16 out

Microsiga Protheus: Como nasceu o maior software de gestão da América latina

 

O Microsiga Protheus é resultado certo em buscas na internet sobre software de gestão empresarial e não à toa, essa visibilidade se dá por estarmos falando do maior software de gestão da América Latina.

 

Aliás, nestas mesmas buscas vemos que em muitos casos os nomes de Totvs, Microsiga e Protheus aparecem juntos e isso pode vir a confundir o entendimento daqueles que não conhecem plenamente o Microsiga Protheus e sua história.

 

Por isso, neste artigo falaremos sobre como nasceu o Microsiga Protheus. Contaremos não somente sua história mas dos fundadores da empresa que deu nome ao sistema e que, atualmente, embora com outro nome, se tornou uma das maiores no ramo de tecnologia do Brasil.

 

Acompanhe.

 

Totvs microsiga protheus

 

Como tudo começou?

A história do Microsiga Protheus se confunde com a de dois grandes empresários especializados negócios e em tecnologia: Ernesto Haberkorn e Laercio Cosentino.

 

Em meados de 1974, Ernesto havia fundado a SIGA (Sistema Integrado de Gerência Automática) e contava com o jovem Laércio como seu estagiário.

 

Por volta de 1983, Laercio sugeriu a Ernesto a abertura de uma nova empresa com o foco de atender o mercado que estava por vir em decorrência da popularização dos computadores individuais, e foi assim que, já como sócios, os empresários lançam a Microsiga, que desenvolvia softwares para médias e pequenas empresas.

 

Com um trabalho árduo realizado com o apoio de parceiros e financiadores a Microsiga cresceu exponencialmente. Ao mesmo tempo, os sócios viram a necessidade de abertura de mais uma empresa, e assim, em 2006, nasceu a gigante TOTVS que já surgiu com um valor estimado de 1 bilhão de reais e é hoje a sexta maior empresa de ERP do mundo e detentora do sistema Microsiga Protheus.

 

O Microsiga presente na nomenclatura mais famosa do produto não é à toa. O software foi desenvolvido em 1991, quando Ernesto e Laercio comandavam a empresa de mesmo nome e que origina a homenagem.

 

Inicialmente, o sistema chamava Siga Advanced e em 1999, com a quinta geração de atualizações do sistema, ele passou a chamar Advanced Proheus, para depois, em 2007 (já na sua décima atualização) passar a chamar Protheus 10.

 

Em 2009, a Totvs então decidiu unificar todos seus produtos em um único nome, porém divididos em séries. Assim, surge o Microssiga Protheus que passou a ter as linhas “série T” e “série 3”.

 

E a popularização do termo foi tanto que hoje o sistema é amplamente conhecido apenas por “Protheus”.

 

Ebook - Gestão Financeira - TENHA TOTAL CONTROLE DA GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA - BAIXE AGORA, É GRÁTIS

 

Quem é Ernesto Haberkorn?

E por falar em onde tudo começou, vale falarmos um pouco sobre os personagens principais dessa história.

Ernesto Haberkorn é um empresário do ramo de tecnologia que fundou grandes empresas, na maioria dentro do próprio ramo tecnológico. Com formação em Administração de empresas e Mestre em Engenharia da Computação, Ernesto desenvolveu ao longo dos anos amplo conhecimento na gestão de empresas e hoje se dedica a ensinar.

Através de palestras e cursos, o empresário de 75 anos se dedica em passar seus conhecimentos através da sua própria história de dedicação e sucesso. Fundador das empresas SIGA, Microsiga, Totvs, Erpflex (empresa que oferece software de gestão para pequenas e médias empresas), TI Educacional (escola de cursos profissionalizantes da área de TI) e Circuito Netas (que oferece treinamentos corporativos através de dinâmicas de grupo e atividades em meio à natureza).

Ex-Presidente da ASSESPRO Nacional – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, o empresário ainda é autor de mais de 10 livros de temas relacionados à TI e gestão empresarial.

 

Protheus 12 Abrir chamado totvs protheus

Sede da Totvs na Av. Bras Leme em Santana, SP

 

 

Quem é Laercio Cosentino?

 

Laercio Cosentino também é um empresário do ramo tecnológico. Laercio, como falamos, iniciou sua carreira como estagiário de Ernesto Haberkorn na SIGA. Pouco tempo depois, com apenas 22 anos, ajudou na criação da Microsiga em parceria com Ernesto, que a essa altura já era seu sócio. Em 2013, Laercio se tornou CEO da Totvs e hoje a empresa possui, na verdade, um grupo de empresas que atuam sob comando do empresário.

 

A história de Laercio e Ernesto se desprende a partir da Totvs onde ambos passaram a se dedicar a projetos diferentes com Ernesto criando novas empresas de segmentos distintos e sua vontade de disseminar seu conhecimento e Laercio focado no crescimento da própria Totvs através de parcerias e compra de empresas que, em algum momento, mesmo que no mesmo grupo, chegam a concorrer com a Totvs.

 

Qual a diferença entre TOTVS, Protheus e Microsiga?

 

Para finalizar este artigo, devemos explicar as diferenças entre Totvs, Protheus e Microsiga…afinal de contas, os nomes se confundem entre as buscas e, depois de acompanharmos um pouco da história do produto e de seus fundadores, fica fácil entender o porquê.

 

De maneira bem simples podemos entender:

 

Protheus: software baseado em funções de ERP e de CRM que possui como principais funções a abrangência em processos administrativos e setoriais de empresas de diversos tipos diferentes de porte e nicho.

 

Microsiga: empresa de desenvolvimento de softwares responsável pela criação do Protheus.

 

TOTVS: empresa de tecnologia que possui uma série de empresas em seu grupo. Fundada a partir da fusão da Microsiga com a empresa, também de tecnologia, Logocenter. Atualmente, estão incorporadas à TOTVS a RM Sistemas e a Datasul, ambas antigas concorrentes do grupo.

 

Bom, tentamos resumir a história do gigante software Microsiga Protheus em um artigo e esperamos que tenhamos conseguido mostrar com imponente é a história do sistema e das empresas que acercam sua criação e manutenção. Agora, se quiser saber informações mais técnicas sobre o software clique aqui ou deixe um comentário em nosso blog.

 

Consultoria e Soluções em ERP Protheus Totvs Para sua Empresa Otimizar Processos e Obter os Melhores Resultados - FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

 

Avatar
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]