A importância dos APIs de comunicação na Era Digital

Desde a pandemia COVID-19 , executivos de diferentes indústrias foram forçados a fazer mudanças em sua organização para aumentar a velocidade com que são capazes de se adaptar e implementar novas soluções necessárias para retomar os negócios normalmente.

Devido à necessidade de distanciamento social, setores inteiros tiveram que reinventar seus fluxos de trabalho de interação humana ao redor do mundo – seja para clientes que não podem se encontrar pessoalmente com a mesma frequência o para funcionários que não podem ir para o escritório. Isto criou uma enorme necessidade de soluções e comunicações para a força de trabalho remota.

Entretanto, de acordo com o relatório Speed of Change, realizado em 2020, apenas 24% dos líderes e profissionais seniores de TI afirmaram que são capazes de lidar bem com as mudanças.

Além disso, 61% dos entrevistados disseram que levam entre três e seis meses para entregar um aplicativo móvel, 62% quando se trata da web.

Tempo de desenvolvimento de aplicativos (Fonte: Relatório Speed Of Change)

Isso é uma vida inteira em tempos de pandemia.

Como consequência, os serviços de comunicação prontos para uso estão florescendo, mas, como não existem duas organizações iguais, eles ficam aquém das necessidades únicas de cada negócio.

APIs de comunicação em tempos de agilidade necessária

O enigma construir versus comprar é tão antigo que pode ser aplicado a praticamente todos os produtos de software.

Soluções de prateleira dão a velocidade que você precisa para chegar à solução rapidamente, mas na maioria das vezes às custas de segurança, flexibilidade e uma experiência de usuário perfeita.

Por essa razão, várias empresas estão se voltando para plataformas de desenvolvimento de aplicativos modernas, de alta produtividade e baseadas em IA, como a OutSystems.

Estas robustas plataformas de desenvolvimento rápido de aplicativos fornecem as ferramentas necessárias para construir soluções de software completas e atraentes mais rapidamente do que com as ferramentas tradicionais, com a segurança, resiliência e escalabilidade exigidas pelos tempos atuais

 A OutSystems, em particular, também oferece mais de 100 conectores pré-construídos para os aplicativos mais comuns e soluções SaaS, permitindo que você amplie sua tecnologia existente sem retardar sua velocidade.

E na Vonage, a OutSystems está em uma posição ideal.

Eles fornecem comunicações em nuvem via APIs que podem ser facilmente integradas no console OutSystems: os desenvolvedores podem simplesmente arrastar e soltar um componente Vonage em um fluxo de trabalho visual, e voila! – seu fluxo de trabalho agora está habilitado com SMS, mensagens, voz ou vídeo.

A adição das APIs da Vonage permite que você tenha controle total da experiência do usuário e da marca, uma vez que as comunicações são incorporadas a partir de seus fluxos de trabalho: notificações e chamadas via SMS, mensagens sociais, áudio e vídeo.

Três exemplos de inovação rápida

De acordo com uma pesquisa de tratamento de pacientes COVID-19 da Accenture, “Os usuários estão adotando a telemedicina e o envio de mensagens”. O que isso significa para as organizações? Fluxos de trabalho de comunicação.

Embora a Accenture faça referência à saúde, esta não é a única indústria que tenta acomodar usuários com DNA digital.

Os fluxos de trabalho de comunicação podem ser adicionados aos processos de produção em quase todas os setores – saúde, serviços financeiros, seguros, logística, educação e muitos outros – quando a comunicação remota é a forma mais segura e melhor possível para uma organização coordenar uma equipe, fazer uma inspeção, ministrar treinamento, recrutar talentos, notificar os clientes ou alertar o pessoal.

“Organizações com necessidades mais complexas, tais como tele saúde e ensino à distância, exigem segurança e facilidade de uso que só podem ser alcançadas através da incorporação de vídeo na plataforma atual de uma organização” – Zeus Kerravala, Fundador e Analista Principal da ZK Research

Veja aqui três exemplos de inovação rápida em três áreas utilizando os APIs da Vonage em saúde, seguros e logística.

#1 Transformar a jornada do cliente – Saúde

Oferecendo melhor experiência do usuário, gerencia a capacidade com mais flexibilidade e corte custos

Quem – Life Healthcare, um operador hospitalar privado na África do Sul e em 10 países europeus.

Desafio – Como continuar a oferecer consultas médicas aos pacientes em 11 idiomas diferentes na África do Sul durante a pandemia.

Solução – Proporcionar uma capacidade de telemedicina usando os aplicativos Vonage Voice and Video Component e OutSystems.

Resultados:

  • Continuidade do atendimento
  • Melhor experiência do paciente
  • Redução de custos com otimização de capacidade

#2 Habilitar Intervenção Remota – Seguro

A avaliação remota aumenta a segurança e reduz drasticamente o tempo de processamento

Quem – Uma das 5 maiores seguradoras da América do Norte, fornecendo mais de 100 milhões de apólices.

Desafio – Como realizar avaliação e processamento de reivindicações com segurança durante a COVID-19.

Solução – O assistente virtual desta organização é um aplicativo de vídeo que permite que ajustadores de seguros avaliem rapidamente os danos de um veículo, interagindo via vídeo com as instalações de reparos.

Resultados:

  • Melhor Experiência do Cliente CX
  • Encurtando o processamento de reclamações em alguns casos de dias para minutos

#3 Construir Pontes -Transporte e logística

Facilidade de autenticação do usuário e transações para proporcionar transporte seguro

Quem – Grab, um líder regional em transporte, logística e pagamentos na Ásia.

Desafio – Como dimensionar os processos de comunicação e verificação de usuários em uma região onde a infraestrutura da operadora pode não ser confiável.

Solução – um processo de notificação ao cliente e processo de verificação do usuário através de SMS e APIs de voz.

Resultados:

  • Alta confiabilidade
  • Baixa latência
  • Alta capacidade de entrega para aplicativos essenciais aos negócios

Transforme seu negócio com APIs de comunicação

Nestes tempos estranhos, as empresas precisam encontrar maneiras novas e inovadoras de se comunicar e interagir com os clientes e funcionários para garantir os negócios.

As APIs de comunicação da Vonage fornecem exatamente isso: uma maneira de inovar rapidamente na maneira de se comunicar com os clientes e transformar a experiência de seus usuários.

Experimente as APIs da Vonage, disponíveis como componentes no mercado OutSystems Forge, e prepare-se para transformar seus fluxos de trabalho de comunicação digital.

Se você ainda não é um usuário da OutSystems, experimente a edição gratuita da OutSystems.


A Prox é uma Consultoria de TI Independente, parceira e cliente da Outsystems.

Leia o artigo original no blog da Outsystems.

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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