Ter um ERP é suficiente para a transformação digital?

Os líderes empresarias estão cada vez mais buscando automatizar os sistemas, reduzir os custos de manutenção de aplicativos, diminuir a dependência da equipe de TI e reduzir processos de trabalho intensivo.

Eles já perceberam que é preciso construir estratégias para transformar seus negócios digitalmente em busca de benefícios como agilidade, aprimoramento da força de trabalho e oferecimento de uma experiência aprimorada do cliente.

Assim, a Transformação Digital é um assunto que está em pauta nas empresas e seu resultado é necessário para lidar com um ambiente de negócios desafiador e altamente competitivo.

Como o próprio termo sugere, a Transformação Digital é um processo que leva as operações de negócios a uma digitalização.

Além disso, ela não se trata apenas da transformação de uma área específica, mas é uma mudança estrutural no papel da tecnologia nas empresas.

Então o primeiro passo para construir uma estratégia de transformação digital bem-sucedida é entender como a tecnologia evoluiu e de que forma ela pode ser adotada em seu negócio.

Algumas empresas tratam como iniciativa digital a adoção de uma plataforma grande e homogeneizada como os ERPs.

Mas, será que a implementação de um sistema ERP é suficiente para a transformação digital do seu negócio?

Transformação Digital e Implementação ERP

ERP e Transformação Digital

Antes de prosseguir, é preciso lembrar: a transformação digital é um processo contínuo, e não se resume à adoção de um sistema único.

Agora você deve estar se perguntando: “então não preciso implantar um sistema ERP na minha empresa?”.

Bom, não é bem isso…

Um sistema ERP gera sim um grande impacto na transformação digital.

Ele possui recursos capazes de gerar mudanças revolucionárias nos processos operacionais.

Quando se diz que os ERPs estão para morrer, pode acreditar que isso se trata de uma falácia, uma referência talvez aos ERPs monolíticos do passado.

Mas as soluções modernas de ERP são adaptáveis o suficiente para abraçar as inovações e tecnologias disruptivas.

Dessa forma, os ERPs ainda podem e devem sim ser inseridos em sua pilha de tecnologia.

Mas se você deseja uma reengenharia de seus processos e pretende adotar uma abordagem mais ágil, precisa de uma nova estratégia.

Isso porque, apesar de os ERPs fornecerem dados e funções capazes de entregar produtos e serviços aos clientes, são os sistemas de transformação digital que aprimoram a forma como esses produtos e serviços são entregues.

Principais diferenças

Como se sabe, um ERP é constituído por uma série de aplicativos que auxiliam no gerenciamento de processos empresariais.

Dessa forma, a implantação desses sistemas se refere aos processos pelos quais as empresas passam para atualizar e/ou substituir seus sistemas pré-existentes.

Já a transformação digital, como dito anteriormente, se refere a uma transformação mais ampla nos negócios através da adoção e utilização de tecnologias inovadoras, não se resumindo apenas a sistemas ERPs.

Confira abaixo os principais tópicos diferenciais entre transformação digital e implementação ERP.

Gerenciamento de processos de negócios

Quando se trata de implementação ERP, seu principal objetivo é automatizar os processos empresarias existentes, a fim de fornecer aos clientes produtos e serviços mais eficientes.

A transformação digital, entretanto, busca aprimorar o valor comercial das empresas, reprojetando a maneira como elas entregam esses produtos e serviços.

Em outras palavras, os sistemas ERPs automatizam os processos de negócios existentes, enquanto a transformação digital depende de mudanças disruptivas de negócios para melhorar seu valor.

Além disso, a transformação digital está aberta a novos modelos e estratégias de negócios.

Gerenciamento de mudanças organizacionais

O gerenciamento de mudanças organizacionais nas implantações ERP geralmente é focado na capacitação e treinamento da equipe para a execução de atividades e processos a serem realizados a partir do novo software.

Já a transformação digital será responsável por uma grande transformação dos negócios e muitas vezes provoca o remanejamento de pessoas e funções para apoio ao novo modelo de negócios adotado.

Ela exige, portanto, uma verdadeira mudança organizacional nas empresas e, para que essa mudança seja bem-sucedida, é preciso pensar em fortes estratégias para o seu gerenciamento.

Valor comercial e ROI

A adoção e utilização de um sistema ERP podem fornecer para as empresas um forte ROI.

Entretanto, isso só ocorrerá quando os novos processos forem incorporados e bem executados, podendo levar anos para que o retorno seja percebido pela empresa.

Com a transformação digital, por outro lado, o aumento na receita é percebido de forma mais rápida.

Isso se deve principalmente à adoção de tecnologias ágeis para desenvolvimento de softwares que, além de reduzir custos para o desenvolvimento de manutenção de aplicativos, promovem grandes experiências para os clientes.

Tecnologia

Os ERPs são focados na substituição dos tradicionais processos ou sistemas back-office.

Isso inclui o gerenciamento de estoque, vendas, faturamento, controle de produção, planejamento de produtos, entre outros…

Assim, essas operações fazem parte de uma única arquitetura MVC, ou seja, estão em uma única interface de usuário, aplicativo e banco de dados.

Enquanto isso, a transformação digital é constituída por uma série de tecnologias (incluindo um software ERP) para a transformação de modelos de negócios.

Dentre essas tecnologias, podemos citar Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Big Data, Indústria 4.0, etc.

Qual é o melhor para o seu negócio?

Como a maioria das coisas, não há uma resposta única para essa pergunta.

A Prox acredita, no entanto, que o ERP deve caminhar de mãos dadas com a transformação digital.

Entendemos que para manter a vantagem competitiva no mercado atual, é preciso aproveitar a infinidade de avanços tecnológicos para se obter uma melhora nos processos de negócios.

Caso você já tenha um ERP implantado em sua empresa, comece a pensar em estratégias para complementar o seu uso.

Você pode fazer isso agrupando seu sistema com plataformas de gerenciamento de processos mais ágeis e adotando novas metodologias de desenvolvimento de softwares, como o Low-Code.

O Low-Code agrega valor aos negócios na forma de aplicativos de nível corporativo que otimizam e digitalizam processos, além de permitir experiências sem atritos capazes de encantar os usuários e avançar na transformação digital.

Para saber como utilizar e quais os principais benefícios do Low-Code, faça o download gratuito do material “O Guia Completo do Desenvolvimento Low-Code”.

E caso você precise de ajuda para impulsionar sua transformação digital, entre em contato com a Prox.

Nossa equipe irá te auxiliar a encontrar a melhor estratégia de transformação digital para o seu negócio!

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Especialistas em Protheus

BlogTotvs Protheus

TI e departamentos juntos pela melhoria – e como especialistas em Protheus podem ajudar 

treinamento Totvs Protheus

BlogTotvs Protheus

Superando o turnover com especialistas em treinamento Totvs Protheus 

Empreendedorismo

Composable ERP: reinvente suas estratégias

Empreendedorismo

Arquitetura corporativa: colocando as necessidades dos clientes em primeiro plano

Transformação digital

O que você pode construir com low-code?

São 10 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.