8 nov

Diagrama de Pareto, como é chamado, é um gráfico de colunas utilizado para otimização de trabalho numa empresa, baseado numa divisão básica de atividades prioritárias para se executar no dia ou para melhor resolução dos processos internos. Para entender melhor sobre esse item que irá te ajudar na gestão de tempo da sua empresa, acompanhe e aprenda ainda mais sobre!

Confira!

 

O que é Pareto?

 

 

O diagrama de Pareto é um sistema gráfico, com colunas indicativas para alinhamento de qualidade e tempo dentro de um setor, onde se ordena frequências de ocorrências, em ordem decrescente, permitindo que você priorize problemas de maior necessidade. Em seu princípio básico criado segue que, 80% das consequências são originadas de 20% das causas, ou seja, muitos problemas de menor importância são, considerados diante de outros, mais graves.

 

 

Então sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas maiores, o que possibilita a priorização de esforços sobre eles. Porém, seu objetivo inicial não é o de identificar causas.

 

 

Esse estudo de gestão de qualidade foi criado pelo francês Joseph Moses Juran, em homenagem aos estudos do economista italiano Vilfredo Pareto, que no início do século XIX percebeu com base nos estudos que 80% da riqueza mundial produzida, ficava concentrada nas mãos de 20% da população apenas.

 

 

O princípio de Pareto diz na sua base de estudos, que existe um desequilíbrio entre as causas e seus efeitos, esforços e resultados, ações e objetivos. Considerando assim que, um menor número de ações pode fazer com que haja a maior parte dos resultados, e vice e versa.

 

 

E exatamente com essa base de estudos que Joseph construiu um sistema que poderia formar uma identificação rápida, fácil e visual, dos problemas gerais divididos pelo número de ocorrências. Essa mesma conclusão foi depois constatada em outras situações, além da base de produtividade e lucro, sendo estabelecida a relação que ficou conhecida como Princípio de Pareto ou a relação 80/20.

 

 

Estabeleceu assim, um método que permite classificar as ocorrências, identificando os poucos problemas que são vitais, e os diferenciando dos muitos que são triviais.

 

 

Para que serve o Diagrama de Pareto?

 

 

O diagrama de Pareto funciona como um recurso gráfico que é utilizado para ordenar os problemas por ordem de números de ocorrências, podendo assim você priorizar os esforços. Como diferencial, é que ele permite uma visualização e identificação dos problemas ou das causas que são mais importantes, de forma mais simples, visual e intuitiva.

 


Pode-se dizer que por meio dele é possível entender a relação entre as causas e os efeitos de problemas de um determinado setor ou processo empresarial, tornando fácil a compreensão dos problemas que realmente são reais.

 


Na definição básica de listar quais são as possíveis causas raiz dos problemas e identificar aquelas que podem causar um maior impacto sobre a operação do negócio, tanto em relação a sua eficiência como a sua eficácia.

 


Essa definição deve ser exata de qual processo vai ser medido no diagrama, e a partir disso quais dados serão classificados para a visualização em grade dos problemas. Tudo isso pode ser feito em papel, ou na forma mais eficaz, rápida e sustentável no computador por um programa ou numa tabela básica de Excel, por exemplo.

 


A partir da definição de dados que serão considerados, você consegue construir o diagrama, e visualizar com a base total de problemas, quais processos demandam maior tempo e maior número de erros. E com isso, será mais fácil identificar qual será a melhor estratégia que deverá ser aplicada nessa situação.

 


Porém como tudo nessa vida, existem softwares de gerenciamento de melhorias que utilizam o princípio para o direcionamento de ações.

 

 

Importância do Pareto para uma empresa: 

 

 

Ele pode ser utilizado como melhoria dos processos em todas as empresas, das menores até as maiores. E a partir dessa aplicação, o diagrama de Pareto fornece dados suficientes para que você gestor consiga focar a maior parcela de seus esforços na sua resolução, fazendo com que o problema que ocasiona a maior parte dos danos ao seu negócio seja sanado.

 


Também considerando que esse mesmo princípio não é exclusivo da economia, uma vez que ele pode ser aplicado em diversos aspectos e áreas de um negócio. Então assim você vê que é possível aplicar o conceito do diagrama em muitos aspectos empresariais.

 


Eles facilitam a organização dos dados, e assim fornecendo uma apresentação dos mesmos conforme uma prioridade ou importância que foi previamente definida, e permitindo que os recursos sejam melhores utilizados, principalmente, quando eles são limitados.

 

Porém é fundamental que antes de fazer a aplicação do Diagrama de Pareto você tenha um objetivo dentro da empresa, seja esse a eliminação de desperdícios, redução de custos ou outros pontos principais e mais críticos dentro da sua empresa.

 

 

O diagrama também pode ser usado para identificar os melhores clientes, os fornecedores mais importantes, os problemas mais comuns à sua empresa, uma infinidade de fatores que consegue mapear.

 

 

Levando em conta que essas porcentagens podem ser maiores dependendo da concentração de cada tipo de dado colhido, o princípio de divisão sempre será o mesmo:

 

 

  •         80% das reclamações dos clientes vem de 20% de seus produtos ou serviços;
  •         80% do lucro de sua organização provém de 20% de seus produtos ou serviços;
  •      80% dos seus problemas são causados por apenas 20% de defeitos nos sistemas operacionais.

 

Saiba que existem muitos outros benefícios, mas com esses já é possível entender o impacto que a utilização de uma ferramenta que é considerada relativamente simples e pode auxiliar muito na resolução de grandes problemas.

 


A importância de qualquer recurso de gestão pode ser considerada imensurável quando ele é muito bem utilizado pela organização. Assim como o diagrama que é extremamente eficaz ao identificar pequenos problemas que podem crescer e se tornarem críticos, gerando perdas irreparáveis no futuro.

 


Porém você tem que iniciar a aplicação desse princípio já na sua vida, acumulando esforços nos problemas que vão realmente deixar as coisas fluírem para você. A aplicação simples de Pareto na sua empresa vai ser ainda mais eficaz quanto antes você começar.

Ebook - Gestão Financeira - TENHA TOTAL CONTROLE DA GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA - BAIXE AGORA, É GRÁTIS

Renato Souza
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]