A digitalização está acontecendo em todo o mundo e já faz parte do dia-a-dia de muitas pessoas e empresas.
Ela muda a maneira como vivemos, nos relacionamos e trabalhamos.
Afinal, a transformação digital não engloba em seu conceito apenas tecnologias.
Ela redesenha os modelos de negócios, bem como muda as estruturas e práticas organizacionais.
Conceitos como big data, mobilidade, hiper conectividade e inteligência artificial, por exemplo, já fazem parte do nosso cotidiano.
Eles são resultados de uma crescente demanda por acesso a informações a qualquer hora e em qualquer lugar.
Esse rápido desenvolvimento tecnológico e as consequentes mudanças estruturais e culturais provocam o risco de muitos modelos de negócios serem interrompidos, já que permitem novos modelos e a substituição de antigos canais de distribuição, modificando, assim, a maneira como as pessoas e os negócios interagem.
A mudança das demandas dos clientes e as alterações das expectativas dos funcionários, além de outros fatores (como o aumento pelo desejo de inovação e empreendedorismo e as alterações demográficas globais) estão mudando a natureza dos cargos e os requisitos e habilidades necessários no futuro.
Assim, tudo isso nos atenta para o fato de como esse processo de digitalização transforma de forma significativa a maneira como utilizamos os serviços profissionais.
Principais impactos e tendências para o futuro dos serviços profissionais
O setor de serviços profissionais desempenha um papel fundamental, com empresas auxiliando seus clientes a tomarem decisões estratégicas, a preverem riscos futuros e a permanecerem em conformidade.
Ele é parte significativa da economia em geral, e suas mudanças podem impactar consideravelmente a indústria como um todo.
O impacto das novas tecnologias e da inteligência artificial irão afetar consideravelmente certos segmentos, como contabilidade, auditoria, empresas de consultoria, de capital humano e de advocacia, por exemplo.
Esses segmentos têm apenas uma escolha: serem disruptivos ou serem interrompidos.
As empresas precisam estar preparadas para a transformação digital ou serão deixadas para trás.
• Novas funções e novas habilidades
As novas ferramentas e tecnologias podem transformar a forma como os funcionários colaboram com as empresas.
O poder computacional e as abordagens mais sofisticadas da inteligência artificial poderão substituir o trabalho de descoberta, análise e comparação de informações.
Assim, a tendência é o surgimento de novas funções que se apoiarão no poder analítico das máquinas.
Para essas funções, serão exigidas habilidades em inteligência artificial, ciência de dados e máquina de aprendizado.
O desafio das empresas é adaptar sua cultura para atrair novos talentos e começar, então, a levar em consideração a mentalidade que deseja para a sua próxima geração de funcionários.
• Aumento da concorrência
À medida que novos colaboradores entram no mercado e as estruturas de negócios alternativas passam a ser utilizadas, há um aumento da concorrência.
Como exemplo, temos as empresas de contabilidade tradicionais, que já estão adentrando no mercado jurídico e de consultoria como reposta aos sinais de turbulência do seu principal mercado de auditoria, que tem sofrido uma crescente pressão de preços e disponibilidade.
Além disso, não podemos esquecer também da importância crescente dos concorrentes de mercados emergentes, que passaram a fazer investimentos externos e a promover práticas multidisciplinares, aumentando suas participações no mercado.
• Desregulamentação dos serviços profissionais
A desregulamentação é uma tendência que irá reduzir as restrições em quase todos os aspectos da propriedade dos provedores de serviços, bem como na maneira como eles oferecem seus serviços.
Como consequência, haverá uma abertura no mercado para modelos de negócios inovadores que antes não eram possíveis entrar no mercado devido a restrições regulatórias.
• Mudanças nas expectativas dos clientes
Os clientes já estão mudando seus desejos e a forma como compram e utilizam seus produtos e serviços.
Além de se preocuparem mais com o valor oferecido pelos serviços, eles estão exigindo mais transparência nos preços.
Com tantas opções disponíveis no mercado, é essencial que sua empresa ofereça uma grande experiência ao cliente, ou ele encontrará outras opções alternativas com bastante facilidade.
Transformando a digitalização em uma aliada
Embora à primeira vista esses impactos possam ser considerados negativos para alguns serviços profissionais, o setor deve considerar a digitalização como uma aliada na medida em que permite fornecer conhecimentos de qualidade, além de otimizar ainda mais sua eficiência operacional.
A digitalização torna as empresas capazes de modificar seus serviços, propostas de valor, clientes-alvo e precificação de seus produtos e serviços.
As organizações começaram a se reposicionar com novos serviços para o mundo digital e, para lidar com a concorrência, estão promovendo um ecossistema de parcerias.
Além disso, as empresas que se antecipam nas mudanças são capazes de aumentar sua vantagem competitiva.
Tais mudanças incluem a adoção de uma força de trabalho flexível e de uma cultura ágil, bem como o investimento em infraestrutura digital inteligente que incentiva a produtividade e criatividade dos funcionários.
Aliás, repensar a experiência dos funcionários a fim de oferecer a proposta de valor certa será algo obrigatório para as empresas, que precisarão garantir que seus talentos sejam treinados adequadamente para sustentar altos níveis de engajamento.
Você está pronto para esta jornada?