6 set

Saber o que é contrato de prestação de serviços é fundamental para empresários e gestores deste ramo onde não há, efetivamente, a entrega de um produto tangível ao cliente e sim um serviço.

O contrato, neste caso, é uma ferramenta que tende a proteger tanto o prestador do serviço quanto o cliente e, por isso mesmo, não deve ser negligenciado. Sendo assim, neste artigo falaremos de maneira um pouco mais aprofundada sobre o que é contrato de prestação de serviços, quais os pontos essenciais que nele devem constar e qual a importância dele para as empresa. Acompanhe.

Sobre a prestação de serviços

Antes de mais nada, vale explicar melhor sobre esse tipo de comercialização que não envolve a venda de um produto mas sim de um serviço.

Como base, a prestação de serviços é uma atividade econômica que, conforme falamos, não envolve a entrega de um produto físico. Sendo assim, é caracterizado como prestação de serviço o aluguel de mão de obra intelectual ou física prestado por uma empresa ou indivíduo (o prestador) para um cliente (o tomador).

No que diz respeito ao mercado de atuação para empresas prestadoras de serviço, podemos afirmar que trata-se de um nicho em crescimento, especialmente pelo novo comportamento das pessoas, que atualmente se dedicam à mais aos seus trabalhos, hobbys e etc, sobrando pouco tempo para algumas tarefas específicas.

Além disso, algumas vezes sai mais barato para o tomador contratar um prestador do que aprender e executar a tarefa, especialmente se estivermos falando de empresas. Veja alguns nichos que formam os maiores prestadores de serviços atualmente:

  • Pousadas, hotéis e hospedagens em geral;
  • Agências de viagem;
  • Agências de turismo;
  • Locação de maquinários e equipamentos em geral;
  • Escolas em geral;
  • Serviços de manutenção de ar condicionado;
  • Serviços de limpeza;
  • Serviços de segurança;
  • Seguradoras;
  • Academias;
  • Cinemas;
  • Salões de estética e beleza;
  • Consertos diversos.

O que é contrato de prestação de serviços?

Basicamente, exatamente pelo fato de haver a entrega de um produto físico é que se faz imprescindível a confecção de um contrato de prestação de serviço. Mas você sabe, efetivamente, o que é contrato de prestação de serviços?

Bom, trata-se de um contrato como qualquer outro onde são listadas as obrigações de ambas as partes. Em geral, devem constar alguns dados no contrato que esclareçam até onde vai a responsabilidade do prestador e até onde vai a do tomador.

Sendo assim, dados como o valor cobrado pelo prestador, o prazo para a entrega do serviço, os dados de ambas as partes, a forma de pagamento, um descritivo completo do serviço que será realizado (incluindo possíveis equipamentos e produtos necessário para a execução do trabalho) e até mesmo possíveis penalizações para o caso de uma das partes não cumprir com suas obrigações, devem constar em um contrato de prestação de serviços.

 

Qual a importância do contrato de prestação de serviços?

No que diz respeito à importância de contar com um contrato de prestação de serviços, podemos dizer, de maneira sucinta, que é o fato dele proteger ambas as partes para o caso do não cumprimento de algo previamente acordado e formalizado no contrato.

Ou seja, é o contrato quem norteia a prestação do serviço em si, especialmente para o caso de tarefas que levam muito tempo para serem concluídas, e garantem que todas as etapas serão concluídas da maneira e no tempo acordado.frfr

Como a tecnologia pode ajudar neste processo?

Como é de se imaginar, a tecnologia vem com soluções que visam ajudar os empresários, especialmente aqueles que possuem empresas que prestam o serviço, à gerenciar os seus contratos.

Um sistema de gestão integrado, como o Protheus (da gigante brasileira Totvs) por exemplo, possibilita a gestão dos contratos tanto de fornecedores quanto de clientes de maneira a controlar as vigências dos contratos, os reajustes e possíveis aditivos que se fazem necessários. Além disso, o sistema informa os gestores através de e-mails sobre possíveis quaisquer pendências ou ocorrências.

Por fim, o sistema permite ainda que sejam gerenciados dados como as datas de vencimento dos contratos, as parcelas que devem ser pagas mês a mês e ainda armazena uma série de documentos que são considerados relevantes para o contrato e a prestação do serviço.

Desta forma, os gestores e empresários passam a contar com maior transparência quanto aos seus contratos, agilidade para encontrar pontos específicos referentes à cada um deles e, assim, a possibilidade de planejar ações que visem a saúde financeira da empresa e o seu crescimento.

Aliás, vale ressaltar que um sistema de gestão integrado ainda possibilita a gestão das demais áreas das empresas como vendas, estoque, controle de ponto, financeiro, fiscal, logística e assim por diante. Como leitura complementar, recomendamos a leitura do nosso artigo “Sistema Protheus: Conheça os principais módulos para empresas de serviços”, onde falamos de maneira mais aprofundada sobre como o sistema da Totvs, especificamente, pode atender às empresas prestadoras de serviço para que possam manter seus processos otimizados e bem gerenciados.

Bom, esperamos que o conceito de o que é contrato de prestação de serviços tenha sido esclarecido. Nós, da Prox Consultoria, podemos te ajudar a encontrar e implementar o melhor sistema de gestão para o seu negócios e os seus processos internos. Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar.

Consultoria e Soluções em ERP Protheus Totvs Para sua Empresa Otimizar Processos e Obter os Melhores Resultados - FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Avatar
SOBRE O AUTOR
joão Fernandes

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]