Como os CEOs devem enfrentar o desafio da transformação digital

A transformação digital surgiu como uma das questões prioritárias para os CEOs.

Alguns fatores – como se suas empresas podem suportar grandes rupturas tecnológicas, alavancar inteligência artificial e buscar uma nova visão adaptando sua cultura organizacional – tornaram-se determinantes para o sucesso de indústrias de todos os setores.

Promover uma transformação inclui mudanças no modelo de negócios e em modelos operacionais de uma empresa, que precisa se alinhar a uma nova estratégia digital de negócios para, assim, alcançar novos mercados, automatizar as operações e melhor atender às necessidades dos clientes.

As tecnologias avançadas já começaram a impactar a maneira como as pessoas se comunicam, colaboram e interagem com os negócios.

Mas, para avançar rapidamente, as empresas precisam ter clareza do que desejam alcançar e compreender os possíveis obstáculos que têm a enfrentar.

O papel dos CEOs é fundamental para esse processo.

Eles precisam fazer mais do que construir uma equipe inovadora.

Eles devem traçar um plano estratégico baseado em métricas, definindo o que será afetado e como as intervenções impactarão o desempenho e eficiência da empresa.

Além disso, precisam enxergar e promover toda a empresa como uma força coesa para a transformação.

Afinal, embora os esforços de transformação digital devam começar do topo, assumir uma mudança em toda a empresa é um esforço pesado que nenhum executivo pode assumir sozinho.

Entendendo o papel dos CEOs para a Transformação Digital

o papel dos CEOs na transformação digital

A última década passou por um grande aumento em tecnologias digitalmente disruptivas que mudaram para sempre os modelos e processos de negócios e a natureza do trabalho.

Para visualizar isso, pense no impacto que a Internet da Coisas, Big Data, Cloud e Inteligência Artificial tiveram na forma como as empresas operam.

Empresas como Airbnb e Uber, por exemplo, modificaram os setores de hospedagem e transporte, respectivamente.

E os CEOs sentiram fortemente em suas empresas o impacto dessa transformação.

Com tantas mudanças, é preciso que os CEOs pensem sempre no futuro, definindo processos de planejamento que se concentrem primeiro nos clientes.

Hoje, eles precisam de novas abordagens para liderança, planejamento e visão, sendo os principais motores para essas mudanças e se expressando além dos limites da empresa.

Digo “além dos limites da empresa” porque, na verdade, os CEOs são sempre mais visíveis para os stakeholders que interagem com a empresa, sejam eles clientes, fornecedores, parceiros ou distribuidores.

Portanto, transparência e humildade durante a comunicação são essenciais para a função.

Afinal, os clientes, parceiros e demais partes interessadas esperam mensagens abertas e claras – os CEOs precisam promover uma abordagem holística que abranja e incorpore a tecnologia, ouça os clientes com atenção e aplique esse aprendizado e perspectiva às mudanças nos modelos e processos de negócios, mercados, estrutura e cultura.

Além dessas características, os CEOs podem realizar outras práticas durante o processo de transformação digital, como:

Envolver os funcionários

CEOs promovendo diálogo com funcionários

Os CEOs devem se esforçar para tornar os processos estratégicos de suas organizações participativos.

Para isso, eles devem envolver os funcionários, convidando-os a participarem do processo de planejamento para trazer à tona ideias e preocupações e identificar ameaças e oportunidades emergentes.

Além disso, eles devem liderar a construção de equipes compostas por aprendizes e líderes que possam se adaptar à estratégia e adotar processos internos que promovam agilidade.

Reinventar o planejamento e a tomada de decisões

As abordagens tradicionais de planejamento já não funcionam mais.

Dessa forma, velhas práticas de planejamento anual e roteiros para os próximos 5 anos já não são mais recomendadas.

Os CEOs devem, então, investir na revisão contínua da estratégia e implementar mecanismos e ferramentas digitais para reunir inteligência e informações de clientes e concorrentes, sempre apoiando-se nessas informações baseadas em dados para a tomada de decisões.

Alocar fundos e recursos

Não importa se sua empresa é grande ou pequena: custará dinheiro e tempo para transformá-la de forma eficaz; e as equipes precisarão ter acesso a financiamento e recursos, que devem ser devidamente alocados pelo CEO.

Além do financeiro, o pessoal também deverá ser distribuído, sendo papel do CEO liberar pessoas de diferentes departamentos para dedicar todo o seu tempo para o processo de transformação.

Aprender com outras empresas sem esquecer seu próprio DNA

Anteriormente, citei a Airbnb e Uber como empresas que impactaram seus setores, aproveitando a inovação tecnológica e atendendo às novas necessidades dos clientes.

Essas empresas criaram novos modelos operacionais e culturais.

Sim, temos muito aprender com o sucesso desses inovadores.

Porém, é muito mais importante que os CEOs estudem cuidadosamente quais as maneiras de aplicar novas forma de trabalho, novos níveis de atendimento ao cliente e novas plataformas de tecnologia em sua própria organização.

Estar abertos a feedbacks e mudanças de planos

Estratégia e planejamento são requisitos essenciais para a transformação digital.

No entanto, é preciso lembrar que a transformação digital oferece (e até mesmo exige) espaço para correções.

Essas correções podem ser realizadas após a coleta de feedbacks, seja de clientes, parceiros ou dos próprios funcionários.

Os CEOs precisam ser capazes de corrigir o curso de sua estratégia.

Introduzir metodologias ágeis

Equipes ágeis são rápidas, multifuncionais e experimentais.

Embora muitas empresas acreditem que praticam métodos de desenvolvimento ágil, poucas têm a mentalidade, ferramentas e processos certos para responder rapidamente às necessidades de negócios.

Escalar equipes ágeis será uma das prioridades e um dos principais desafios para empresas de todos os portes nos próximos anos.

Pensar nas pessoas em primeiro lugar

À medida que os processos e estratégias amadurecem, as empresas começam a perceber a importância das pessoas, sejam elas clientes, funcionários ou a sociedade como um todo.

Empresas que são centradas no ser humano criam ofertas atraentes para os clientes, ao mesmo tempo em que retêm talentos e são socialmente responsáveis.

Quando as decisões são centradas nas pessoas, as organizações criam um alto valor no mercado, aumentando sua vantagem competitiva e a sustentabilidade do negócio.

Lembre sempre, CEO: as estratégias são um ponto de partida, mas o único fator que pode torna-las bem-sucedidas são as pessoas.

Mergulhe na transformação digital com confiança

Há alguns anos, muitos executivos se questionavam se deveriam embarcar no processo de transformação digital.

Hoje, a questão não é se deveriam transformar, mas como.

Grandes mudanças exigem forte liderança, agilidade e impulso.

Para CEOs que lideram uma transformação digital, nenhum modelo único garante sucesso.

Mas eles podem melhorar as chances modelando a mentalidade e o comportamento desejados, construindo uma equipe forte e comprometida e buscando incessantemente a inovação e o impacto.

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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