Criando um ambiente de inovação no trabalho remoto

Antes mesmo da COVID-19, o trabalho remoto já estava ganhando força como uma ferramenta de recrutamento e retenção de funcionários.

No entanto, ele passou de uma opção desejável a uma parte essencial de como a maioria das empresas opera durante a pandemia.

Uma pesquisa recente realizada pela Gartner com 317 CFOs e líderes financeiros revelou que 74% das empresas planejam transferir alguns funcionários para o trabalho remoto de forma permanente.

Isso mostra que muitos líderes empresariais estão agora repensando as estratégias operacionais e de força de trabalho, incluindo a quantidade de espaço físico necessário.

Parte desse desejo de mudança está relacionada à produtividade do trabalho remoto, grande benefício notado tanto pelos líderes quanto pelos próprios funcionários das organizações.

Entretanto, a falta de espaços de trabalho físico e a consequente falta de interações espontâneas, que muitas vezes geram novas ideias, deixa as empresas com um grande desafio: como inovar em um ambiente de trabalho remoto?

Sim, o trabalho remoto tem seus benefícios, como flexibilidade, produtividade e a clara vantagem de não precisar se deslocar para chegar ao escritório.

No entanto, algumas empresas sentem falta de uma série de benefícios do trabalho presencial, como a interação que é capaz de promover confiança entre os colaboradores e incentivar a inovação.

Este desafio pode ser superado com a implantação de uma série de ações adaptadas às necessidades e cultura da sua empresa.

Superando os desafios da inovação

inovação

O isolamento social causado pela pandemia da COVID-19 estimulou a adoção de novas tecnologias que auxiliam na realização de tarefas colaborativas para equipes que trabalham de forma remota.

Essas tecnologias podem ajudar a compensar os efeitos parcialmente negativos sobre a inovação enquanto os funcionários trabalham remotamente.

Juntamente com as tecnologias, algumas ações podem ser implementadas para incentivar a geração de novas ideias.

Confira abaixo algumas dessas ações.

Escolha e limite seus canais de comunicação

Primeiramente, é importante concentrar toda a equipe em uma gama limitada de ferramentas de comunicação.

Essas ferramentas facilitarão não apenas a comunicação ágil, mas também irão ajudar a manter a eficiência da equipe e a manter o foco e o progresso nos projetos.

Compreenda os fatores que impulsionam a inovação

Entender os motores da inovação é essencial.

Cada líder precisa ser totalmente informado sobre o processo geral da inovação e, principalmente, precisa compreender os fatores que contribuem para o aumento da inovação entre os trabalhadores remotos.

Geralmente, problemas que os líderes enfrentam no dia-a-dia, como necessidades dos clientes, mercado voláteis, resultados incertos e soluções alternativas são as principais fontes de inovação.

Faça todos apoiarem a inovação

Estabelecer metas é essencial para o sucesso de qualquer projeto e de qualquer área.

Para que todos da empresa estejam completamente comprometidos, as metas individuais e as métricas de desempenho de cada equipe e funcionário devem abranger o aumento da inovação e o esforço dedicado a ela.

Você provavelmente facilitará o alcance dessas metas ao recompensar seu time.

Aliás, é importante que todas novas ideias sejam celebradas e que cada colaborador seja reconhecido pelo seu trabalho.

Dê mais visibilidade aos problemas, oportunidades e ideias

Como já dizia o ditado, “a necessidade é a mãe da invenção”.

Dessa forma, é essencial desenvolver processos que garantam que todos os funcionários fiquem cientes das principais necessidades que a empresa está enfrentando.

Com essa informação, os colaboradores saberão em que áreas devem concentrar seus esforços inovadores.

É crucial a criação e utilização de canais pelos quais problemas e soluções potenciais possam ser compartilhados e discutidos de forma remota.

Ofereça mais tempo para reflexão

Trabalhar em casa acaba oferecendo uma série de distrações associadas ao trabalho doméstico, fazendo com que muitos funcionários fiquem sem tempo para refletir.

Assim, é importante que os funcionários tenham em mente que é preciso separar um tempo para os trabalhos domésticos, para que estes não entrem em conflito com as atividades destinadas à empresa.

Os líderes acabam assumindo um grande papel nesse sentido, e podem sugerir que cada colaborador tenha um tempo destinado especificamente para pensar em soluções inovadoras para o negócio e em ações de prevenção de problemas.

Confie em seus funcionários

Se você quer tirar alguma lição deste artigo, aqui está: inovação requer confiança.

Nenhum dos seus colaboradores fará o melhor trabalho para a empresa se não sentir que você confia neles.

O trabalho remoto, com horários flexíveis (mas com cumprimento de prazos) permite a autonomia.

Faça seus funcionários se sentirem parte da empresa, compreendendo a importância que cada um tem para o sucesso da organização.

Minimize as barreiras para a implementação

Obviamente, uma ideia por si só não causará um impacto econômico na empresa – ela precisa ser totalmente implementada.

Dessa forma, os líderes precisam analisar de forma sistemática os principais sucessos e fracassos da inovação para, assim, poder identificar e eliminar as barreiras que surgirem para sua implementação.

Por estarem trabalhando remotamente, os funcionários terão menos chances de estarem cientes dessas barreiras.

Assim, é fundamental programar reuniões periódicas com o objetivo de contornar os possíveis obstáculos.

Adicionando um ingrediente especial

felicidade como ingrediente chave para a inovação

Para que a inovação e a criatividade prosperem, você precisa de uma cultura de trabalho remoto forte e de muito suporte por parte de toda a empresa.

E talvez um dos ingredientes mais importantes para a criatividade seja a felicidade!

Trabalhadores felizes têm menos estresse e são mais propensos a ter mais produtividade e criatividade.

Algumas ações, combinadas com as ferramentas de comunicação adotadas pela empresa, podem ajudar nesse sentido, como:

  • Incentive seus funcionários a realizarem pausas durante o dia para participarem de cafés virtuais;
  • Organize sessões virtuais de ginástica laboral para que toda a equipe trabalhe de forma mais relaxada;
  • Forneça um espaço virtual (como um canal no slack ou reunião no zoom) para que os colaboradores possam conversar sobre os mais diversos assuntos.

E caso queria dicas de como adaptar sua cultura organização para fortalecer a inovação e apoiar a transformação digital da sua empresa, acesse o artigo Cultura Organização: a chave para o sucesso da Transformação Digital.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Especialistas em Protheus

BlogTotvs Protheus

TI e departamentos juntos pela melhoria – e como especialistas em Protheus podem ajudar 

treinamento Totvs Protheus

BlogTotvs Protheus

Superando o turnover com especialistas em treinamento Totvs Protheus 

Empreendedorismo

Composable ERP: reinvente suas estratégias

Empreendedorismo

Arquitetura corporativa: colocando as necessidades dos clientes em primeiro plano

Transformação digital

O que você pode construir com low-code?

São 10 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.