16 jul

O que é o sistema Protheus TOTVS e como ele pode alavancar a sua empresa! 

Se você quer aprender o que é o sistema Protheus TOTVS e descobrir como ele pode alavancar os negócios da sua empresa, então você precisa ler este artigo.

Aqui você vai entender do zero o que é, e como funcionam esse poderoso sistema.

Confira!

O que é sistema Protheus TOTVS?

Para entender o que é protheus totvs você precisa, antes, conhecer um pouco sobre a história da empresa que fornece este sistema e como tudo se iniciou para dar origem ao software que conhecemos hoje.

 

Tudo começou quando em 1969 o empresário Ernesto Haberkorn criou a empresa Siga – Sistema Integrado de Gerência Automática, para prestar serviços de informática para quem não tinha computador, um grande feito para a época. E fortalecendo o pensamento promissor e de visão de futuro que ele sempre teve, acreditando na tecnologia e no sistema de gestão de processos que era seu trabalho desde muito novo.

 

Já em 1983, Ernesto aceitou a proposta e se juntou a Laércio Cosentino, que entrou como seu estagiário, e com apenas 17 anos para trabalhar como programador na SIGA, que na época cursava Engenharia Elétrica na USP. E com um aprendizado rápido e fortalecido pelo pensamento promissor de Ernesto, acabou tendo a ideia de criar a Microsiga, voltada para criação de software que gerencia todas as áreas de uma empresa, e essa parceria cresceu e hoje Laercio, além de sócio, veio a se tornar CEO do que hoje é a Totvs, maior empresa de softwares da América Latina e sediada em São Paulo, especializada em tecnologia e desenvolvimento de soluções empresariais.

 

Juntos eles detêm a maior parte do capital em circulação da Totvs, que em 2006 abriu mercado na Bolsa de Valores Brasileira – Bovespa, hoje Laércio tem 17% e Ernesto com 0,2% das ações em circulação, e também mantém parte do capital em fundos de participações que em comunhão, deixam parte das ações da empresa. Outro acionista famoso da empresa, que é líder do mercado de softwares brasileiro, é a Petrobras, que tem quase 10% da Totvs, o que demonstra a confiança na empresa consolidada ao longo de décadas.

 

E desde a criação da Microsiga, e com a chegada da informatização nos anos 90 a empresa cresceu muito até que, em 2005 comprou outra empresa do ramo, a Logocenter se tornando uma corporação líder no segmento de software de gestão para pequenas e médias empresas, e dessa junção veio a ideia de mudar o nome para Totvs.

 

Continuando o crescimento do grupo que hoje conta com 27 empresas na sua holding, em 2006, adquiriu a RM Sistemas, em 2007 incorporou a Midbyte e BCS. Já em 2008, a empresa incorporou-se a Datasul, uma multinacional sediada em Joinville. Em 2012, seguindo sua veia inovadora, a empresa abre um centro de pesquisas para soluções em computação na nuvem dentro do campus da Universidade da Califórnia. Depois disso, a Totvs se manteve na tendência de comprar outras empresas como Virtual Age em 2014, e em 2015 a Bematech, empresa de automação comercial.

 

Assim, passou a aumentar sua área de atuação, de apenas focar em processos administrativos para cuidar de todo o planejamento estratégico dos seus clientes e a atender empresas de médio e grande porte. Isso foi possível, pois com a junção de empresas de tecnologia ao seu portfólio, pode aprimorar ainda mais o sistema chave da empresa, e assim o seu software Protheus estava mais completo e eficiente. Hoje a Totvs é reconhecida mundialmente e é a maior empresa de software da América Latina, estando presente em mais de 40 países.

 

A história da empresa está diretamente ligada com o Protheus Totvs, pois o sistema, cujo nome é inspirado no Proteu (deus do oceano) da mitologia grega, foi desenvolvido, originalmente, pela Microsiga no início da década de 90 e chamado primeiramente de Siga Advanced, representando um avanço no mercado de gestão de processos. Mas um tempo depois, em 1998, que ele foi relançado pela Totvs e alcançou o status de principal software de gestão empresarial brasileiro. Com anos de aprimoramento e estudos, o sistema tem todo um olhar personalizado para qualquer tamanho e necessidade que sua empresa precise.

 

Conceitualmente dizendo, o sistema Protheus TOTVS é uma linha de ERP (Enterprise Resource Planning) que, em tradução, significa sistema de planejamento de recursos, também chamado de Sistema de Gestão Integrado.

Sobre um sistema de gestão integrado

 

 

Sistema de gestão integrado, no qual o sistema Protheus TOTVS se encaixa, é um software que ajuda a organizar e gerenciar todas as atividades e processos diários dentro de uma empresa. Em geral, ele automatiza esses processos, que antes eram feitos em documentos e relatórios manuais e faz a integração entre todos os setores, o que melhora significamente a comunicação interna e diminui o retrabalho, já que uma série de informações passa a ser preenchida uma única vez e migram de setor a setor.

 

Toda essa automatização, aliás, permite uma coleta que resulta na criação de um banco de dados onde constam as informações de todos os departamentos e, por consequência, de toda a empresa, possibilitando o controle total da empresa.

