Um sistema ERP funciona como um grande registrador e processador de informações de várias áreas da empresa.
Para que haja a prosperação de um negócio, os gestores precisam ter conhecimento, por exemplo, do fluxo de caixa, do DRE e do balanço patrimonial de suas empresas.
Esses são os principais indicadores de sucesso ou insucesso de um negócio.
Mas para obter esses indicadores de forma correta, é essencial que os dados do ERP estejam também corretos.
Entretanto, o que vemos na prática é que muitas empresas lidam com a falta de confiança dos dados do seu sistema de gestão.
Confira no decorrer deste artigo porquê esse problema acontece e como resolvê-lo.
Motivos para a falta de confiança nos dados do ERP
Um sistema ERP utiliza muitos usuários.
Então são muitas pessoas fazendo manutenção nos dados, registros e processamento das informações.
Quando isso se mistura à falta de parametrizações corretas da tecnologia, a tendência é que sua empresa tenha um grande volume de dados, muito registro e processamento, que acabam não sendo efetuados da maneira correta.
Isso implica que a gestão da empresa terá problemas para realizar tomadas de decisão.
Confiar nos dados do ERP ajuda os gestores a traçar uma estratégia de quais pontos, processos e pessoas eles precisam atuar e ajudar mais com treinamento, capacitação, desenvolvimento e até mesmo entender quais parametrizações o sistema precisa.
Com essa estratégia traçada e aplicada, a empresa terá resultados e indicadores mais confiáveis e de forma muito mais rápida.
Mas normalmente os gestores não sabem no detalhe quais as causas dos problemas.
Ou seja, não sabem se o problema está no sistema, nos processos ou nas pessoas.
Então, como identificar e resolver as falhas?
Contrate uma Consultoria Especializada
Muitas vezes, os problemas que causam a falta de confiança nos dados do ERP são pequenos.
Mesmo assim, há uma dificuldade em se encontrar as possível falhas.
Uma consultoria de ERP pode te ajudar verificando quais processos trazem mais problemas e atuar de forma rápida para resolvê-los.
Ela pode agir em várias áreas das empresas. Ou seja: nos processos, nas pessoas, na tecnologia e até mesmo na gestão, criando uma rotina campeã para que essas falhas deixem de existir.
Na prática, o cliente muitas vezes gera muitos controles paralelos para reconferir algo que já seria possível conferir dentro do próprio ERP.
Mas, por não confiar nos dados, ele acaba entrando num redemoinho…
Não confia nos dados porque não registrou direito e não registra direito porque não confia nos dados…
Assim, a consultoria ajuda a empresa a sair desse redemoinho e a criar uma solução definitiva nas suas rotinas.
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