Solução para o Sped Fiscal

O Sped Fiscal, uma ferramenta extremamente útil ao setor fiscal das empresas, vem desde 2000 apresentando soluções para integrar as entregas da apuração do ICMS e IPI. A escrituração das NF devem ser devidamente registradas para que a ferramenta funcione como o esperado. E é aí que está a questão chave: você faz as entradas das NF com eficiência?

Existe uma dificuldade em registrar todas as NF emitidas de uma empresa, e apresentá-las à Receita de uma maneira eficiente. Você pode não se lembrar ou nunca ter trabalhado, mas os livros de apuração, há muito utilizado pelas contabilidades, já ficou para trás.

SPED Fiscal e apuração eletrônica

É importantíssimo registrar de forma correta tudo que você recebeu e pagou para a Receita Federal. Claro, ninguém quer cair na malha fina! Porém, a ferramenta que você vai utilizar para fazer este levantamento é fundamental para ter mais efetividade na entrega.

A utilização de um sistema ERP pode fazer a diferença na hora de você registrar todas as Notas Fiscais, desde a forma como você vai acessá-lo e registrar os usuários, até o momento em que você vai emitir o ECF.

A Escrituração Contábil Fiscal valida as informações do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e também valida a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Ou como pode ser chamada internamente na Receita, a EFD (Escrituração Fiscal Digital).

Sistema ERP

O ideal é você possuir um sistema que integre todas as informações necessárias para armazenamento seguro de todas as informações. Ou seja, um sistema ERP. Com a boa utilização deste sistema integrado, você evitará problemas com o Fisco.

Mas não é só este o objetivo. Imagina que para você registrar todas as NF das quais emitiu ou foram emitidas para o seu CNPJ, você irá precisar de uma equipe treinada e qualificada para implementar e analisar as NF de uma forma eficaz.

Com a utilização de um ERP, você evita custos excessivos com treinamentos específicos e o erro humano nos registros manuais das apurações. Além de garantir as informações e, caso tenha erros, conseguir alterar antes de enviar as informações salvas.

Problemas recorrentes

Você que já trabalha com Sped Fiscal provavelmente já se deparou com problemas técnicos para entrega de suas apurações.

  • Notas emitidas e não escrituradas: Este é um problema comum que pudemos observar, e certamente você já pode ter caído nele. O devido registro das NF sem problemas de salvamento, inclusive da plataforma ERP, é importante para eficiência do Sped.
  • Erro de digitação: Estar totalmente atento na hora de digitar as informações é fundamental. Isso pode gerar problemas no Fisco.
  • Problemas técnicos com sua ferramenta: a má funcionalidade de seu sistema ERP pode comprometer todo o seu trabalho! Não é exagero, basta uma falha no seu programa que tudo será perdido.

Solução técnica para o Sped

Em vista de um problema com a sua ferramenta ERP ser potencialmente o mais grave, tenha uma prestadora de serviços que esteja sempre presente e próxima! Caso algum dos problemas acima precisem ser reparados, a sua solução será contar com um profissional técnico.

Já imaginou perder a apuração de um mês, ter problemas com a Receita Federal, podendo inclusive ser autuado com valores altíssimos de multas? Não corra este risco!

Isso trará maior foco à sua equipe, aumento de produtividade agilidade na tomada de decisões e melhor desempenho.

Faça uma consultoria para verificar como você está desenvolvendo sua apuração com a ferramenta, e como poderá otimizá-la! Faça um Raio-X de seu negócio.

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