Os 5 principais benefícios do low-code

Os 5 principais benefícios do low-code é um tópico complicado.

Com mais de 200 fornecedores e plataformas oferecendo várias modalidades de low-code, a lista de benefícios fica realmente longa.

Entretanto, para muitas dessas plataformas, os benefícios podem ser atribuídos a indivíduos ou pequenos grupos que estão tentando resolver um problema específico de negócios.

Mas para ser verdadeiramente valioso, o low-code deve agregar valor aos negócios na forma de aplicativos de nível corporativo que otimizam e digitalizam processos, permitem experiências sem atritos que encantam os usuários e avançam na transformação digital.

Portanto, no processo de classificação dos benefícios do low-code, a primeira coisa que eu fiz foi eliminar os fornecedores de software que não entregam aplicativos corporativos.

Mesmo assim, como uma plataforma de desenvolvimento empresarial de low-code é aplicável a quase todos os casos de uso que a empresa possa oferecer, ainda fica difícil escolher os cinco melhores benefícios.

Na verdade, uma grande empresa de analistas avalia os fornecedores de plataforma de low-code em relação a mais de 190 critérios para determinar quais plataformas oferecem a maior variedade de recursos e benefícios de low-code.

Mas, depois de algumas revisões e considerações, eu cheguei a esta lista.

Se você acha que já conhece os benefícios e quer se aprofundar em alguns detalhes, confira este artigo.

1.  Velocidade

De todos os benefícios do desenvolvimento low-code, a capacidade de acelerar a entrega de novos softwares e aplicativos é o mais importante.

Em uma postagem recente no Forrester, Why You Need To Know About Low-Code, Even If You’re Not Responsible for Software Delivery, John Rymer escreveu que o low-code oferece o potencial de “tornar o desenvolvimento de software até 10 vezes mais rápido do que os métodos tradicionais”.

Aqui estão algumas das capacidades que explicam porque desenvolver aplicativos com low-code é muito mais rápido:

  • A funcionalidade de arrastar e soltar, interfaces de usuário pré-instaladas e modelos para processos de negócio, lógica e modelos de dados permitem o rápido desenvolvimento de aplicativos de full-stack e multiplataforma.
  • APIs e conectores de fácil implementação integram-se a ferramentas de terceiros que os desenvolvedores já utilizam. Portanto, não há perda de tempo precisando aprender como usar outros softwares e aplicativos.
  • A entrega de aplicativos com “um clique” rastreia automaticamente todas as mudanças e lida com scripts de banco de dados e processos de implantação, eliminando muitos processos demorados de implantação e operações.

2. Agilidade

A agilidade empresarial permite que as empresas se adaptem e respondam às mudanças do mercado e às novas oportunidades.

Para isso, utilizam soluções digitais inovadoras que resolvem problemas de negócios.

Ser uma empresa ágil nunca foi tão importante neste tempo em que até mesmo os disruptores foram interrompidos.

O low-code ajuda as empresas a se concentrarem em novas iniciativas digitais causadas por mudanças bruscas de mercado e novas necessidades dos consumidores e clientes.

Como?

A resposta para essa pergunta reside em parte na velocidade de desenvolvimento mencionada no benefício #1 do low-code.

Quando você pode entregar um aplicativo completo em poucas semanas e mudá-lo em apenas alguns minutos, é mais fácil se adaptar rapidamente às condições dinâmicas dos negócios com um software inovador.

Mas é mais do que apenas velocidade.

O low-code permite que você entregue aplicativos em nuvem modernos que se integram com sistemas legados.

Dessa forma, você se torna mais apto a atender às necessidades de mudança dos clientes.

O low-code facilita a integração de todos os tipos de componentes em seus aplicativos.

Assim, seus clientes possam interagir com o seu negócio da forma que desejarem.

O low-code permite que você modernize os sistemas principais, aproveitando a tecnologia geralmente associada à agilidade, como microsserviços, containers, serverless e muito mais.

Imagine tentar fazer tudo isso com a codificação tradicional – quão ágil a TI ou os negócios podem realmente ser?

