11 maio

A redução de custos é um objetivo perseguido por todas as organizações que desejam se manter competitivas no mercado, sendo uma necessidade para a sobrevivência delas em tempos de recessão, além de se mostrar como a melhor forma de garantir a performance do negócio em momentos mais favoráveis. Nesse cenário, contar com uma ERP otimizada é fundamental para a viabilização dos processos.

O sistema ERP permite que a empresa consiga gerir melhor os seus gastos e, consequentemente, reduzir os custos operacionais e maximizar o lucro. Além disso, garantir a melhoria nos processos de gestão também se torna possível com a adesão a esse software.

Quer saber como a ERP otimizada pode ajudar a empresa a reduzir custo? Então acompanhe!

Como funciona a ERP otimizada?

A ERP otimizada é um software que organiza a empresa como um todo, reunindo e integrando pessoas, fazendo uma gestão adequada e segura das informações, o que permite o acesso em tempo real por todos os envolvidos nos processos do negócio.

Essa é uma importante interação, pois cria processos eficientes de produtividade, já que os atrasos tendem a serem eliminados e as pessoas têm acesso aos dados no momento em que necessitam deles.

Como a ERP otimizada pode ajudar a empresa a reduzir custo?

1. Melhorando a gestão de estoque

Uma ERP otimizada torna possível acompanhar todo o fluxo de entrada e saída de mercadorias do estoque em tempo real, contribuindo de forma significativa para a gestão do estoque. Isso auxilia no inventário e no acompanhamento dos produtos oferecidos pela empresa, tornando os processos mais eficientes.

Dessa forma, o departamento de compras consegue fazer aquisições mais precisas, eliminando os excessos, que inevitavelmente levam aos desperdícios. Uma ERP também ajuda a controlar a falta de produtos, o que pode comprometer diretamente os resultados da empresa. Com uma gestão de estoque eficiente, é possível controlar melhor as demandas de produção, otimizando o trabalho e favorecendo a redução de custos.

Além disso, a ERP otimizada assegura que ocorra um melhor aproveitamento no abastecimento, com produtos mais estratégicos, reduzindo — e até eliminando — a estocagem de mercadorias que não são bem aceitas pelo mercado e que, como sabemos, são as que mais oneram as finanças da empresa.

Assim, com a ERP é possível realizar uma gestão inteligente, tornando possível que sua empresa de comercialização de produtos trabalhe sempre em força total, o que evita pausas e atrasos devido à falta de insumos.

2. Acabando com os gargalos de produção

Se sua empresa trabalha com comercialização de produtos físicos, os gargalos de produção muitas vezes não estão evidenciados ao longo do processo produtivo. Eles contribuem negativamente para a geração de retrabalho e desperdícios de recursos, além de uma série de outras questões.

Com a automação por meio da ERP, podemos reduzir esses gargalos de produção e, como consequência, evitar que investimentos pouco aproveitáveis sejam feitos durante a cadeia produtiva, consumindo energia de mão de obra e recursos financeiros — essa é uma boa maneira de iniciar o corte de gastos na empresa.

3. Garantindo uma gestão financeira otimizada

A ERP otimizada garante que a manutenção do fluxo de caixa seja feita em tempo real e de forma automática. Com isso, o gestor pode tomar decisões mais precisas, o que evita equívocos que possam levar a desperdícios.

Além disso, a ERP atua possibilitando uma visão global da situação financeira da empresa, de forma prática e segura, gerando informações precisas em apenas alguns cliques.

4. Diminuindo a necessidade de contratação

Com uma ERP otimizada com as necessidades da empresa, diminuímos o volume de contratação de pessoal, visto que, com processos automáticos, é possível atuar de forma mais rápida e, até mesmo, com menos recursos. Nesse sentido, a otimização da produtividade significa também trabalhar com uma equipe reduzida.

5. Agiliza a prestação de serviços

Quem trabalha com a prestação de serviços sabe que é necessário controlar cada etapa dos processos de serviço — e uma ERP otimizada auxilia na manutenção de processos personalizados.

Isso é possível por meio da promoção de uma maior organização das rotinas, utilizando agendas que disparam avisos automáticos, por exemplo. Além disso, as ferramentas geram propostas personalizadas, gerando mais valor sobre os serviços oferecidos.

6. Otimizando o processo de vendas

Como sabemos, a atividade de vendas é a responsável por trazer recursos para a organização. Ela envolve custos que podem ser reduzidos com soluções ERP ou CRM. Com uma ERP otimizada, esse processo tem a possibilidade de ser personalizado e alinhado às necessidades de cada cliente, vendedor ou produto.

O sistema garante uma boa comunicação com os setores estratégicos e relacionados ao time de vendas, como o de estoque, aumentando as oportunidades de sucesso e a satisfação do mercado. Isso possibilita decisões e ações mais rápidas, efetivando um ciclo de vendas mais curto e com mais sucesso.

7. Integrando equipes

Outro exemplo positivo de uma ERP otimizada é a integração do setor de vendas com a equipe de marketing. Esse alinhamento torna possível que o time tenha acesso a dados estratégicos de seus clientes, o que aumenta de forma exponencial as oportunidades de fechamento de negócios.

Uma grande vantagem é que o ERP permite armazenar e interpretar informações de vendas, principalmente se a empresa trabalha com inbound marketing. Com isso, a organização tem acesso facilitado a dados estratégicos, sem margem de erros, a algumas informações como público-alvo, sazonalidade, preferências do mercado, ações de marketing efetivas, pontos de melhoria, entre outras questões.

Com uma ERP otimizada, além de avaliar as próximas aquisições e ações, você pode trabalhar em soluções precisas, inovando no seu segmento de atuação e reduzindo os riscos de fazer estratégias equivocadas.

Como vimos, a implementação de uma ERP reduz os custos operacionais de uma empresa ao agir principalmente na gestão mais eficiente do estoque, eliminando desperdícios.

A ERP otimizada também atua no aumento da eficiência dos processos empresariais, proporcionada pela eliminação de retrabalho. Além disso, a geração de relatórios mais confiáveis torna possível diminuir os processos e torná-los mais eficientes, promovendo a redução de custos.

Resumidamente, ao investir em uma ERP automatizada, você melhora a gestão interna e ainda consegue garantir a redução de custos nesse sentido, com a diminuição de pessoal, melhor gestão do estoque e a integração de setores e equipes, já que o software executará uma série de tarefas burocráticas de forma automática.

Portanto, o ponto de equilíbrio para perceber os benefícios de uma ERP é entender a potencialidade que ela traz para a organização. Se você gostou deste post sobre como a ERP otimizada pode ajudar a empresa a reduzir custo da sua empresa, entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo! Até mais!

Consultoria e Soluções em ERP Protheus Totvs Para sua Empresa Otimizar Processos e Obter os Melhores Resultados - FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Avatar
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]