7 ago

Os empresários podem até achar que não, mas saber o que é gestão de pessoas e como colocá-la em prática pode fazer a diferença no sucesso operacional do negócio.

Se considerarmos que uma empresa é feita de pessoas que atuam nos mais diversos níveis hierárquicos fica um pouco mais simples a compreensão da importância desse tipo de gestão. Se levarmos em conta ainda a diversidade cultural que encontramos em um país tão grande e com tantos migrantes, daí se torna possível compreender a necessidade de aprender e aplicar o gerenciamento de pessoas.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre o conceito de gestão dos seus recursos humanos, falaremos sobre alguns dos processos ligados ao procedimento e mostraremos algumas das metodologias mais utilizadas.

Acompanhe.

O que é gestão de pessoas: o conceito

Conceitualmente dizendo, gestão de pessoas é um conjunto de habilidades e métodos que visam a administração do comportamento das pessoas e, assim, a potencialização de seus resultados.

Em outras palavras, é uma maneira dos gestores notarem e usarem as características individuais dos colaboradores de maneira à potencializar seus resultados e entregas. É possível ainda, que essa gestão permita que os funcionários sejam premiados por algumas de suas características específicas, que neste modelo de gestão, passam a ser observadas e avaliadas, além da entrega das próprias tarefas do indivíduo.

Qual a importância do gerenciamento de pessoas?

Conforme falamos, o gerenciamento de pessoas tende a identificar características específicas de cada colaborador e, assim, traçar estratégias para que elas sejam proveitosas para o dia a dia da empresa. Entretanto, a gestão de pessoas possui uma outra função de extrema importância no ambiente corporativo: o gerenciamento de atritos.

Sendo assim, o gerenciamento de pessoas deve ser algo implícito aos líderes, que precisam estar sempre atentos ao comportamento de sua equipe. A partir desta observação e das estratégias traçadas é que se torna possível à empresa se valer positivamente da gestão. Veja alguns dos pontos que atestam a importância do gerenciamento de pessoas:

  • Melhora da produtividade;
  • Retenção de talentos;
  • Motivação da equipe;
  • Leva à empresa a alcançar seus objetivos;
  • Propicia um ambiente que dê aos colaboradores tranquilidade na execução de suas tarefas;
  • E mais…

Processos ligados à gestão de pessoas

Bom, agora que entendemos a importância da gestão de pessoas, precisamos compreender que para que os resultados sejam positivos existem processos que devem ser realizados.

Vale dizer que esse tipo de gerenciamento é tão, ou mais, importante quanto outras estratégias que visam o crescimento do negócio. E como qualquer estratégia, processos devem ser desenhados e aplicados.

Sendo assim, veja 5 processos que estão envoltos na gestão de pessoas:

  1. As contratações

O primeiro processo para uma empresa que se importa com o seu recurso humano são as contratações. Aqui, são definidas uma série de características e competências que deverão completar o quadro de funcionários e agregar à convivência no dia a dia da empresa.

  1. As capacitações

O segundo passo, e um dos mais esquecidos pelos empresários, são as capacitações. Aqui, não estamos falando apenas de ensinar ao colaborador sobre a tarefa que executará, passando processos internos, por exemplo. Estamos falando de capacitações que permitam ao funcionário seu crescimento profissional, especialmente dentro da própria empresa.

  1. As remunerações

As remunerações não podem ser deixadas para trás. Embora falar em dinheiro seja delicado para a maioria das empresas, não podemos deixar de frisar que ele é sim importante. Precisamos lembrar porém, que o salário em si, muitas vezes, não é determinante para que um colaborador fique na empresa, entretanto, o conjunto entre salários e benefícios…esse sim é relevante.

Por isso, é importante que a empresa ofereça salários competitivos aliados à benefícios que farão com que o colaborador tenha uma preocupação a menos em sua rotina.

  1. As avaliações

Para gerir pessoas, conforme falamos, é preciso acompanhá-las. E neste ponto, é de grande valia que o colaborador saiba que está sendo avaliado, receba feedbacks periódicos e seja, de fato, premiado.

  1. As premiações

A melhor maneira de realizar a gestão de pessoas é reconhecer aqueles que se destacam neste quesito. É claro que estamos falando em premiações que possam, de alguma forma, contar com um reflexo financeiro, entretanto, existem outras maneiras de contemplar um bom funcionário, como a mudança de tarefas consideradas pesadas para outras mais estratégicas.

Modelos de gestão de pessoas

Por fim, devemos compreender que existem diversos modelos de gestão de pessoas que podem ser aplicados em sua empresa. Veja alguns deles:

Autocrático: neste modelo, a decisão é sempre tomada pela alta hierarquia da empresa. Sendo assim, eles são os avaliadores que permitem a premiação dos colaboradores;

Flexível: neste modelo os colaboradores também possuem voz e, sendo assim, também são avaliadores. Em geral, neste modelo são criadas redes de avaliação onde os colaboradores e gestores são avaliados mas também avaliam e, assim, premiam aqueles que se destacaram;

Por competência: neste modelo são premiadas as pessoas que possuem determinadas entregas e comportamentos específicos. Sendo assim, não precisam de complexos processos de avaliação.

 

Fato mesmo é que se as pessoas que fazem uma empresa se sentem valorizadas em suas tarefas, elas tendem a ser mais felizes e, por consequência, mais eficientes. Qualquer que seja o modelo adotado, é necessário que o foco esteja sempre em valorizar o recurso humano e melhorar o ambiente empresarial.

Bom, esperamos que o conceito envolto em o que é gestão de pessoas tenha ficado um pouco mais claro a partir deste conteúdo. Agora, se quiser saber como a tecnologia pode ajudar neste processo, fale conosco.

Consultoria e Soluções em ERP Protheus Totvs Para sua Empresa Otimizar Processos e Obter os Melhores Resultados - FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Renato Souza
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]