3. Multiexperiência facilitada

Anteriormente eu mencionei que o low-code fornece o que você precisa para permitir que os clientes interajam com o seu negócio – da maneira deles.

A Gartner chama isso de “multiexperiência”, e é um benefício realmente crítico do “low-code”.

Com o low-code, você começa fornecendo experiências omnicanais brilhantes para os clientes que rivalizam com as dos líderes sem grandes orçamentos e equipes de desenvolvimento caras.

Mas ainda fica melhor.

Mulitexperiência não é sobre os canais, mas sim sobre o usuário

 É a entrega de experiências sem atritos através de múltiplos pontos de contato, e o low-code facilita isso.

Com modelos pré-construídos, refatoração automatizada, e fácil integração de chatbots e IA e muito mais, você pode garantir que todas as formas que os clientes alcancem seu negócio sejam consistentes, e que os clientes possam fazer a transição entre diferentes formas de engajamento e interação sem precisar reaprender ou duplicar etapas.

O low-code acelera o processo e elimina a complexidade de fornecer uma experiência ideal para cada cliente ou usuário todas as vezes.

Você pode aprender mais sobre multi-experiência e low-code neste post do blog da Outsystems (conteúdo em inglês).

4.  Desenvolvimento para todos

Com low-code, todos em uma organização podem colaborar para entregar as melhores soluções, liberando o potencial criativo das equipes de negócios e usuários de TI.

Como o low-code oferece desenvolvimento visual, é possível construir aplicativos sem codificação, o que pode satisfazer as necessidades de novos desenvolvedores ou usuários comerciais com formação técnica.

Mesmo aqueles sem formação técnica, muitas vezes conhecidos como “desenvolvedores cidadãos“, podem usar a funcionalidade e o código pré-construídos para criar aplicativos simples.

Profissionais mais experientes podem optar por aproveitar os módulos de código pré-construídos, modelos de interface do usuário etc., quando quiserem, e passar para a codificação manual quando precisarem construir algo não incluído na biblioteca de design da solução.

Este é um grande atrativo para aqueles que querem economizar tempo em relação à codificação manual tradicional.

5. Governança Automatizada que acaba com a “Shadow TI”

O número cinco entre os cinco maiores benefícios do low-code é a governança automatizada incorporada.

Isso significa que as equipes de TI são capazes de monitorar e controlar todos os projetos com ajuda de um console central que fornece visibilidade da infraestrutura, ambientes, aplicativos, usuários de TI e segurança.

Além disso, os desenvolvedores podem criar e projetar seus aplicativos com segurança, sabendo que ninguém pode quebrá-los.

E é possível até mesmo que mais de um desenvolvedor ou equipe trabalhe no mesmo módulo ao mesmo tempo.

O low-code também dispensa o “shadow TI”.

O termo descreve quando usuários de negócios não autorizados criam aplicativos para usar em seu trabalho diário, mas sem o conhecimento e aprovação do departamento de TI.

O low-code oferece formas de tirar o desenvolvimento furtivo das sombras.

Os usuários corporativos que estão desenvolvendo aplicativos simples com low-code podem seguir as melhores práticas e evitar armadilhas comuns durante o desenvolvimento de aplicativos.

Uma forma única deste tipo de governança é um painel que utiliza IA e analisa métricas de implementação e execução de low-code e recomenda melhorias de desempenho, segurança, arquitetura e experiência do usuário.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!

_________________________________________________________________________________

A Prox é uma Consultoria de TI Independente, parceira e cliente da Outsystems.

Leia o artigo original no blog da Outsystems.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Especialistas em Protheus

BlogTotvs Protheus

TI e departamentos juntos pela melhoria – e como especialistas em Protheus podem ajudar 

treinamento Totvs Protheus

BlogTotvs Protheus

Superando o turnover com especialistas em treinamento Totvs Protheus 

Empreendedorismo

Composable ERP: reinvente suas estratégias

Empreendedorismo

Arquitetura corporativa: colocando as necessidades dos clientes em primeiro plano

Transformação digital

O que você pode construir com low-code?

São 10 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.