSocial, eles contam com uma grande economia de tempo, porque os dados são unificados em uma única base.

 

 

   >>> Sistema de Gestão Empresarial: 8 dicas para você escolher o certo! <<<

 

 

Além da praticidade, o sistema vai ajudar na proteção dos trabalhadores que vão ficar mais seguros em relação ao armazenamento dos seus dados. E também na transparência das informações contidas nos seus contratos de trabalho e da efetivação de seus direitos trabalhistas e previdenciários.

 

 

De forma prática o sistema vai funcionar da seguinte maneira: as empresas terão que enviar, de forma periódica, as informações dos colaboradores para a plataforma do eSocial. Ela, por sua vez, vai recolher esses dados de forma automatizada para diminuir as chances de erros nos cálculos e manter tudo organizado.

 

 

Todas essas características mostram algumas vantagens tanto para as empresas como para os colaboradores, do sistema. Confira abaixo as principais para cada um:

Para as empresas

  • Simplificar, integrar e desburocratizar todos os processos;
  • Diminuir os gastos e tempo com essas tarefas;
  • Ganhar em produtividade;
  • Subsidiar a geração de guias de recolhimento de FGTS e outros tributos;
  • Disponibilizar imediatamente os dados aos órgãos e entidades;
  • Garantir a segurança jurídica;
  • Registrar de forma imediata novas informações como contratação de colaborador.

Para os colaboradores

  • Garantir no cumprimento dos direitos trabalhistas e previdenciários;
  • Ter transparência das informações de seus contratos de trabalho;
  • Registrar todos os seus pagamentos e de suas características em relação à condição de trabalho;
  • Fazer valer a prestação dos seus benefícios previdenciários.

Para fechar a parte do eSocial, vamos falar de forma breve sobre sua implantação. Será feito em duas etapas: a primeira, que já começou, a partir de 1º de janeiro de 2018 com a obrigatoriedade do uso do sistema para empresas que apresentam faturamento apurado, no ano de 2016, acima de R$ 78 milhões. Na segunda etapa, a partir de 1º de julho de 2018, é a sua obrigatoriedade total para empresas, independentemente, do valor faturado no ano.

 

 

Sistema Protheus

 

O sistema protheus é uma linha de ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema de Gestão Integrado desenvolvido pela empresa, líder no mercado de software, Totvs. Esse software ajuda a organizar e gerenciar todas as atividades e processos diários de uma empresa. Consegue automatizar esses processos, que antes eram feitos em documentos e relatórios manuais, e ainda faz a integração entre todos os setores. Toda essa automatização permite uma coleta que resulta na criação de um banco de dados onde constam as informações de todos os departamentos.

 

 

Suas facilidades são inúmeras e afetam tanto a parte operacional como a própria liderança. Na operação, os funcionários conseguem fazer seus registros diários com mais facilidade, segurança e rapidez. Já os gestores, podem acompanhar todos os resultados em uma única plataforma, isso economiza tempo e ajuda na tomada de decisões.

 

 

Via de regra, os sistemas de gestão são comercializados através de módulos. Desta forma, empresas de diversos nichosVisualizar Alterações (abre em nova janela) e tamanhos podem ser contempladas.

 

 

Algumas das principais áreas beneficiadas por um ERP são:

  • Recursos Humanos;
  • Vendas;
  • Logística;
  • Compras;
  • Jurídico;
  • Financeiro;
  • Estoque;
  • Fiscal e contábil.

Todas essas características você pode encontrar no Protheus na nuvem que é quando o sistema é alocado na nuvem (internet). Nesse caso não há necessidade de servidor local e isso já elimina a necessidade de uma equipe de TI local. Além disso, possibilita o acesso de qualquer máquina da empresa, basta ter os dados de acesso e acesso à internet. Por ser na nuvem, os dados ficam hospedados no servidor da fornecedora e é ela a responsável pela segurança e manutenção do sistema.

 

 

Esocial protheus: os sistemas juntos

Apenas o eSocial sozinho não automatiza todos os processos da empresa, pois porque ele vai focar em processos de informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores. Mas a organização e coleta destes dados ainda é de responsabilidade do empresário.

Por isso você precisa de um sistema de gestão integrado como o Protheus Totvs que vai fazer a gestão da empresa de forma integrada e automatizada de todos os setores e processos relacionados à operação e gestão do negócio.

Mas lembre-se de que as funções dos dois se complementam, ou seja, eles trabalham lado a lado, mas não se substituem. Você precisa dos dois e é exatamente por isso que surgiu o eSocial Protheus. Para unificar os dois sistemas em um só e garantir mais praticidade e eficiência para os processo diários da empresa.

Na hora de montar o eSocial, todo o trabalho de controle da empresa e de dados dos colaboradores será feito pelo sistema Protheus e o restante, ou seja, a transmissão dos dados será através do eSocial.

 

Como aproveitar ao máximo o sistema?

 

Mas para que todo esse processo seja realmente efetivo é essencial que você saiba como tirar proveito de toda a capacidade do sistema através de uma consultoria especializada em produtos Totvs.
Para isso, nós da Prox Consultoria podemos ajudar. Realizamos esse trabalho de auxiliar a sua empresa a tirar o máximo do sistema para que o desempenho dele seja excelente a ponto de não causar problemas na hora de montar o eSocial. Fale agora com um de nossos consultores e conheça mais sobre o nosso trabalho.

Ebook - Gestão Financeira - TENHA TOTAL CONTROLE DA GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA - BAIXE AGORA, É GRÁTIS

Renato Souza
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]