Gerenciamento de projetos em cascata ou metodologia ágil?

Embora cada empresa tenha seus próprios conjuntos de processos, produtos e serviços, a maioria delas enfrenta problemas operacionais semelhantes à medida que crescem.

E, em um mundo de transformação digital, onde setores inteiros foram transformados, podemos observar recursos tecnológicos modificando as expectativas dos clientes.

Nessa era de mudanças, o mais importante para as empresas é sua capacidade de adaptação às demandas em evolução.

Por isso, muitas organizações estão implementando metodologias ágeis em seus processos, a fim de se tornarem mais eficientes e funcionais.

Com o sucesso da metodologia ágil em relação ao gerenciamento de projetos de desenvolvimento customizados, não é à toa que muitas empresas estejam a utilizando para a implementação de ERP.

A metodologia ágil ofereceu uma alternativa que reconhece a dificuldade de gerenciar projetos de tecnologia por períodos mais longos em um ambiente de mudanças.

Comparada ao método tradicional “em cascata”, a metodologia ágil é mais rápida e flexível, permitindo a entrega acelerada de valor ao negócio.

Neste artigo, você poderá entender quais as principais diferenças entre o gerenciamento de projetos em cascata e o gerenciamento de projetos ágil, além de descobrir quais os melhores critérios de avaliação para determinar a melhor abordagem para o seu projeto.

gerenciamento de projetos

Gerenciamento de projetos em cascata X Metodologia Ágil

De forma geral, os sistemas ERPs são desenvolvidos através da abordagem em cascata, que se baseia em um método longo, sequencial e linear.

Porém, a metodologia ágil também pode ser utilizada para catalisar o processo de customização em sistemas ERP.

Confira abaixo as principais características dessas duas abordagens.

Gerenciamento de projetos em cascata

gerenciamento de projetos em cascata

O método em cascata é uma técnica tradicional de gerenciamento de projetos que depende da coleta abrangente de requisitos.

Com esses requisitos acordados com o cliente, há o seguimento no projeto e planejamento que, quando concluído, é testado e implementado na produção.

Podemos dizer, então, que essa abordagem requer que as etapas sejam concluídas em uma sequência (como uma cascata) e tenham um procedimento formal de aprovação antes de passar para a próxima etapa.

Normalmente, é somente nos estágios finais do projeto que o cliente entra novamente em ação para avaliar se a implementação teve sucesso e se cumpre com os requisitos anteriormente acordados.

Veja abaixo as principais vantagens e desvantagens na utilização dessa abordagem.

Vantagens

  • Graças ao planejamento meticuloso e ao levantamento de requisitos desde o início, o cliente sabe o que esperar em relação aos custos e ao cronograma estabelecido;
  • Com o escopo do projeto definido com antecedência, o progresso pode ser facilmente medido.

Desvantagens

  • Planos de projeto detalhados e de longo prazo com cronograma único;
  • Gerenciamento de projeto definitivo e rígido;
  • Mudanças nas necessidades de negócios ou requisitos do projeto não são facilmente adaptados, exigindo ajustes significativos no cronograma e no custo geral do projeto;
  • O cliente geralmente se envolve apenas no início e no final do projeto;
  • O teste de aceitação do sistema e do usuário ocorre apenas no final do projeto, portanto, caso erros sejam encontrados, será difícil corrigi-los sem estender o cronograma e o orçamento.

Então, caso sua empresa tenha requisitos claramente definidos e tenha a certeza que não haverá mudanças ao decorrer do projeto, a abordagem em cascata talvez seja a melhor opção.

Mas, se a velocidade das mudanças dos negócios da sua empresa estiver mais rápida do que nunca, talvez seja melhor investir na adoção de uma abordagem ágil.

Metodologia ágil – Uma alternativa adaptável

metodologia ágil

Assim como o gerenciamento de projetos em cascata, a metodologia ágil também é uma técnica que depende da coleta abrangente de requisitos.

Entretanto, esta abordagem divide o plano do projeto em intervalos curtos chamados sprints.

Cada sprint tem um tempo definido e facilita a medição da lista de entregas e tarefas planejadas para aquele período.

Ao final de cada sprint, toda equipe se reúne com o cliente e, juntos, discutem se os requisitos foram alterados e se surgiram problemas que poderão comprometer o tempo de conclusão do projeto.

Essa prática permite que a equipe se adapte de forma mais rápida às mudanças e que os clientes estejam mais envolvidos no projeto.

Um estudo realizado por pesquisadores da Iowa State University descobriu que, de fato, os desenvolvedores que utilizam a metodologia ágil sentiram que os projetos eram mais colaborativos, mais interativos e mais fáceis de controlar.

Confira abaixo as principais vantagens e desvantagens na utilização da metodologia ágil.

Vantagens

  • Os clientes podem revisar e alterar os requisitos após o estágio inicial de planejamento;
  • Por acompanharem o desenvolvimento do projeto mais de perto, os clientes podem acompanhar os resultados com mais frequência;
  • Os erros e bugs podem ser identificados e resolvidos durante cada sprint, permitindo que os ajustes sejam realizados antes do final do projeto;
  • Os clientes trabalham diretamente com a equipe do projeto, tornando o trabalho mais colaborativo;
  • Ao final de cada sprint, é possível priorizar o backlog e reavaliar as tarefas pendentes.

Desvantagens

  • Caso um sprint não for concluído no prazo estipulado, novos sprints podem ser adicionados, aumentando o tempo e o custo do projeto;
  • Alguns profissionais acreditam que os projetos executados a partir de metodologias ágeis são mais bem gerenciados quando a equipe está localizada em um mesmo ambiente. Entretanto, há algumas práticas que podem ser utilizadas para trabalhar com equipes distribuídas.

Escolhendo a melhor metodologia para o seu projeto

Apresentadas as vantagens e desvantagens de cada metodologia, é hora de avaliar qual se encaixa melhor no seu projeto.

Tanto o gerenciamento de projetos em cascata quanto a metodologia ágil são abordagens eficazes para o desenvolvimento e implantação de projetos bem-sucedidos.

A metodologia ágil está ganhando popularidade e adoção e pode ser preferida quando:

  • A flexibilidade do escopo do projeto é necessária;
  • O projeto é complexo e de grande escala;
  • O envolvimento do cliente é uma prioridade;
  • Há necessidade de uma produção mais rápida.

Entretanto, o gerenciamento de projetos em cascata é uma abordagem que foi testada e comprovada ao longo dos anos e é ideal para ser utilizado quando:

  • O escopo, orçamento e cronograma não são flexíveis;
  • O projeto é simples e pequeno;
  • Não há necessidade de avaliação frequente por parte dos clientes;
  • A qualidade do projeto é mais importante do que a velocidade de desenvolvimento.

Cada fornecedor deve realizar uma análise crítica da maneira como implementa os projetos.

Eles devem incentivar seus clientes a enxergar os benefícios ao mesmo tempo em que desafiam uma solução, garantindo que o sistema realmente atenda às suas necessidades de negócios.

Caso reste dúvidas sobre a melhor abordagem para sua implementação, entre em contato com especialistas da Prox.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Especialistas em Protheus

BlogTotvs Protheus

TI e departamentos juntos pela melhoria – e como especialistas em Protheus podem ajudar 

treinamento Totvs Protheus

BlogTotvs Protheus

Superando o turnover com especialistas em treinamento Totvs Protheus 

Empreendedorismo

Composable ERP: reinvente suas estratégias

Empreendedorismo

Arquitetura corporativa: colocando as necessidades dos clientes em primeiro plano

Transformação digital

O que você pode construir com low-code?

São 10 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.