Integração ERP: conheça os benefícios e desafios

Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) auxiliam na transformação, integração e dimensionamento dos negócios e são utilizados por vários setores e empresas dos mais diversos portes e segmentos.

O objetivo principal desses sistemas é automatizar os processos de negócios para torna-los mais eficientes e fornecer melhor visibilidade desses processos.

Mas, embora tenha sido idealizado apenas para automatizar as funções centrais de backoffice, os sistemas ERPs se expandiram para inteligência de negócios.

Dessa forma, eles são capazes de lidar também com funções de front-office, tais como e-commerce, vendas e automação de marketing.

Devido a essa expansão do escopo de funcionalidade do ERP, acaba sendo necessário integra-lo a outras plataformas de negócios.

A integração é uma forma de conectar o ERP a outros sistemas.

Dessa forma, você poderá garantir que as informações consistentes sejam compartilhadas ao mesmo tempo em que ele automatiza os fluxos de trabalho.

De forma resumida, a integração é a conexão de todos os pontos que uma empresa potencializa para inserir, gerenciar, rastrear e gerar dados relevantes.

Quanto maior se torna o seu negócio e quanto mais avançadas se tornam as suas soluções de software, há mais chances de que dados inconsistentes e soluções alternativas façam parte da rotina da empresa.

Nesse sentido, a centralização das informações garantida pela integração do ERP a outras plataformas é essencial para a redução de fluxos de trabalho com potencial ineficiência.

Feita da maneira correta, a integração é indispensável para negócios focados no futuro.

Porém, se for feita de maneira errada, a integração poderá ocasionar no gerenciamento incorreto de dados, vulnerabilidade de segurança e obstáculos de implantação.

Pensando nisso, iremos explorar neste artigo os principais benefícios, armadilhas e desafios da integração ERP.

Benefícios da integração ERP

O ERP integrado possibilita que toda a sua empresa funcione como um todo, não como departamentos separados com agendas separadas.

Listamos abaixo alguns dos principais benefícios associados à integração do sistema ERP e como ele pode influenciar positivamente os resultados de sua empresa.

Dados centralizados

A integração de sistemas ERP com outros aplicativos garante que dados de diferentes aplicativos permaneçam atualizados no ERP.

Ter todos os dados em um local acessível pode melhorar consideravelmente os fluxos de trabalho internos.

Dados centralizados ajudam a facilitar não só os processos de negócios, como também reduz o tempo que os funcionários passam por pessoas de diferentes departamentos para coletar informações necessárias para a conclusão de suas tarefas.

Precisão de operações

A integração ERP automatiza processos de negócios, reduzindo o tempo gasto com a entrada manual de dados.

Com menos envios manuais, a empresa ganha mais confiabilidade nos dados que coleta, o que influencia numa melhor tomada de decisões.

Visualização do fluxo de trabalho

A visualização dos fluxos de trabalho anda de mãos dadas com a centralização dos dados.

Realizar a integração ERP a uma ferramenta como um software de gerenciamento de projetos permite que a equipe saiba qual trabalho está sendo executado por cada membro da equipe.

Isso pode facilitar na solicitação de feedbacks dos colegas de trabalho ou na atribuição de níveis de prioridade de cada tarefa, por exemplo.

Além disso, ter conhecimento das atividades que estão sendo executadas possibilita que os gestores analisem se as atividades em andamento estão alinhadas com os objetivos do negócio.

Conversões de vendas aceleradas

A integração ERP com CRM e comércio eletrônico permite conversões aceleradas nas vendas.

Ou seja, possibilita que mais visitantes do site sejam convertidos em leads e que mais leads sejam convertidos em clientes em um menor intervalo de tempo.

Com essa integração, as informações de leads do CRM fluem imediatamente para o e-commerce, permitindo que os departamentos trabalhem de forma colaborativa para melhor atender as demandas e necessidades dos clientes.

Com os leads sendo processados de forma eficaz e ao mesmo tempo, sua empresa ganhará uma dupla vantagem: maior satisfação do cliente e maior receita de negócios.

Escalabilidade e flexibilidade

A integração ERP permite que as soluções de negócios possam crescer juntamente com sua empresa.

Novos funcionários, bem como novos módulos, podem ser facilmente adicionados ao sistema.

Isso possibilita a expansão de sua base de dados conforme a evolução do negócio.

O software poderá, assim, comportar todas as informações e continuar atendendo aos propósitos de gestão, sem perder a qualidade dos processos e a segurança das informações.

Desafios da integração ERP

Como dissemos, a integração do sistema ERP é altamente benéfica quando realizada da maneira correta, mas ela também traz consigo alguns desafios.

Existem vários motivos pelos quais os sistemas ERP e as integrações falham, seja por uma falha do sistema como um todo ou pela falta de planejamento adequado.

Dessa forma, é essencial que você tenha em mente quais são os desafios potenciais de integração ERP para poder selecionar e adaptar a solução certa para sua empresa.

Manutenção e atualização da integração ERP

Dependendo do método de integração ERP que você utiliza, poderá ser necessário considerar como funcionará sua manutenção e implementação.

Em muitos casos, é preciso atualizar e alterar seu sistema à medida que novos elementos são adicionados ou outros são removidos.

Isso provavelmente acarretará em custos relacionados à atualização do sistema, que é um fator a ser considerado ao selecionar uma abordagem de integração.

Padronização de dados em aplicativos

Diferentes aplicativos fornecem diferentes tipos e formatos de dados.

Dessa forma, é preciso se certificar de que esses diferentes tipos de dados sejam padronizados nos aplicativos.

Além disso, é preciso assegurar que as APIs do ERP e de outros sistemas aceitem a transferência de dados de um para o outro.

Incorporando personalizações

Os negócios estão em constante evolução, exigindo requisitos cada vez mais completos e soluções customizadas de aplicativos.

Porém, a maioria dos aplicativos fornece um conjunto padrão de soluções, e suas respectivas interfaces suportam um conjunto padrão de entrada e saída de dados.

Portanto, é preciso ter certeza de que seu fornecedor ERP se adapte às suas necessidades personalizadas.

Capacitação em integração ERP

Como o ERP é um sistema complexo, é essencial que todos os envolvidos na integração ERP sejam capacitados para realizar esta operação.

Caso não tenha pessoal devidamente capacitado, é recomendável terceirizar este serviço e buscar uma plataforma de integração que atenda todas as necessidades de integração personalizadas do seu negócio.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Especialistas em Protheus

BlogTotvs Protheus

TI e departamentos juntos pela melhoria – e como especialistas em Protheus podem ajudar 

treinamento Totvs Protheus

BlogTotvs Protheus

Superando o turnover com especialistas em treinamento Totvs Protheus 

Empreendedorismo

Composable ERP: reinvente suas estratégias

Empreendedorismo

Arquitetura corporativa: colocando as necessidades dos clientes em primeiro plano

Transformação digital

O que você pode construir com low-code?

São 10 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.