Controle do poder de terceiros no Protheus

Realizar o gerenciamento de mercadorias da sua empresa que estão em poder de terceiros pode ser um grande desafio.

Por isso, o Protheus oferece o Controle do Poder de Terceiros.

As empresas que não possuem esse processo bem estruturado dentro do sistema podem ter diversos problemas fiscais.

O Que é Controle do Poder de Terceiros?

Dizemos que há controle do poder de terceiros quando uma empresa possui itens de estoque de terceiros em seu poder.

O gerenciamento desses itens que estão em poder de terceiros pode ser realizado para a guarda, reparo ou beneficiamento, por exemplo.

Assim, o controle do poder de terceiros basicamente visa controlar as mercadorias que pertencem ao terceiro, mas ficarão temporariamente em poder da sua empresa.

Dentro do ERP Protheus, esse controle é feito através de processos, cadastros e parametrizações.

Ele ajuda a empresa a conhecer seu estoque, tendo conhecimento do que está inserido no estoque e não pertence à empresa, mas sim a terceiros.

Principais problemas e como resolvê-los

Geralmente, as empresas não possuem um processo bem definido para o controle de terceiros.

Dessa forma, elas acabam, por exemplo, fazendo uma venda de produtos quando, na verdade, era para ter sido realizado um envio de uma mercadoria para um terceiro.

Esse processo mal estruturado acaba gerando diversos problemas fiscais, como:

  • erros no pagamento de impostos;
  • emissão errada de Notas;
  • controle problemático da análise fiscal da empresa;
  • erros em documentos como o SPED Fiscal, por exemplo;
  • entre outros.

Para que essa situação seja resolvida de forma definitiva, é preciso que a empresa reavalie todo o processo do controle do poder de terceiros.

Uma vez reavaliado o processo, a empresa poderá ter certeza de que ela não vai ter mais os problemas citados anteriormente.

Além disso, é possível também fazer pequenas customizações como travas ou lembretes para o usuário não cometer erros.

Isso porque o poder de terceiros utiliza o cadastro de TES, que é o tipo de entrada e saída do ERP, e esse cadastro precisa ser realizado de forma correta pelo usuário.

Assim, notamos que pequenas configurações no sistema podem solucionar grandes problemas.

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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