 

E no que diz respeito às facilidades de se ter um ERP fazendo a gestão inteligente da empresa, podemos afirmar que são inúmeras e afetam tanto a parte operacional como a própria liderança. Na operação, os funcionários conseguem fazer seus registros diários com mais facilidade, segurança e rapidez. Já os gestores, podem acompanhar todos os resultados em uma única plataforma, economizando tempo e ajudando na tomada de decisões ou na busca por resoluções para possíveis problemas e dificuldades, que são mais facilmente identificados graças ao sistema.

 

Como regra, os sistemas de gestão são comercializados através de módulos. Desta forma, empresas de diversos nichos e portes podem ser contempladas de maneira mais eficiente e dentro das necessidades de cada um. Desta forma, as empresas ficam livres para atender apenas os setores que apresentam maior dificuldade na gestão e, posteriormente, ir implementando o sistema nas demais áreas que julgarem relevantes até que todos os processos sejam contemplados.

 

Algumas das principais áreas beneficiadas por um ERP são:

 

  • Recursos Humanos;
  • Vendas;
  • Logística;
  • Compras;
  • Jurídico;
  • Financeiro;
  • Estoque;
  • Fiscal e contábil.

 

Tipos de sistema de gestão empresarial

 

O conceito de ERP se aplica para os dois tipos sistema disponíveis no mercado. Confira abaixo as características de cada um:

 

ERP local – nesse tipo o sistema é instalado em um servidor dentro da própria empresa. É um serviço permanente onde todas as atualizações do sistema são cobradas e levam um certo tempo para serem implementados. Vale ressaltar que com o ERP local a responsabilidade pela manutenção do software é da equipe de TI da empresa, que em muitos casos sequer existe.

Além disso, o sistema está sempre mais vulnerável à erros humanos, problemas ligados ao servidor como vírus e ataques, instabilidade de eletricidade e ainda obriga que o acesso seja feito, exclusivamente, na empresa.

 

ERP na nuvem – quando o sistema é alocado na nuvem (internet), que é o caso do Protheus TOTVS, não há necessidade de servidor local. Só isso já elimina a necessidade de uma equipe de TI local, possibilita o acesso de qualquer máquina da empresa, desde que se tenha um login e senha que são definidos especificamente para cada usuário e o acesso à internet (vale ressaltar que este recurso permite que vendedores externos possam trabalhar junto à operação mesmo que fisicamente distante. O mesmo se aplica aos gestores que acompanham tudo onde quer que estejam).

Como é na nuvem, os dados ficam hospedados no servidor da fornecedora e é ela quem fica com a responsabilidade pela segurança e manutenção do sistema. Em outras palavras, isso gera maior segurança dos dados já que a empresa conta com diversos servidores e armazena os dados de maneira fragmentada, evitando que sejam perdidos, clonados ou mesmo, expostos.

Além disso, o sistema possui o esquema de prestação de serviço, com isso, a empresa é cobrada mensalmente para ter o serviço, que por sinal, ainda contempla atualizações periódicas sem novas cobranças.

 

Como o sistema Protheus TOTVS pode alavancar sua empresa?

 

Um sistema de gestão empresarial como o Protheus TOTVS consegue abranger todos os processos administrativos e setoriais de uma empresa, além disso, o Protheus TOTVS foi desenvolvido baseado nos conceitos de flexibilidade, simplicidade, adaptabilidade e versatilidade. Disso surgiram algumas de suas características como customização e parametrização de dados e junção de vários processos em cada módulo para integração de todas as áreas.

 

Essas suas características fazem com que o sistema Protheus TOTVS consiga atender os diversos segmentos de uma empresa tais como Agroindustria; Jurídico; Varejo; Serviços; Logística; Projetos; Educacional; Saúde; Manufatura e Financeiro.

Além disso, o sistema Protheus TOTVS possui os benefícios cruciais de um ERP que são:

 

  • Redução dos custos gerais da empresa;
  • Otimização do fluxo das informações;
  • Simplificação dos processos operacionais;
  • Integração dos departamentos;
  • Automatização das atividades diárias;
  • Controle dos prazos;
  • Aumento da produtividade dos setores;
  • Controle de estoque;
  • Melhora da logística;
  • Agrupamento dos números da empresa;
  • Emissão de relatórios gerenciais;
  • Diminuição do retrabalho;
  • Melhora da comunicação interna;
  • Facilitação da gestão dos líderes.

 

Olhando assim para esse monte de benefícios parece até que o sistema é complexo e difícil de mexer. Mas quanto a isso a sua empresa pode ficar tranquila, porque nós podemos ajudar neste processo.

Podemos esclarecer todas as possíveis dúvidas que surgirem durante o processo de contratação e implantação do sistema e podemos responder, de forma efetiva, o que é Sistema Protheus TOTVS. Ficamos à disposição da empresa para prestar o serviço de suporte da plataforma.

Protheus, ADVPL, Sigaloja e TOTVS são produtos e marca registrada de propriedade da TOTVS.

Consultoria e Soluções em ERP Protheus Totvs Para sua Empresa Otimizar Processos e Obter os Melhores Resultados - FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Renato Souza
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]

×
Olá, vi que esse é seu primeiro contato conosco e gostaria de lhe dar boas vindas a Prox!