16 ago

Fazer a gestão de serviços é tarefa obrigatória para quem está desejando começar uma empresa de serviços ou mesmo manter uma existente. Essa gestão é o diferencial dos prestadores de serviços em relação a forte concorrência do mercado e possibilita, por exemplo, fidelizar os clientes a ponto deles sempre escolherem os seus serviços.

Mas como fazer essa gestão de serviços? Neste artigo, vamos explorar mais sobre esse conceito e também dar algumas dicas de ações que você precisa começar a fazer na sua empresa para que ela obtenha o sucesso.

Vamos lá!


O que é gestão de serviços?

Vamos começar este conteúdo falando um pouco sobre o conceito de gestão de serviços e sua importância para o bem estar da empresa. Basicamente, trata-se da forma pela qual é feita a administração dos serviços. Fator, inclusive, que se tornou um diferencial competitivo pelo fato de que serviços bem feitos conseguem conquistar e fidelizar clientes.

Mas como é feita a avaliação dos serviços?

A principal forma de avaliar a qualidade de um serviço prestado é pela percepção e nível de satisfação de cada cliente. Lembrando que isso pode variar muito dependendo do segmento da empresa e do tipo de serviço prestado, mas no geral essa é a maneira mais prática de avaliação.

Importante ressaltar que mais do que o serviço em si, a empresa prestadora precisa entregar valor ao cliente. Isso quer dizer que, para que ela se destaque no mercado precisa ir além da prestação de um serviço…ela precisa oferecer fatores adicionais para o cliente, que o levem a considerar o processo numa “experiência”. Mais abaixo você vai conferir algumas dicas para começar a implementar na sua empresa e ter uma estrutura básica em busca dessa “experiência”.

Para fechar o conceito de gestão de serviços, estamos falando de um ramo da administração empresarial voltada para os mais variados segmentos e que deve sempre estar em constante desenvolvimento para que a empresa tenha a garantia de ofertar serviços com qualidade e eficiência.

4 ações que você precisa começar a fazer na sua empresa


Agora vamos falar sobre algumas ações que devem ser colocadas em prática para que sua empresa se destaque. Vale dizer que algumas das ações são básicas e precisam ser colocadas em prática para que se obtenha uma estrutura mínima necessária e já iniciar os trabalhos de modo certo e focado no sucesso desejado. Confira a seguir as dicas:

  1. Monte o planejamento da empresa

Como todo tipo de projeto na vida, o planejamento é uma etapa inicial e essencial para a consolidação do projeto. É o planejamento que guia as ações e evita que a empresa perca o foco no decorrer das suas operações. É nesta etapa que os gestores começam a pensar em todas as ações e estratégias possíveis focadas na melhoria dos seus processos e no crescimento do negócio. Exatamente por isso, quando um planejamento é bem feito ele possibilita a criação de planos de negócios para a empresa, onde são traçadas metas e objetivos com prazos curtos, médios e longos.

  1. Defina e gerencie todos os processos

Outra etapa fundamental, e que tende a vir logo depois do planejamento é a definição e gerenciamento de todos os processos. Os processo internos podem significar enormes ralos financeiros ou grandes fontes de recursos através de economias e eficiência. Se forem bem feitos e estruturados, os processos representam a base de uma empresa que vai saber como se destacar da concorrência sem a necessidade de baixar o valor dos seus serviços (ação que pode prejudicar a imagem da empresa já que há uma desvalorização do negócio).

Processos bem definidos são capazes de aumentar a capacidade produtiva da empresa, permitem a identificação de prós e contras da empresa e permitem que a empresa se destaque perante sua concorrência através da qualidade da prestação do seu serviço.

  1. Tenha um suporte à disposição

Todo serviço oferecido pela sua empresa deve ter oferecer um suporte feito por uma equipe qualificada e que fica boa parte do tempo à disposição dos clientes para o atendimento. Isso ajuda em todo o processo de fidelização e faz com que os clientes se sintam importantes perante a empresa.    

  1. Utilize um sistema de gestão integrado

Lembra que comentamos sobre fazer o certo? Então para fazer o planejando de crescimento da empresa, definir os processos e ter o suporte, o ideal é já contar com um sistema de gestão integrado.

Também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), esse sistema é capaz de fazer a gestão empresarial do negócio como um todo e isso inclui a integração das áreas e a automatização de todos os processos da empresa. Com o ERP, a empresa consegue fazer a gestão de serviços de forma prática e eficiente e ainda tem benefícios como: aumento da produtividade dos funcionários, controle de todas as informações que ficam registradas em um banco de dados do sistema e a emissão de relatórios para o gerenciamento de todos os setores da empresa.

Com este tipo de sistema a empresa passa a ser mais organizada e os gestores podem fazer o controle dos processos internos com mais facilidade. A emissão dos relatórios permite ainda que os planos de negócio sejam embasados através dos dados coletados, o que tende a deixar todo esse processo mais assertivo.

Como tirar o máximo proveito do ERP?

Ter um Sistema de Gestão auxiliando no controle e gerenciamento dos serviços é ótimo, entretanto, a ferramenta é complexa e dividida por módulos (onde cada um atende um setor da empresa). Por isso, para você tirar o máximo proveito de um ERP, é preciso ter cuidado no momento da contratação e implementação. Isso porque cada empresa tende a ter seus processos específicos e que nem sempre são abordados de maneira mais genuína pelos sistemas, que tendem a ser mais generalistas.

Por isso, é importante contar com a ajuda de uma consultoria especializada em ERP. Essa consultoria é focada no sucesso do cliente e, por isso, direciona seus esforços para compreender o nicho de atuação da empresa e deixar o sistema pronto para atender suas necessidades específicas.

Dentre as principais atividades de uma consultoria especializada em ERP estão:

  • Implantação de módulos;
  • Suporte especializado;
  • Customizações de acordo com as necessidades da empresa;
  • Treinamentos com consultores sêniores experientes e especialistas em negócios;
  • Resolução de problemas;
  • Entre outras…

Além disso, a consultoria consegue mapear todos os processos internos do negócio e melhorá-los caso exista a necessidade. Por fim, ela ainda garante que o sistema de gestão seja totalmente aderente às necessidades específicas da empresa sem que, necessariamente, isso represente um processo de implantação ainda mais complexo e demorado.

Nós, da Prox Consultoria, fazemos todo esse trabalho de consultoria especializada em ERP e possuímos consultores com experiência nos principais sistemas de gestão existentes que o ajudarão na escolha daquele que melhor se adeque às suas necessidades. Quer saber mais sobre gestão de serviços e como um sistema de gestão pode ajudar? Entre em contato conosco!

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SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

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