19 mar

Os desafios do CIO em 2020 demonstram a natureza estratégica das suas responsabilidades de TI e as contribuições a suas empresas. Se você é um CIO hoje, há muito mais pressão, pois espera-se que você forneça valor a sua empresa. Então, como você pode superar os bloqueios que impedem o seu sucesso? Neste breve resumo, vamos olhar para os três principais desafios e compartilhar o que você pode fazer sobre eles.

 

  1. Reduzir ou Eliminar a Dívida Técnica

Se eu fosse forçado a escolher uma palavra que resumisse os últimos 10 anos, seria “mais rápido!” Os prazos de entrega de novas aplicações e tecnologias que agora são consideradas pouco aceitáveis eram inéditos há apenas alguns anos, especialmente desde que os lançamentos contínuos surgiram em popularidade. A dívida técnica (o que se descreve a dívida que a equipe de desenvolvimento assume quando escolhe um design ou abordagem fácil de implementar no curto prazo, mas com grande impacto negativo no longo prazo) é o principal obstáculo aqui. As demandas desesperadas da empresa para velocidade forçam um compromisso entre produtos perfeitos e prazos curtos, e as atualizações e retrabalhos resultantes podem ser asfixiantes.

Aumentar a produtividade do desenvolvedor sem adicionar recursos e padronizar a entrega de aplicativos pode ajudar a descarregar a dívida técnica. Mas isso é mais fácil dito que feito. E quem é esperado que faça essa mágica acontecer? Os CIOs, é claro.

 

  1. Aumentando a Agilidade Empresarial e a Vantagem Competitiva

A pressão sobre os CIOs para fornecer novas e comprovadas formas de permitir uma resposta rápida às mudanças e às novas exigências dos clientes ou usuários internos é imensa. Tempos de resposta lentos, problemas de desempenho, erros de dados, experiências de usuários turbulentos e interfaces desatualizadas são, essencialmente, todos itens a um caminho destinado a clientes, reputação e receita perdida. Você sabe o que é necessário para aumentar a agilidade e sabe as experiências que precisa oferecer aos clientes para que você possa ficar à frente no seu mercado.

Infraestrutura e aplicativos modernos e ágeis que podem ser adaptados e modificados rápida e facilmente são o caminho para a agilidade e a vantagem competitiva. No entanto, é realmente difícil fazer um caso de negócios para um grande investimento ou uma grande mudança para a nuvem quando a redução de custos em toda a linha é uma obsessão na suíte C. Você precisa de uma maneira econômica para fazer isso acontecer, mas como?

 

  1. Adotando novas tendências tecnológicas mais rapidamente (Microservices, IA, IoT)

Quem não adora as últimas tendências tecnológicas? Os microserviços (Microservices) tornam possível a flexibilidade, a rapidez de entrega e a capacidade de manutenção. Quando integrado em aplicativos, a IA (Inteligência Arificial) fornece as multi-experiências (chatbots, predições de Inteligênia Artificial, AR(Realidade Aumentado) e VR(Realidade Virtual), Inteligencia Artificial para voz e mais) que atraem, aterrissam, ajudam e retêm clientes e usuários. A exploração dos dados do IoT (Internet das coisas) permite análises e tomadas de decisão em tempo real com base em centenas de milhares de pontos de dados. O desafio é encontrar ou treinar desenvolvedores e cientistas de dados que possam fornecer aplicativos e sistemas inteligentes que não só fazem o seu negócio crescer, mas também proporcionam um ROI real.

Ao olhar para todas as manchetes que gritam sobre uma falta de desenvolvedores de full-stack, IA e IoT, você provavelmente sente uma dor real. Como você conseguirá seus aplicativos inteligentes e multi-experiências quando todas as chances parecem estar contra você?

 

Desafios do CIO em 2020: Três problemas, uma resposta

Low-code é a resposta a todas as perguntas que eu fiz. Ele permite criar aplicações completas visualmente, usando uma interface de arrastar e soltar em vez de escrever milhares de linhas de código complexo. Considere-o uma oferta de compra-um-ganhe-duas.

Low-code pode reduzir a falta de dívida técnica para que seja administrável e quase inexistente. Além disso, os desenvolvedores podem construir mais rápido, o que aumenta a produtividade e a eficiência. Não importa o que é necessário para alcançar agilidade na empresa e vantagem competitiva, você pode usar o low-code sem inflar seus gastos de TI e talento ou fazer com que seu CFO tenha um ataque cardíaco. Quanto a aproveitar as últimas tendências para entregar os aplicativos e as multiexperiências que compõem a sua estratégia de desenvolvimento de aplicativos, o low-code também trata disso.

Quer conhecer  as vantagens e os desafios dos atuais líderes de plataformas low-code? Clique aqui!

E-book Plataformas Low-Code

____________________________________________________________________

Tem interesse em saber mais sobre low-code? Clique aqui para ter acesso ao vídeo exclusivo.

____________________________________________________________________

A Prox é uma Consultoria de TI Independente, parceira e cliente da Outsystems.

Leia o artigo original no blog da Outsystems.

____________________________________________________________________

Prox is an IT independent consultant company, partner and client of  Outsystems.

Read the original article at Outsystems’ blog.

____________________________________________________________________

Renato Souza
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]