6 nov

Afinal, o que é WCM – Web Content Management? É um sistema de gerenciamento de conteúdo web que consiste em uma série de ferramentas que fornecem recursos para gerenciar conteúdos digitais sem a necessidade específica de conhecimentos de programação para a web.

Para saber mais sobre esse sistema, continue neste artigo.

Vamos lá?!

WCM o que é?

Também conhecido como Web Content Management Systems – WCMS, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web, esse sistema permite uma gestão de conteúdo mais eficiente. São plataformas que contam com o controle de acesso para pessoas autorizadas, templates para ajudar com a aparência do site e ferramentas bastante úteis de edição.

Inclusive, os maiores players desse mercado possuem funções de visualização das páginas antes da publicação, para garantir que o colaborador que estiver editando não tenha surpresas quando colocar um novo conteúdo no ar.

Esse recurso é conhecido como WYSIWYG, sigla em inglês para a expressão What You See Is What You Get ou “o que você vê é o que você obtém”, exatamente para você ter a experiência visual do que está colocando no ar.

Como é mais difícil acontecer o desperdício de tempo com questões técnicas e especificidades de tecnologia da informação, os profissionais que usam um WCM podem se concentrar em produzir os melhores conteúdos e oferecer a melhor experiência para o usuário.

E os principais recursos que um WCM tem que ter são:

  • Habilidade de projetar, criar e manter conteúdo personalizado para um site;
  • Habilidade dos editores de revisar e aprovar o conteúdo antes da publicação;
  • Automatização de publicação. Fazendo com que a sua empresa possa criar de maneira mais simplificada portais corporativos, intranets e extranets.

O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo da Web – WCMS, é basicamente um programa que ajuda a manter, controlar, alterar e reagrupar o conteúdo de uma página da web. O conteúdo é mantido principalmente em um banco de dados e montado usando uma linguagem flexível como XML ou .Net. O usuário interage com o sistema na frente através de um navegador da web normal. A partir daí, as páginas da Web podem ser editadas, mantendo o controle de partes do layout.

Diferença entre WCM e CMS?

Um Content Management System – CMS, chamado de  sistema de gerenciamento de conteúdo é simplesmente um software que permite que os seus usuários modifiquem, visualizem e controlem o acesso aos dados da aplicação. Ou seja, dentro de um site, um CMS funciona como um gerenciador de conteúdo interno que permite decidir para quais locais ou canais as informações armazenadas devem ser destinadas.

Acontece que muitos dos sistemas de WCM atuais se autointitulam como CMSs, o que pode causar uma certa confusão. Um desses sistemas, muito conhecido no meio digital é o WordPress, que é o CMS mais utilizado no mercado atualmente e esse título de CMS, não está errado. Porém, ele é uma ferramenta extremamente completa, com todas as suas funções administrativas, plugins, envio de email e tantas outras qualidades que o mais apropriado seria chamá-lo de WCM.

Então a diferença básica entre os dois, é que o CMS é um gerenciador interno de um site, enquanto o WCM, é uma ferramenta completa para gerenciamento de web na sua totalidade de maneira fácil, intuitiva e eficaz.

Quais as vantagens e desvantagens de um WCM?

Um dos requisitos principais dos WCM é que dispensam conhecimentos técnicos para utilizar essa ferramenta e não é necessário ter experiência com programação..Para gerenciar o conteúdo, basta ter conhecimentos básicos de navegação na web e familiaridade com interfaces comuns de computador.

Tudo isso deixa sua empresa menos dependente de uma equipe de TI dedicada exclusivamente para isso, já que qualquer pessoa com acesso ao sistema e as devidas permissões consegue fazer alterações referentes ao conteúdo e à aparência do site.

Os sistemas de WCM também acomodam as ações para otimização de mecanismos de busca (SEO). A otimização de conteúdo ajuda, pois os mecanismos de pesquisa preferem sites com conteúdo que esteja adequado com esses parâmetros. Assim como, plugins de mídia social que ajudam a construir uma comunidade em torno do conteúdo.

Em linhas gerais esses sistemas possuem custo extremamente acessível, podendo até encontrar uma solução de WCM gratuito. Lembrando que só precisará se preocupar com o serviço de hospedagem e com a instalação do software, sendo que muitos provedores já oferecem a instalação com um clique ou um plano específico com a ferramenta pronta para usar.

Porém, como todo sistema web ele possui limitações, e se necessitar de implementações maiores de um WCM, isso pode ser mais caro, exigindo treinamento e certificações que podem ter um valor alto. A manutenção também pode ser um ponto contra, exigindo atualizações de licenciamento para demandas e atualizações maiores, você pode precisar de mais licenciamentos web. Outra desvantagem é que sistemas maiores podem ficar mais lentos com o tempo se o hardware não estiver atualizado ou se os arquivos de cache ficarem muito grandes. E, finalmente, a segurança pode ser uma preocupação, uma vez que um WCM pode ser ignorado durante a atualização de ameaças de segurança, deixando-o vulnerável a hackers.

Porém com o baixo custo e economia inicial, você pode investir em meios que te façam dar maior segurança para seu conteúdo, conforme sua demanda na web for aumentando.

Como o WCM pode transformar sua empresa?

Toda empresa precisa de redução de custos e economia de tempo para que seu quadro de pessoas seja ainda mais produtivo. Então o WCM vem exatamente para te ajudar nessa área de marketing de conteúdo, pois com a sua fácil utilização e seu baixo custo promove uma economia de tempo, fazendo com que lhe reste horas no seu dia para assuntos mais importantes.

Além disso, sempre que for preciso criar uma página ou um post para blog, basta clicar em alguns botões e produzir o conteúdo, facilidade de acesso e de postagem para você gerenciar de forma simples o que necessita.

Todas as configurações de aparência seguirão os requisitos já selecionados na plataforma e não será preciso se preocupar com algum elemento visual da página que possa sair do padrão ou prejudicar o layout de alguma maneira.

Seja qual for o tamanho da sua empresa, você precisa contar com um conjunto flexível e adaptável de tecnologias de conteúdo, organizado e eficaz e isso pode ser entregue por uma plataforma WCM.Soluções e Customizações do ERP TOTVS® Protheus - Aumente a Performance e Produtividade

Renato Souza
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]