18 jun

A tecnologia cloud ou nuvem tem mudado muito a forma como consumimos tecnologia, seja em nossa vida pessoal, quando armazenamos fotos e informações em nuvens pessoais, ou nas organizações, quando buscamos aplicar na nuvem soluções que antes eram apenas locais.

Esse é o caso dos ERPs. Muitas dessas plataformas que trazem mais automação e integração aos processos empresariais, atualmente, oferecem a possibilidade de aplicação na nuvem. E isso pode ser muito positivo para seu negócio, contanto que o software escolhido seja capaz de atender essa proposta.

O ERP Protheus é um sistema que pode ser levado para a nuvem, sem sofrer qualquer tipo de dano a suas funcionalidades e, principalmente, com total proteção às informações. Subir esse ambiente ERP para a nuvem pode ser uma ótima opção para quem busca:

  • Segurança de dados
  • Rápida implantação
  • Mobilidade
  • Flexibilidade

Em parceria com a Microsoft Azure, a Prox oferece uma solução robusta: o Prox Cloud by Azure. A Azure é uma plataforma da Microsoft destinada a execução de aplicativos e serviços, baseada nos conceitos de cloud computing, que combina Software como Serviço (SaaS) com Computação em Grade (Grid Computing). Nesse cenário, unimos o melhor dos dois mundos: a agilidade, automação e eficiência do ERP Protheus, à segurança, acessibilidade e liberdade que a nuvem oferece.

 

Para que o ERP Protheus possa ser levado a esse ambiente cloud, existem alguns modelos de negócio que podem ser escolhidos:

  • Contratação do ERP Protheus na nuvem pelo próprio fabricante
  • Contratação de um servidor na nuvem e administração própria
  • Contratação de um servidor na nuvem e administração compartilhada
  • Contratação de serviço de inserção do servidor local em um datacenter (Colocation)

Para saber qual seria o modelo mais adequado para a sua empresa, converse com um consultor Protheus – ele saberá te indicar o melhor caminho.

Descobrir qual dessas opções é ideal para seu negócio é uma tarefa conjunta entre sua organização e o consultor especializado. Analisando suas principais necessidades e desafios, ele poderá ajudar no direcionamento que irá trazer as maiores vantagens ao subir seu ERP Protheus para a nuvem.

E os benefícios são muitos:

  • Total segurança: acesso restrito ao IP do servidor 100% dedicado, com níveis de permissão por usuário.
  • Total disponibilidade: acesso exclusivo a qualquer momento do dia, sem gargalos e lentidão.
  • Alta performance: seu ERP Protheus literalmente voando nas nuvens da Prox.
  • Alta escalabilidade: pronto para escalar quando precisar de mais poder de processamento, memória ou espaço em disco.
  • Maior economia: tenha redução de custos de infraestrutura e manutenção.
  • Maior produtividade: soluções em ambiente teste e de produção com servidores independentes.
  • Infraestrutura on demand: upgrades no seu servidor conforme crescimento e demanda, com baixo investimento e de forma rápida e fácil.

 

Ainda com tantos benefícios, existem alguns pontos que gosto de salientar para aqueles que consideram um ERP em nuvem, em detrimento do ERP local:

  • Investimento recorrente: o ERP em nuvem gera um custo fixo ao longo do tempo em que for usado, ou seja, não se trata apenas de um investimento inicial. Logo, é preciso avaliar o custo-benefício para a sua empresa.
  • É preciso ter um controle maior de acessos para evitar problemas à organização.
  • Em alguns casos, os ERPs podem ter sua interface de acesso do cliente prejudicada, ou seja, com limitações em relação à utilização de periféricos.

Por isso é tão importante que a escolha do seu ERP e da consultoria que irá implementar seu sistema na nuvem seja feita de maneira consciente, a fim de mitigar esses riscos.

Se você gostou da possibilidade oferecida pela Prox, saiba que ainda existem vantagens exclusivas, como detecção e respostas a ameaças de maneira preventiva; backups automáticos e disaster recovery (recuperação de desastres); e máximo controle de acessos.

 

Existem muitas outras coisas que a Prox pode fazer por você! Para saber mais sobre a Prox Cloud by Azure, temos um conteúdo muito bacana aqui. Se preferir, entre em contato conosco para saber mais sobre como nosso time de consultores seniores pode levar seu ERP a outro patamar.

Avatar
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]