KPIs digitais: medindo o sucesso da transformação digital

Sabemos que a transformação digital exige grandes mudanças.

É um processo contínuo e, no mundo atual, toda a empresa precisa começar esse processo em algum momento.

Mas, por ser uma tarefa desafiadora que envolve mudanças na cultura organizacional, nas tecnologias e até mesmo nas habilidades dos funcionários, não é raro conhecermos empresas que falharam em sua estratégia de transformação.

Por isso, uma das primeiras decisões a serem tomadas ao iniciar esse processo é definir como você vai medir seu progresso.

Rastrear e medir resultados de negócios pode até parecer fácil à primeira vista, afinal, todos os negócios usam KPIs.

Mas as métricas de negócios tradicionais não funcionam para medição da transformação digital, e o seu papel, como executivo, é pensar em métricas completamente novas.

Por ser um trabalho muitas vezes desgastante, muitas empresas evitam criar e monitorar essas métricas.

Este fato é evidenciado em uma pesquisa realizada pela Gartner, que revelou que “embora mais CEOs tenham ambições digitais, (…) quase metade deles não tem uma métrica de sucesso de transformação digital”, fazendo com que suas iniciativas estejam condenadas desde o início.

Os indicadores-chave de desempenho digital (KPIs digitais) são uma forma de rastrear o progresso da transformação.

Bons KPIs digitais são simples e são capazes de auxiliar em tomadas de decisão mais eficazes.

Entenda ao longo do artigo o que são KPIs digitais e quais são os melhores KPIs para medir o progresso da sua transformação digital.

O que são KPIs digitais?

KPIs digitais

Os KPIs digitais podem ser definidos como as métricas estabelecidas para avaliar o desempenho de iniciativas de negócios digitais.

De forma resumida, eles podem ajudar uma empresa a identificar o quanto ela progrediu em sua estratégia digital, além de avaliar quão bem ela está melhorando seus resultados.

Diferentemente das empresas tradicionais, que medem seus resultados a partir de dados como lucro líquido, lucro por ação, giro de estoque ou cotas de produção, por exemplo, os KPIS digitais são mais difíceis de serem definidos.

Isso porque cada organização possui um processo de transformação digital próprio, não havendo métricas universais que se apliquem a todas as empresas.

Então, se você pretende ter sucesso na transformação digital, precisa reaprender tudo o que já sabia sobre rastreamento e medição de desempenho.

A própria essência da transformação digital permeia muitos departamentos, sendo crucial centralizar e simplificar as métricas.

Simplificando os KPIs digitais, fica muito mais fácil influenciar os tomadores de decisão, fazendo com que sua estratégia evolua constantemente à medida que você responde aos requisitos dos clientes, às mudanças de tecnologia e às pressões do mercado.

Os KPIs de transformação digital devem estar sempre ligados ao objetivo central e à saúde do negócio.

Com uma estratégia sólida e um objetivo claro, a transformação digital tem o ímpeto de que precisa para decolar.

Medindo o que importa

Ao tentar definir métricas de desempenho chave ou KPIs digitais, muitos líderes acabam procurando listas utilizadas por outras empresas.

Porém, como falado anteriormente, buscar o sucesso através de KPIs utilizados por outras empresas muito provavelmente não será a solução para a sua transformação.

Afinal, os KPIs, para serem significativos e úteis, devem ser específicos para cada setor e para cada organização e suas particularidades.

Antes de tudo, é preciso que você tenha em mente que, além de medir o progresso da sua estratégia digital, você também deve medir o valor que seus projetos de transformação estão entregando.

A Gartner aconselha fazer 5 perguntas básicas antes de criar um KPI digital, são elas:

  • Qual o nosso objetivo?
  • O que está sendo medido?
  • Qual é o nosso resultado comercial ou benefício desejado?
  • Onde estamos agora na jornada?
  • Qual é o nosso ponto de equilíbrio?

Além dessas perguntas, também há outras que você deve fazer no decorrer do progresso, como:

  • Quão rápido as mudanças estão ocorrendo dentro da empresa?
  • Ainda existem barreiras entre os departamentos ou elas foram removidas?
  • Como os novos talentos são gerenciados?
  • O trabalho da equipe está em conformidade com a cultura e os valores da empresa?
  • Os colaboradores se sentem envolvidos e estão em constante crescimento?
  • Os objetivos específicos de cada área estão alinhados com a estratégia geral da empresa?

Uma dica: divida sua estratégia em pequenos projetos com KPIs específicos e capazes de responder às perguntas acima.

Os melhores KPIs da transformação digital

medindo resultados

Existem inúmeras maneiras e métricas para avaliar o sucesso transformação digital do seu negócio.

As empresas, entretanto, geralmente tendem a levar em consideração os indicadores tradicionais como receita, custos e satisfação do cliente.

Mas na transformação digital, é preciso muito mais que isso.

Então, pontuamos abaixo alguns KPIs digitais para você seguir, os quais devem ser facilmente identificáveis e mensuráveis:

Focado na organização

  • Despesas do marketing em canais digitais
  • Nível de autoridade da organização no mercado
  • Nível de maturidade digital
  • ROI dos canais digitais
  • Contribuição e envolvimento dos departamentos da empresa nas iniciativas digitais

Foco no cliente e na gestão de negócios

  • Taxa de aquisição de novos clientes
  • Experiência do usuário aprimorada
  • Velocidade no lançamento de novos produtos no mercado
  • Produtividade (volume ou valor dos produtos vs. tempo e recursos investidos)

Focado na inovação

  • Nível de sucesso das ideias inovadoras
  • Percentual da receita de novos produtos ou serviços lançados
  • Novos aplicativos, tecnologias e soluções inovadoras aplicadas
  • Metodologias inovadoras e adaptação a novas situações ou mercados

Faça sua própria jornada e esteja preparado

Realmente não existe uma fórmula mágica para você seguir e obter sucesso em sua transformação digital, mas os KPIs digitais podem ajudar.

A jornada da transformação digital pode ser emocionante se você trilha um caminho alcançando metas pré-definidas.

Essas métricas devem abranger as funções de negócios afetadas e fornecer uma visão contínua do que está funcionando e do que não está.

Mantenha seus KPIs de transformação digital simples e úteis e embarque nesta jornada.

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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