Cultura organizacional: a chave para o sucesso da transformação digital

Muito se imagina que quando as empresas pensam nas iniciativas de transformação digital seus maiores desafios consistem na integração de novas ferramentas.

Realmente isso é algo a ser muito bem pensado e deve estar incluído em sua estratégia de transformação digital.

Mas, muitas vezes, lidar com a cultura organizacional representa um problema maior.

Isso porque muitas empresas ainda são resistentes a mudanças, inclusive empresas do setor de Tecnologia da Informação.

Outro equívoco muito comum é pensar que uma empresa tem sua transformação digital apenas atualizando sua tecnologia.

A realidade, no entanto, é que a transformação digital não está apenas ligada a softwares ou adoção de novas ferramentas, mas também se refere à adaptabilidade organizacional.

Afinal, para que acompanhem a mudança impulsionada pela transformação digital, as empresas devem ser ágeis e adaptáveis.

E a cultura organizacional é um elemento chave para o sucesso de qualquer iniciativa digital.

Porém, a mudança na cultura da empresa não acontece da noite para o dia.

Para isso, é necessário muita paciência, estratégia e liderança.

Os líderes devem fazer com que seus funcionários compreendam como suas ações podem apoiar a missão e como a participação deles é importante para o processo.

Ambiente positivo para a inovação

Equipe Alinhada - Cultura Organizacional

A cultura organizacional reflete a maneira como a empresa age, quais seus valores, seu espírito e seus objetivos corporativos.

E a transformação digital requer uma mudança profunda na empresa, exigindo um ambiente favorável para a inovação tecnológica.

O processo da digitalização é progressivo e deve ser efetuado de maneira constante.

Ele deve ser impulsionado pelo desenvolvimento tecnológico e pelas exigências e desejos dos consumidores, que exigem das empresas cada vez mais agilidade e personalização.

Caso não encontre um ambiente favorável, o processo de transformação digital tem poucas chances de se desenvolver.

Assim, garantir que a transformação se alinhe à cultura reduz os desafios e ajuda a evitar obstáculos.

Avaliando sua cultura organizacional

Já falamos dos riscos causados ao ignorar a cultura organizacional como parte do processo de transformação digital.

Mas como saber se a cultura da sua empresa está pronta para apoiar essa jornada?

Confira alguns pontos de reflexão:

  • Apenas os líderes controlam as informações da empresa ou elas são comunicadas a todos os colaboradores?
  • Sua equipe está engajada para desenvolver novas soluções?
  • Suas equipes e departamentos trabalham juntos para impulsionar novas iniciativas ou você só busca aprimorar apenas aquilo que sempre funcionou?
  • Você capacita e incentiva seus funcionários para a tomada de decisões?

Velhos hábitos devem ser abandonados para o sucesso da transformação digital.

A organização deve se mover de forma mais rápida e a comunicação deve ser inclusiva e descomplicada.

A seguir, veja dicas de como adaptar a cultura organizacional à era digital.

Adaptando a cultura organizacional para apoio à transformação digital

O primeiro ponto de atenção quando se pensa na mudança da cultura organizacional são as pessoas.

Afinal, é fundamental que todo o time da empresa, tanto líderes quanto colaboradores em geral, adquira habilidades digitais para enfrentar a transformação digital.

Também é essencial a criação e utilização de espaços onde a equipe promova troca de ideias.

Esse espaço facilita a identificação de pontos fracos da empresa, o que incentiva a inovação, mas não apenas em relação a aspectos tecnológicos.

A partir dos pontos de reflexão mostrados no tópico anterior, pense em como utilizar a cultura para impulsionar sua transformação digital.

Aqui vão algumas dicas:

Compartilhe sua visão e reforce sua mensagem

Um ambiente de antecipação pode levar aos funcionários um certo entusiasmo em relação às possibilidades oferecidas pela transformação digital.

Dessa forma, é necessário que os líderes compartilhem suas visões do que esperam alcançar com esse processo.

Os líderes, aliás, devem acreditar na digitalização – só assim eles poderão repassar a mensagem de forma consistente para os demais membros da equipe.

Eles também precisam apoiar a estratégia e seguir como exemplo aos demais: geralmente são os primeiros a testar novas ferramentas, acompanhar as novidades e medir os resultados.

Capacite seus funcionários

Permitir que seus funcionários participem do processo de tomada de decisão cria uma cultura de empoderamento e confiança.

Assim, é imprescindível que você dê espaço a quem deseja fornecer feedbacks sobre ideias, processos, ferramentas e projetos, a fim de descobrir o que faz ou não faz sentido.

Esse feedback é fundamental para que a digitalização possa ser adaptada às necessidades de cada equipe, para que cada uma delas tenha as ferramentas e processos necessários para acelerar e otimizar seu trabalho.

Una seus departamentos

Todos os membros da equipe, sejam eles desenvolvedores, profissionais do marketing, de finanças ou vendedores, têm seu ponto de contato na jornada do cliente.

Dessa forma, podemos concluir que todos eles são essenciais para o oferecimento de uma grande experiência do cliente.

Remova as barreiras existentes na empresa que impedem a união dos departamentos e certifique-se de que todos os funcionários compreendam sua função para contribuir com o sucesso da transformação digital.

Reconheça seus pontos fortes

Sim, pensar em como fazer melhor e diferente é necessário para planejar sua transformação, porém, você também deve saber quais os pontos fortes da sua cultura.

Reconhecer e ajustar sua transformação com base nas suas forças culturais existentes fará com que qualquer mudança importante que ocorra na empresa se mostre não como uma imposição, mas como uma evolução compartilhada.

Impulsione a transformação com a Cultura Organizacional

Impulsione a Transformação Digital

Deixamos bem claro que a mudança cultural é um fator determinante e essencial para uma transformação digital bem-sucedida.

Os comportamentos que estabelecem uma cultura digital desafiam as estruturas de poder tradicionais, a tomada de decisões e a visão de cooperação entre os funcionários.

Ao adaptar sua cultura organizacional para a era digital, as empresas podem garantir uma vantagem competitiva, saindo na frente daquelas que ainda temem assumir riscos.

Por fim, é preciso lembrar que cada transformação digital é única.

Está enfrentando dificuldades em sua estratégia?

Entre em contato!

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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