6 Exemplos de PWAs bem sucedidos

Os Aplicativos Web Progressivos (PWAs) são aplicativos móveis offline que prometem uma experiência perfeita quando comparados aos seus equivalentes na web.

Você pode vê-los como versões híbridas de sites e aplicativos móveis: são essencialmente páginas web que se comportam como aplicativos móveis, removendo assim o incômodo de enviar seus aplicativos para as lojas de aplicativos.

Os PWAs fornecem um conjunto de características únicas que os tornam muito atraentes tanto para grandes como para pequenas empresas, tais como:

  • Capacidade de resposta: trabalhar em dispositivos de qualquer formato;
  • Independente de conectividade: trabalhe online ou offline;
  • Capacidade de descoberta: os motores de busca podem localizá-los;
  • Aparência e comportamento nativos: proporciona uma experiência nativa sem duplicar esforços de desenvolvimento para operar em diferentes sistemas operacionais e plataformas.

Os PWAs estão ao seu redor

Os PWAs não são uma atividade de nicho.

De fato, os PWAs são usados por algumas das maiores marcas mundiais – incluindo Facebook, Forbes, Gmail, Pinterest, Google Maps, Trivago e Tinder – portanto, é provável que você já os esteja usando, esteja você ciente disso ou não.

Estes aplicativos estão engajando seus usuários como nunca antes – e estão tendo um impacto maciço em seu desempenho de seus negócios.

Dito isto, aqui estão alguns de nossos exemplos favoritos de aplicativos web progressivas:

Exemplos de PWA de sucesso

Pinterest

Apenas um por cento dos visitantes do Pinterest convertidos em instalações de aplicativos para iOS e Android e seu PWA teve um impacto maciço na métrica de desempenho. Com os visitantes passando 40% mais tempo em seu PWA em comparação com o site móvel, a empresa aumentou o envolvimento dos usuários em 60% e a receitas de anúncios em 44%.

Starbucks

O PWA da Starbucks explora os recursos offline do PWA para permitir que seus clientes naveguem pelo menu e informações nutricionais e personalizem seus pedidos sem uma conexão com a Internet. Notavelmente, o PWA exigiu menos de um por cento dos requisitos de armazenamento de seu aplicativo móvel. Desde seu lançamento, a Starbucks tem visto uma duplicação diária de usuários ativos.

Twitter

A grande maioria (80%) dos usuários do Twitter são móveis, portanto, eles precisavam de um aplicativo leve que pudesse fornecer acesso mais rápido e eficiente aos dados de seu aplicativo. A introdução do PWA aumentou as visualizações de páginas por sessão em 65%, os tweets enviados em 75% – e as taxas de retorno de tela foram reduzidas em 20%.

PWAs à moda da OutSystems

A OutSystems tem a missão de remover a complexidade do desenvolvimento de software e, ao mesmo tempo, aumentar sua qualidade. Com isso em mente, no ano passado a empresa ampliou seus recursos de plataforma para permitir que seus clientes distribuíssem seus aplicativos como PWAs por diferentes canais com um único esforço de desenvolvimento.

Pouco mais de um ano após disponibilizar este recurso, vários dos clientes da OutSystems já o estão utilizando para aproveitar os benefícios do PWA. Na verdade, em um ano atípico como 2020, muitos foram os clientes que lançaram os PWA como parte de seus esforços de continuidade de negócios. Aqui estão alguns exemplos:

My Wellbeing

My Wellbeing  é um aplicativo utilizado por empregadores para garantir a segurança de seu pessoal.

Compreender o bem-estar de seus funcionários ajuda as organizações a tomar decisões baseadas na continuidade dos negócios durante situações de emergência.

Este aplicativo móvel pode ser gerado como um PWA ou um aplicativo iOS ou Android e, portanto, pode ser implantado de qualquer forma que faça mais sentido para empresas individuais.

My Wellbeing PWA app
My Wellbeing app

COVID Nirikshak

COVID Nirikshak é apoiada pela OutSystems como uma das 20 ideias que usam sua moderna plataforma de desenvolvimento para enfrentar os desafios relacionados com a pandemia global.

O objetivo do aplicativo, fornecido como um PWA, é fornecer uma maneira fácil de usar e que seja eficiente para a equipe médica da Associação de Planejamento Familiar da Índia examinar com facilidade e segurança os pacientes da COVID-19 antes de entrar numa clínica e ser visto por um médico.

COVID Nirikshak PWA app
COVID Nirikshak app

Life Healthcare

O PWA construído para a Life Healthcare ajuda a garantir que pacientes e funcionários estejam protegidos contra o vírus da COVID-19.

Ele permite que as pessoas verifiquem seus sintomas e monitorem continuamente quaisquer alterações, dá a elas acesso a informações que se encaixam no perfil de risco e oferece orientação sobre como obter o tratamento correto. O vídeo apresenta Alistair Petersen, Chefe de Soluções de Negócios de TI da Life Healthcare, que acredita apaixonadamente no poder da plataforma OutSystems para acelerar o ritmo da transformação digital.

Life Healthcare PWA app
Life Healthcare app

Constellation Mutual

A companhia de seguros de responsabilidade profissional médica Constellation Mutual usou o OutSystems para construir um PWA para agilizar a comunicação, o acompanhamento do tempo e os processos de compensação do programa de apoio entre pares.

Desde o lançamento do novo portal, os consultores de apoio clínico elogiaram sua facilidade de uso e economia de tempo. O novo sistema também eliminou tarefas repetitivas, como redigir manualmente e-mails e mensagens de texto.

Construindo PWAs usando OutSystems

Há uma série de vantagens em usar a moderna plataforma moderna de desenvolvimento da OutSystems para construir PWAs: uma vez criado o aplicativo móvel (usando as ferramentas de desenvolvimento visual rápido e intuitivo), ele pode ser distribuído como um PWA com um único clique e é 100% compatível com o Lighthouse, a ferramenta automatizada de código aberto do Google para medir a qualidade das páginas web.

Para saber mais sobre os benefícios e como implantar aplicativos como PWAs, confira este webinar com a AWS.

Se você é novo na plataforma, você pode experimentar OutSystems gratuitamente – esperamos que você descubra que seu caminho para um PWA é muito mais simples do que você pensa.


A Prox é uma Consultoria de TI Independente, parceira e cliente da Outsystems.

Leia o artigo original no blog da Outsystems.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Especialistas em Protheus

BlogTotvs Protheus

TI e departamentos juntos pela melhoria – e como especialistas em Protheus podem ajudar 

treinamento Totvs Protheus

BlogTotvs Protheus

Superando o turnover com especialistas em treinamento Totvs Protheus 

Empreendedorismo

Composable ERP: reinvente suas estratégias

Empreendedorismo

Arquitetura corporativa: colocando as necessidades dos clientes em primeiro plano

Transformação digital

O que você pode construir com low-code?

São 10 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.