Incluindo uma abordagem ética em sua transformação digital

A transformação digital representa uma resposta para empresas que buscam atender às novas expectativas dos clientes e à força de um mercado ágil.

As novas tecnologias combinadas com modelos operacionais otimizados favorecem a inovação e as respostas ao mercado de uma forma mais rápida e com menos custos.

Mas, conforme essas tecnologias vão modificando a maneira como as empresas operam, as organizações precisam de uma abordagem ética para a era das máquinas inteligentes.

Afinal, para serem consideradas tecnologicamente experientes, as empresas não devem apenas implantar tecnologias.

Elas devem também pensar nas implicações éticas de como seus usuários, clientes e funcionários estão utilizando-as.

A ética digital, aliás, foi listada pela Gartner como uma das 10 principais tendências tecnológicas estratégicas, principalmente devido ao crescente número de violações de dados.

Embora isso pareça óbvio para alguns, poucas são as empresas que desenvolvem desde o início uma abordagem ética para os impactos do uso das tecnologias.

Como resultado, há um crescente número de organizações que se deparam bruscamente com desafios relacionados à privacidade e outras questões éticas que envolvem as tecnologias, levando as empresas a riscos financeiros e de imagem.

Mas, ao implementar práticas digitalmente éticas, as empresas não só terão mais responsabilidade com o uso dos dados, como também estarão mais preparadas para superar as ameaças emergentes como crimes cibernéticos e terão mais controle em suas tomadas de decisão.

aperto de mão

O que é uma abordagem ética nos negócios?

Ao pesquisar o significado da palavra ética no dicionário, encontramos que ela se trata de uma “reunião das normas de valor moral presentes numa pessoa, sociedade ou grupo social”.

Dessa forma, podemos afirmar que a ética é a escolha baseada em princípios entre o certo e o errado.

Ao levar esse conceito para a esfera dos negócios e inserindo-o no contexto de um mercado altamente competitivo, a ética tem se mostrado como um verdadeiro diferencial para as organizações que enxergam seus valores éticos tão importantes quanto a entrega de produtos e serviços.

A ideia de implantar tecnologias de maneira alinhada à uma abordagem ética refere-se a um conjunto de valores que regem o uso de tecnologias como um todo e as maneiras pelas quais a organização implantam essas tecnologias para conduzir a estratégia de negócios.

Assim, à medida que avançam em seus processos de transformação digital, é fundamental que as empresas busquem equilibrar seus imperativos econômicos e éticos.

Isso significa que, enquanto aumentam a eficiência e a produtividade utilizando tecnologias digitais, as empresas também precisam pensar em como minimizar os danos e proteger seus clientes e funcionários.

Para fazer isso, é necessário que as organizações definam quais os objetivos de aplicar tecnologias inteligentes e qual o papel que elas exercem na sociedade.

Ao ter isso em mente, as empresas não estarão apenas entregando produtos e serviços para seus clientes, mas estarão entregando valor.

Isso requer um esforço conjunto entre as partes interessadas dentro de uma organização e exige dos líderes coragem o suficiente para navegar através de uma abordagem ética ao mesmo tempo que fazem a empresa crescer digitalmente.

Os principais princípios éticos para a transformação digital

Conforme as organizações reconhecem seu papel na sociedade e compreendem como as tecnologias apresentam questões éticas, elas devem criar um plano de ação para garantir a manutenção da responsabilidade.

Tal plano de ação deve incluir:

  • Um consenso de responsabilidade compartilhada, envolvendo todas as funções e sendo defendida pelo topo;
  • Projetar novos produtos e serviços através das tecnologias inteligentes com princípios éticos desde o início, com privacidade, segurança e integridade;
  • Criar políticas que garantam aos usuários, clientes e fornecedores que os dados por eles fornecidos estão seguros;
  • Desenvolver uma estrutura de orientação que aborde casos de uso de tecnologia específicos para sua organização e sua cultura;
  • Garantir que a consciência ética, o reconhecimento e as estruturas de tomada de decisão façam parte da cultura organizacional.
segurança de dados promovida pela abordagem ética adotada

Caso sua empresa esteja iniciando no mundo digital, você pode começar a implementar uma abordagem ética dando pequenos passos, criando ou atualizando sua política de privacidade de forma que atenda aos padrões de regulamentação da lei de privacidade de dados.

O fato é que a “tecnologia ética” depende de líderes que a tornem uma prioridade, traçando planos para incluí-la na cultura de suas organizações.

A partir de uma abordagem ética, sua empresa será capaz de lidar com o rápido progresso tecnológico e alcançar um sucesso econômico mais sustentável.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Especialistas em Protheus

BlogTotvs Protheus

TI e departamentos juntos pela melhoria – e como especialistas em Protheus podem ajudar 

treinamento Totvs Protheus

BlogTotvs Protheus

Superando o turnover com especialistas em treinamento Totvs Protheus 

Empreendedorismo

Composable ERP: reinvente suas estratégias

Empreendedorismo

Arquitetura corporativa: colocando as necessidades dos clientes em primeiro plano

Transformação digital

O que você pode construir com low-code?

São 10 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.