Entendendo o custo total de propriedade (TCO)

Imagine que você está comprando um carro no valor de R$ 40.000.

Mas se você parar para pensar bem, não é apenas esse valor que você acaba pagando, correto?

Ao contrário de uma caneta, por exemplo, que você paga uma vez, faz uso e depois joga fora, um carro é necessário manter.

A manutenção, então, inclui a gasolina, troca de óleo, bateria, revisões, além de outros fatores como a depreciação e os juros, caso você tenha financiado.

Este custo é conhecido como Custo Total de Propriedade (TCO), que descreve todos os custos – tanto óbvios como ocultos – que vão para a posse de um determinado objeto ou recurso.

De forma simplificada, o TCO inclui o preço inicial, o uso, a manutenção e a disposição dos ativos.

Seu conceito começou a se popularizar no final dos anos 80 e foi usado para avaliar as compras de hardware e software de computador.

Hoje, qualquer pessoa que esteja considerando fazer uma compra significativa deve considerar realizar a análise do TCO.

Isso é válido tanto para as empresas quanto para os consumidores.

Para os negócios, o custo total de propriedade fornece uma visão geral de quais tipos de produtos a empresa está comprando, o valor que ela recebe como resultado da compra, o custo de uso e a manutenção de um produto a longo prazo.

Assim, o TCO mostra-se extremamente relevante quando você precisa tomar decisões sobre:

  • Orçamento e planejamento
  • Gerenciamento de ciclo de vida de ativos
  • Seleção de fornecedores
  • Decisões de locação X compra
  • Entre outros

Descubra neste artigo a importância do TCO e como os executivos podem utilizá-lo em seu benefício.

Qual a importância do Custo Total de Propriedade (TCO)?

cálculo tco

Como dito acima, o custo total de propriedade é considerado por empresas e indivíduos quando procuram comprar ativos, assim como fazer investimentos em projetos de capital.

Analisar o TCO é uma forma de adotar uma abordagem mais holística que avalia a compra de uma perspectiva ampla.

Ele é bastante significativo para a análise de custo-benefício, um método que a maioria das organizações utiliza para comparar os custos e os benefícios potenciais de qualquer ação ou decisão.

Além disso, os fornecedores podem apresentar estimativas de TCO e comparar seus produtos com os concorrentes para atrair clientes.

Uma empresa que escolhe uma solução com um baixo TCO pode obter vantagens de custo substanciais em implementação, treinamento, manutenção e gerenciamento de sistema e dar a eles o ROI necessário para fazer com que a compra valha a pena.

Em tempos em que a complexidade dos sistemas está aumentando rapidamente e criando uma maior necessidade de gerenciamento e suporte, a análise do TCO passa a ser ainda mais essencial.

Pontuamos abaixo alguns benefícios adicionais de como o TCO pode favorecer o seu negócio:

  • Funciona como uma ferramenta de orientação para otimizar custos diretos ou indiretos;
  • Ao levar os riscos em consideração, o custo total de propriedade ajuda sua empresa a se concentrar mais no crescimento do negócio e a focar em como sobreviver aos concorrentes para aumentar as vendas e o lucro;
  • Melhora o relacionamento com os fornecedores, auxiliando na negociação e permitindo a previsão de custos com precisão e a realização de pedidos com antecedência;
  • Aprimora as práticas de desenvolvimento de negócios, apoiando áreas como vendas, marketing e gerenciamento de projetos para ajudar uma empresa a ser mais lucrativa;
  • Melhora o desempenho financeiro a longo prazo.

Quais custos adicionais estão incluídos no TCO?

O TCO está no centro da aquisição estratégica, e alcançar o retorno sobre o investimento (ROI) ideal é quase impossível sem levá-lo em consideração.

Ele oferece uma visão não apenas da economia imediata com a redução de preços, mas dos custos indiretos de longo prazo que podem transformar a negociação de hoje na “galinha dos ovos de ouro” de amanhã.

Então, além do custo de compra inicial, é preciso adicionar outros custos aos cálculos do TCO, que podem incluir, mas não estão limitados a:

  • Operação e mão de obra
  • Financiamento
  • Garantia
  • Inspeção
  • Treinamento e educação
  • Gerenciamento de riscos
  • Armazenamento
  • Combustível
  • Segurança
  • Impacto ambiental
  • Manutenção (incluindo atualizações, custos de reparo e horas de trabalho perdidas)
  • Custos de reconfiguração
  • Educação do cliente
  • Propriedade intelectual
  • Custos de qualidade
  • Flutuação da moeda

Muito mais do que valores

Realizar a análise do TCO pode não parecer uma tarefa simples, mas com as ferramentas e processos corretos, é mais fácil do que você imagina tornar o TCO uma parte integrante de sua aquisição.

Com sua análise, a gestão da sua empresa torna-se mais eficaz, pois ela fornece caminhos para avaliar o funcionamento da infraestrutura sob uma nova ótica, criando mais oportunidades para o seu negócio.

Fazer a mudança para aquisições orientadas a valor começa com a compreensão do custo total de propriedade.

Ao estabelecer categorias detalhadas para suas despesas e incorporar ferramentas de tecnologia como automação e inteligência artificial, é possível tomar decisões com mais confiança e obter o melhor retorno possível de cada gasto.

Caso queira saber mais sobre TCO, entre em contato com a Prox e fique atento aos novos artigos. Em breve falaremos mais sobre esse assunto.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Especialistas em Protheus

BlogTotvs Protheus

TI e departamentos juntos pela melhoria – e como especialistas em Protheus podem ajudar 

treinamento Totvs Protheus

BlogTotvs Protheus

Superando o turnover com especialistas em treinamento Totvs Protheus 

Empreendedorismo

Composable ERP: reinvente suas estratégias

Empreendedorismo

Arquitetura corporativa: colocando as necessidades dos clientes em primeiro plano

Transformação digital

O que você pode construir com low-code?

São 10 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.