Arquitetura corporativa: colocando as necessidades dos clientes em primeiro plano

Eu sempre digo: as empresas que desejam permanecer no mercado cada vez mais competitivo devem se tornar obcecadas pelo cliente.

A era digital e as tecnologias emergentes colocaram os usuários finais no controle de tudo e, caso suas demandas não sejam atendidas, eles irão para o seu concorrente que está a apenas um clique de distância.

Assim, ouvir seus clientes e aprimorar sua experiência se tornou vital para uma empresa de sucesso. E a arquitetura corporativa desempenha um papel fundamental para esse objetivo.

Descubra neste artigo do que se trata a arquitetura corporativa e quais os benefícios da sua adoção para o aprimoramento da experiência do cliente.

O que é arquitetura corporativa?

A arquitetura corporativa pode ser definida como o design holístico de pessoas, processos e tecnologia para executar objetivos estratégicos inspirados digitalmente. Ela faz isso conectando diferentes unidades de negócios para comunicação e colaboração sinérgica, criando uma experiência mais integrada tanto para o cliente quanto para a própria organização.

Tradicionalmente, a arquitetura corporativa sempre serviu a partes interessadas internas de uma organização. Entretanto, com as empresas investindo cada vez mais em produtos digitais, os executivos e líderes de negócios agora dependem fortemente da arquitetura corporativa para envolver os clientes de maneira eficaz e alinhar a experiência do cliente e os recursos de negócios com a TI.

Na verdade, é apenas desenvolvendo as arquiteturas, processos e sistemas corretos que a experiência do cliente de uma organização pode encontrar uma base sólida. Através dessa base, a empresa é capaz de definir comportamentos, incentivos e processos operacionais, gerando uma nova cultura de centralização no cliente.

A realidade é que cada interação negativa que uma empresa tem com seu cliente, por meio de qualquer canal, expõe as falhas arquitetônicas da organização.

Em tempos de pandemia, o desafio se tornou ainda maior e marcou um momento de definição para o potencial das práticas de arquitetura corporativa. Por meio dessas práticas, os arquitetos corporativos foram capazes de ajudar os líderes empresariais a compreender os impactos da pandemia em seus negócios e a realizar mudanças que concretizem os objetivos estratégicos no cenário atual e futuro.

Assim, não é à toa que, segundo a Gartner, 76% das organizações estão iniciando, reiniciando ou renovando suas práticas de arquitetura corporativa.

Os benefícios da Arquitetura Corporativa para o seu negócio

Arquitetar sua organização é uma chance de trazer ordem e estrutura ao seu negócio, permitindo que você assuma o controle total de seus ativos e enfrente as crescentes complexidades do ambiente mercadológico.

Dessa forma, ao se dedicar para aprimorar sua arquitetura corporativa, você estará decidindo tornar toda a sua organização mais eficiente. Isso porque ela pode afetar todo o negócio, oferecendo:

  • Uma visão geral estratégica;
  • Redução da complexidade dos processos;
  • Alocação mais eficiente de recursos, reduzindo custos;
  • Nível mais alto de padronização de TI;
  • Ganhos de segurança;
  • Adaptabilidade.

Além disso, focando nos benefícios relacionados à experiência do cliente, a arquitetura corporativa permitirá que sua empresa:

  • Identifique possíveis problemas na jornada do cliente;
  • Determine como resolver os problemas antes que eles se convertam em experiências negativas;
  • Garanta que seus investimentos em TI estejam alinhados com as iniciativas e estratégias de experiência do cliente;
  • Tenha investimentos e processos em tecnologia otimizados em todos os pontos de contato com o cliente;
  • Garanta informações consistentes em todos os canais.

Para colher esses benefícios, as empresas terão que trabalhar para amadurecer suas práticas, afinal, para ser eficaz, a arquitetura corporativa precisa ser consistente.

Muitas vezes, entretanto, esse amadurecimento dependerá da implementação de uma ferramenta ou solução de arquitetura corporativa capaz de compartilhar um conjunto integrado de visões e informações sobre estratégia, recursos de negócios, aplicativos e tecnologias, de forma que as partes interessadas tenham um entendimento completo da empresa.

Porém, a criação de uma estratégia de arquitetura corporativa não é um processo linear e não termina depois que a ferramenta for implementada. Ela se trata de um processo iterativo que irá mudar e amadurecer conforme a tecnologia evolui e as prioridades dos negócios mudam.

O resultado final

Uma organização é composta por vários componentes, e manter o equilíbrio e sinergia entre eles não é uma tarefa fácil.

Mas, utilizando a abordagem certa e a arquitetura corporativa, sua empresa será capaz de atender aos objetivos dos negócios e trazer as necessidades do cliente para o primeiro plano, onde podem ser vistas, compreendidas e postas em prática.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Especialistas em Protheus

BlogTotvs Protheus

TI e departamentos juntos pela melhoria – e como especialistas em Protheus podem ajudar 

treinamento Totvs Protheus

BlogTotvs Protheus

Superando o turnover com especialistas em treinamento Totvs Protheus 

Empreendedorismo

Composable ERP: reinvente suas estratégias

Transformação digital

O que você pode construir com low-code?

Transformação digital

Desenvolvimento de aplicativos: por que 6 meses é tempo demais

São 10 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.