16 jul

Se você quer aprender o que é o sistema Protheus TOTVS e descobrir como ele pode alavancar os negócios da sua empresa, então você precisa ler este artigo.

Aqui você vai entender do zero o que é, e como funciona esse poderoso sistema.

Confira!

O que é sistema Protheus TOTVS?

Para entender o que é Protheus TOTVS você precisa, antes, conhecer um pouco sobre a história da empresa que fornece este sistema e como tudo se iniciou para dar origem ao software que conhecemos hoje.

Tudo começou em 1969, quando o empresário Ernesto Haberkorn criou a empresa Siga, Sistema Integrado de Gerência Automática, para prestar serviços de informática para quem não tinha computador. Foi um grande feito para a época e o início da expansão de seu pensamento promissor e de visão de futuro, com grande crença na tecnologia e no sistema de gestão de processos.

Já em 1983, Ernesto aceitou uma proposta de Laércio Cosentino que resultou na criação da Microsiga, voltada para a criação de um software de gerenciamento de todas as áreas de uma empresa. O mesmo havia entrado como estagiário na empresa, com apenas 17 anos, quando cursava Engenharia Elétrica na USP.

Com a chegada da informatização nos anos 90 a Microsiga cresceu muito. Até que em 2005 comprou outra empresa do ramo, a Logocenter, se tornando uma corporação líder no segmento de software de gestão para pequenas e médias empresas.

Dessa junção veio a ideia de mudar o nome para TOTVS.

Juntos, Laércio e Ernerto detêm a maior parte do capital em circulação da TOTVS, que  abriu mercado na Bolsa de Valores Brasileira, Bovespa, em 2006.

O grupo conta com 27 empresas na sua holding, entre elas a RM Sistemas, adquirida em 2006, a Midbyte e BCS, incorporadas em 2007, a DataSul, incorporada em 2008, a Virtual Age, adquirida em 2014 e a Bematech, em 2015.

Além disso, em 2012, seguindo sua veia inovadora, a empresa havia aberto um centro de pesquisas para soluções em computação na nuvem dentro do campus da Universidade da Califórnia.

Assim, passou a aumentar sua área de atuação, saindo do foco em processos apenas administrativos para cuidar de todo o planejamento estratégico dos seus clientes, atendendo também empresas de médio e grande porte. Isso foi possível, pois com a junção de empresas de tecnologia ao seu portfólio, pôde aprimorar ainda mais o sistema chave da empresa, e assim o seu software Protheus estava mais completo e eficiente. Hoje a TOTVS é reconhecida mundialmente e é a maior empresa de software da América Latina, presente em mais de 40 países.

 

A história da empresa está diretamente ligada com o Protheus Totvs, pois o sistema, cujo nome é inspirado no Proteu (deus do oceano) da mitologia grega, foi desenvolvido, originalmente, pela Microsiga no início da década de 90 e chamado primeiramente de Siga Advanced, representando um avanço no mercado de gestão de processos.

Mas foi um tempo depois, em 1998, que ele foi relançado pela TOTVS e alcançou o status de principal software de gestão empresarial brasileiro. Com anos de aprimoramento e estudos, o sistema tem todo um olhar personalizado para qualquer tamanho e necessidade que sua empresa precise.

 

Conceitualmente dizendo, o sistema Protheus TOTVS é uma linha de ERP (Enterprise Resource Planning) que, em tradução, significa sistema de planejamento de recursos, também chamado de Sistema de Gestão Integrado.

Sobre um sistema de gestão integrado

 

 

 

O Sistema de Gestão Integrado, no qual o Protheus TOTVS se encaixa, é um software que ajuda a organizar e gerenciar todas as atividades dentro de uma empresa.

Em geral, ele automatiza os processos, que antes eram feitos em documentos e relatórios manuais, e faz a integração entre todos os setores, o que melhora significativamente a comunicação interna. Tudo isso diminui o retrabalho, já que uma série de informações passa a ser preenchida uma única vez e migram de setor a setor.

 

Essa automatização, aliás, permite uma coleta que resulta na criação de um banco de dados onde constam as informações de todos os departamentos e, por consequência, de toda a empresa, possibilitando o controle total da organização.

 

E no que diz respeito às facilidades de se ter um ERP fazendo a gestão inteligente da empresa, podemos afirmar que são inúmeras e afetam tanto a parte operacional como a própria liderança. Na operação, os funcionários conseguem fazer seus registros diários com mais facilidade, segurança e rapidez. Já os gestores, podem acompanhar todos os resultados em uma única plataforma, economizando tempo e ajudando na tomada de decisões ou na busca por resoluções para possíveis problemas e dificuldades, que são mais facilmente identificados graças ao sistema.

