23 jan

Você sabe o que é cloud?

Cloud ou nuvem é o nome utilizado para computadores localizados fora da empresa, em locais seguros e com estrutura apropriada para máquinas, denominados datacenters, e que podem ser acessados via Internet.

Os serviços em cloud surgiram, principalmente, devido à importância da segurança dos dados e do alto custo para manutenção das máquinas, além de toda estrutura necessária para garantir o bom funcionamento dos equipamentos nas empresas.

Em geral, é possível contratar e utilizar 3 tipos diferentes de serviços de cloud computing:

  • cloud privada: haverá uma máquina exclusiva para a empresa;
  • cloud pública: são compartilhadas com diferentes empresas;
  • cloud híbrida: a utilização poderá ser por máquinas compartilhadas ou privadas, dependendo da aplicação e interesse da empresa.

Conheça as principais vantagens dos serviços em cloud.

  1. Redução de Custo

Para manter um servidor interno, também chamado de on-premise, é necessário alto investimento, que vai desde a estrutura como ar-condicionado, espaço físico, energia elétrica, nobreaks, estabilizadores até computadores potentes e componentes disponíveis para possíveis reparos, sem falar da disponibilidade de profissionais que precisam ser preparados para corrigir quaisquer falhas que possam impactar no dia a dia dos negócios da empresa. Todos estes fatores estão previstos nos serviços em cloud.

2. Escalabilidade

A nuvem permite diminuir ou aumentar os recursos que são utilizados conforme necessidade da empresa, dado tratar-se de um serviço; ao passo que se a opção for utilizar um servidor interno, a empresa pode superdimensionar e utilizar muito menos da capacidade do equipamento ou ter problemas de subdimensionamento, que pode gerar um impacto financeiro importante frente a um crescimento rápido do negócio, por exemplo.

3. Pagar apenas pelo que usar

Muitos serviços em cloud oferecem opções de pagamento pelo que é utilizado, o que permite aumentar ou diminuir valores conforme a necessidade, por exemplo, realizar inúmeros testes ocupando um espaço maior em servidores por determinado período e, a partir de um certo momento, utilizar somente o ideal para a operação.

4. Disponibilidade de acesso.

Os contratos de serviços em cloud oferecem, em geral, 99% de disponibilidade, ao passo que servidores internos, caso apresentem problemas, dependerão 100% da estrutura e equipe interna, ocasionando custo maior ou ainda perda de performance e produtividade.  

5. Maior Segurança

Com os servidores internos é preciso manter atualizados os softwares e ferramentas de segurança, além do monitoramento constante do tráfego de rede, zelando assim, pela segurança dos dados, o que gera mais custos para a operação. Com os serviços em cloud, uma empresa de qualquer porte ou setor de atividade terá a mesma segurança de grandes empresas como Microsoft, Google, IBM, Amazon e outras que tem alto investimento em infraestrutura e segurança e que estende os mesmos benefícios para os clientes que utilizam os serviços em cloud das respectivas empresas.

6. Backup

Para garantir total integridade dos dados, tudo que é armazenado e trabalhado em um servidor de produção deve ser replicado em um backup e quando trata-se de servidores locais, quando o assunto é cópia de segurança, o custo fica ainda mais alto e muitas vezes não é considerado e até subdimensionado, causando por vezes, perda de dados ou risco iminente de extravio das informações.

Para empresas que decidem manter servidores locais, contratar o backup em nuvem é uma ótima solução para garantia dos dados e minimização de custos.

Isso tudo, sem falar na segurança e em ataques de vírus que afetam servidores, não obstante estarem fora da nuvem. O ransomware é um exemplo: como se fosse um “sequestrador de informações”, é um software que realiza a criptografia dos dados para em seguida cobrar um resgate e somente após o pagamento, realizar a devolução para a empresa. Trata-se de crime, mas pode ser evitado com a utilização do backup em nuvem.

Já pensou em iniciar os serviços de backup em nuvem? Que saber mais? Clique aqui . 

João Fernandes
SOBRE O AUTOR
João Fernandes

Cloud Administrator na Prox Consultoria

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]