10 erros que prejudicam a transformação digital do seu negócio

Se sua empresa está passando pelo processo de transformação digital, não há como evitar mudanças.

E, por ser um processo tão dinâmico, não há um manual ou um guia que possa te ajudar a passar por todas as fases dessa transformação.

Embora as mudanças envolvidas possam ser difíceis tanto para as empresas quanto para os indivíduos, evitar essa jornada não é a solução mais adequada.

Ao contrário, passar por esse processo tem sido uma obrigação para aqueles negócios que desejam manter ou alavancar sua vantagem competitiva.

transformação digital

Para isso, é essencial que as empresas reformulem suas propostas de valor e se reposicionem com novos serviços para o mundo digital.

Mas muitas empresas, ao tentar se adaptar a todas essas mudanças, acabam adotando uma série de erros que podem prejudicar o sucesso de sua transformação digital, seja no âmbito da governança, do gerenciamento ou da execução.

Falar sobre esses erros é essencial para que possamos entender como evita-los e como podemos ser mais eficazes ao conduzir todas as mudanças aceleradas exigidas pela transformação digital.

Confira abaixo 10 erros que podem prejudicar seu processo de transformação.

erros da transformação digital

1. Não definir a Transformação Digital

A transformação digital pode ter significados diferentes em diferentes organizações, não existindo uma definição única que possa ser utilizada por todas as empresas.

Assim, cada organização deve definir suas iniciativas de transformação digital, que deve ser incorporada aos objetivos do negócio.

Essas iniciativas não devem focar apenas em projetos de tecnologia, mas devem girar em torno principalmente de questões fundamentais.

Uma dica de ponto inicial para se fazer essa definição é mapear a atual jornada do cliente e verificar quais pontos devem ser melhorados.

A partir daí a estratégia pode começar a ser construída.

Aplicativos e chatbots podem até serem as soluções para os problemas encontrados, mas atente-se para enxergar a tecnologia como um meio para alcançar seus objetivos, não como o objetivo em si.

2. Falta de visão e entendimento unificado

As empresas com falta de visão acabam não obtendo sucesso no processo de transformação digital.

Portanto, é preciso garantir que sua liderança e todas as equipes tenham um entendimento unificado da importância desse processo como um todo.

Todos os colaboradores devem compreender como suas habilidades contribuem para o sucesso do projeto.

Os líderes devem acreditar na digitalização para poderem repassar e reforçar a mensagem de forma consistente para os demais membros da equipe.

equipe alinhada

3. Falta de envolvimento

Velhos hábitos são difíceis de serem deixados para trás, afinal, todos se acostumam com os processos, ferramentas, sistemas e rotinas diárias.

A transformação bem-sucedida de uma organização depende diretamente das pessoas que a mantêm em funcionamento.

Se essas pessoas não puderem se ajustar, sua transformação digital não acontecerá.

O envolvimento é essencial e você deve pensar em mantê-lo como rotina.

Atualizações e notificações sobre tomadas de decisão e expectativas para as próximas semanas podem ajudar.

Considere também capacitar seus funcionários para que eles se familiarizem com as novas ferramentas adotadas.

4. Não redefinir novas funções e habilidades

A transformação digital está mudando tudo em nossas empresas e nós, indivíduos, precisamos acompanhar essas mudanças.

Um dos grandes erros cometidos durante o processo de transformação digital é não examinar a função de cada colaborador para redefinir os papéis que cada um desempenha, a fim de obter a eficiência que o mercado atual exige.

Muitas funções estão sendo remodeladas e você deve se atentar para o fato de que não terá sucesso no mercado de hoje com as habilidades dos cargos de ontem.

5. Não dar atenção aos dados

Muitas empresas contratam ferramentas para coletar grandes quantidades de dados, mas não sabem como utilizá-las ou ainda não sabem o que fazer com esses dados.

Grandes tomadas de decisões devem ser baseadas, além do senso comum e do conhecimento que os executivos possuem do mercado, em dados.

Eles podem definir oportunidades e promover grandes estratégias de negócios.

Os dados são valiosos, só precisam de atenção.

6. Planejar, planejar e planejar

Ao contrário do que você pode imaginar, tornar-se digital não deve ser algo perfeitamente planejado.

A transformação digital exige características como agilidade e adaptabilidade.

O planejamento exacerbado gera grandes discussões sobre pequenos detalhes que acabam atrasando o projeto.

Para combater isso, as empresas precisam entender a importância da adaptabilidade e trabalhar com a equipe de implementação para alcançar algo que realmente funcione para sua organização.

7. Esquecer para quem a empresa está criando valor

O cerne da transformação digital é promover grandes experiências para o cliente.

Porém, um dos maiores erros que as empresas cometem em seus processos de transformação digital é esquecer ou ignorar este objetivo e começar a focar na criação de valor comercial ou monetário.

Então aqui vai um aviso: se seus usuários não entenderem sua empresa e não conseguirem utilizar seus produtos ou serviços, não importa qual é o seu valor comercial – ele não vai durar.

A experiência do cliente e o design que você utiliza em seus produtos e serviços não devem ser negligenciados em nenhuma transformação digital.

8. Cegueira cultural

A cultura organizacional pode ser um dos grandes desafios para escalar a transformação digital.

Se inovação e modernidade não são as palavras de ordem da sua empresa, você precisa redefinir objetivos e crenças a fim de conduzir mudanças culturais e comportamentais.

Os comportamentos que estabelecem uma cultura digital desafiam as estruturas de poder tradicionais, a tomada de decisões e a visão de cooperação entre os funcionários.

Ao adaptar sua cultura organizacional para a era digital, as empresas podem garantir uma vantagem competitiva, saindo na frente daquelas que ainda temem assumir riscos.

9. Querer resultados a curto prazo

A transformação digital não é algo que possa ser feito em um dia ou em poucos meses.

Criar expectativas de alcançar resultados em um prazo muito curto pode desencorajar toda a equipe.

O segredo de uma transformação bem-sucedida é criar uma estratégia firme que guie sua empresa de forma inteligente durante o processo.

Aos poucos sua empresa irá colher grandes resultados.

10. Achar que terminou

A transformação digital é uma jornada sem fim.

Ela é um processo que foi iniciado sem percebermos, desde que a computação foi aplicada pela primeira vez à automação de processos de negócios.

Se pensarmos bem, esse processo jamais será concluído, considerando a rapidez com que novas tecnologias surgem e outras tantas ficam obsoletas.

Se você começou a transformar, continue transformando.

Persista

Como eu disse acima, a transformação digital não é apenas uma opção – é uma necessidade.

Mas, como se costuma dizer, nada de bom vem fácil, e é essencial que você persista para obter sucesso.

Seja implementando a transformação da empresa em grande escala ou alterando departamento por departamento, você terá muito trabalho, mas também terá grandes retornos.

Busque melhorar constantemente e se torne mais rápido e mais eficiente, afinal, seus concorrentes estão fazendo o mesmo.

Veja também: A sua empresa está preparada para a nova era?

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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