 

Como regra, os sistemas de gestão são comercializados através de módulos. Desta forma, empresas de diversos nichos e portes podem ser contempladas de maneira mais eficiente e dentro das necessidades de cada um. As empresas ficam livres para atender apenas os setores que apresentam maior dificuldade na gestão e, posteriormente, ir implementando o sistema nas demais áreas que julgarem relevantes até que todos os processos sejam contemplados.

 

Algumas das principais áreas beneficiadas por um ERP são:

 

  • Recursos Humanos;
  • Vendas;
  • Logística;
  • Compras;
  • Jurídico;
  • Financeiro;
  • Estoque;
  • Fiscal e contábil.

 

Tipos de sistema de gestão empresarial

 

 

O conceito de ERP se aplica para os dois tipos de sistema disponíveis no mercado, local e em nuvem.

Confira abaixo as características de cada um:

 

  • ERP local – nesse tipo o sistema é instalado em um servidor dentro da própria empresa. É um serviço permanente onde todas as atualizações do sistema são cobradas e levam um certo tempo para serem implementados. Vale ressaltar que, com o ERP local, a responsabilidade pela manutenção do software é da equipe de TI da empresa, que em muitos casos sequer existe.

Além disso, o sistema está sempre mais vulnerável à erros humanos, problemas ligados ao servidor, como vírus e ataques, instabilidade de eletricidade e ainda obriga que o acesso seja feito, exclusivamente, na empresa.

 

  • ERP na nuvem – quando o sistema é alocado na nuvem (internet), que é o caso do Protheus TOTVS, não há necessidade de servidor local. Só isso já elimina a necessidade de uma equipe de TI local, possibilita o acesso de qualquer máquina da empresa, desde que se tenha um login e senha, que são definidos especificamente para cada usuário, e o acesso à internet (vale ressaltar que este recurso permite que vendedores externos possam trabalhar junto à operação mesmo que fisicamente distante. O mesmo se aplica aos gestores que acompanham tudo onde quer que estejam).

Como é na nuvem, os dados ficam hospedados no servidor da fornecedora e é ela quem fica com a responsabilidade pela segurança e manutenção do sistema. Em outras palavras, isso gera maior segurança dos dados já que a empresa conta com diversos servidores e armazena os dados de maneira fragmentada, evitando que sejam perdidos, clonados ou mesmo, expostos.

Além disso, o sistema possui o esquema de prestação de serviço, com isso, a empresa é cobrada mensalmente e ainda contempla atualizações periódicas sem novas cobranças.

Entenda todos os benefícios da hospedagem do ERP na nuvem aqui.

 

Como o sistema Protheus TOTVS pode alavancar sua empresa?

 

Um sistema de gestão empresarial como o Protheus TOTVS consegue abranger todos os processos administrativos e setoriais de uma empresa, além disso, o Protheus TOTVS foi desenvolvido baseado nos conceitos de flexibilidade, simplicidade, adaptabilidade e versatilidade. Disso surgiram algumas de suas características como customização e parametrização de dados e junção de vários processos em cada módulo para integração de todas as áreas.

 

Essas suas características fazem com que o sistema Protheus TOTVS consiga atender os diversos segmentos de uma empresa, tais como Agroindústria, Jurídico, Varejo, Serviços, Logística, Projetos, Educacional, Saúde, Manufatura e Financeiro.

Além disso, o sistema Protheus TOTVS possui os benefícios cruciais de um ERP que são:

 

  • Redução dos custos gerais da empresa;
  • Otimização do fluxo das informações;
  • Simplificação dos processos operacionais;
  • Integração dos departamentos;
  • Automatização das atividades diárias;
  • Controle dos prazos;
  • Aumento da produtividade dos setores;
  • Controle de estoque;
  • Melhora da logística;
  • Agrupamento dos números da empresa;
  • Emissão de relatórios gerenciais;
  • Diminuição do retrabalho;
  • Melhora da comunicação interna;
  • Facilitação da gestão dos líderes.

 

Olhando para essa lista de benefícios parece até que o sistema é complexo e difícil de mexer. Mas quanto a isso a sua empresa pode ficar tranquila porque nós podemos ajudar neste processo.

Podemos esclarecer todas as possíveis dúvidas que surgirem durante o processo de contratação e implantação do sistema e podemos responder, de forma efetiva, o que é Sistema Protheus TOTVS. Ficamos à disposição da empresa para prestar o serviço de suporte da plataforma.

Protheus, ADVPL, Sigaloja e TOTVS são produtos e marca registrada de propriedade da TOTVS.

 

Consultoria e Soluções em ERP Protheus Totvs Para sua Empresa Otimizar Processos e Obter os Melhores Resultados - FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Avatar
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]