Melhores práticas para a criação de softwares personalizados

Em artigo passado, falamos sobre os softwares personalizados e seus benefícios para empresas que buscam solucionar problemas específicos dentro de suas organizações.

Para se manterem relevantes, é preciso que os negócios sempre acompanhem as novas tendências do mercado, e certamente os softwares personalizados contribuem para esse objetivo.

Então, se você está procurando obter vantagem competitiva, aumentar a produtividade, criar novos fluxos de receita e agregar mais valor ao seu negócio, o desenvolvimento de softwares personalizados pode ser exatamente o que você precisa.

Porém, sabemos que definir o escopo de um projeto de desenvolvimento de software nem sempre é uma tarefa fácil.

Isso envolve determinar e documentar uma lista de metas, entregas, tarefas, custos e prazos específicos do projeto, a fim de criar um cronograma realista para seus objetivos.

Além disso, definir os requisitos do software ajuda a moldar o produto final e dá uma ideia melhor do status atual de sua organização.

Infelizmente, não existe um “manual” a ser seguido sobre os componentes de desenvolvimento de software ideal.

 Entretanto, existem algumas práticas testadas e comprovadas que fazem os projetos de desenvolvimento de software funcionarem melhor.

Quer você trabalhe de forma independente ou faça parte de uma empresa de desenvolvimento de softwares personalizados, essas dicas o ajudarão a manter seu trabalho simples e sem complicações.

desenvolvimento de softwares personalizados

Defina suas necessidades

O processo de desenvolvimento do software começa analisando as necessidades do seu negócio, definindo seu processo atual, suas expectativas e sua medição de sucesso.

O que você está tentando realizar – impulsionar as vendas, aumentar a eficiência, reduzir custos, criar um novo fluxo de receita ou melhorar a conversão?

As opções são infinitas, entretanto, é preciso focar nas reais necessidades dos seus negócios para não criar ruídos e perder oportunidades.

Dessa forma, para contribuir com o sucesso do software a ser desenvolvido, esclareça o resultado desejado e vincule-o ao processo de desenvolvimento.

Lembre-se, durante todo o ciclo de desenvolvimento, de manter seu objetivo em mente; ele deve estar claro desde o primeiro momento até o final da construção do software.

Desenvolva um plano realista

planejamento de software

Durante o desenvolvimento do projeto a ser realizado juntamente com sua equipe, certifique-se de que seu plano seja realista.

Seja um projeto pequeno com recursos básicos ou um projeto complexo que exija elementos também complexos, é fundamental que você divida seu projeto em marcos realistas, alcançáveis e facilmente gerenciáveis.

Isso é de extrema relevância para manter o projeto no caminho certo e ajudar sua equipe a avaliar o progresso de desenvolvimento.

Cada etapa do desenvolvimento deve ser concluída em um prazo pré-estabelecido, seguindo o valor do orçamento do projeto.

Pense na segurança de seu software

segurança de software

Ao distribuir os softwares para seus funcionários e clientes, as informações confidenciais dentro e fora do firewall corporativos ficam nas mãos dos usuários.

Dessa forma, é imprescindível que a segurança seja incorporada ao aplicativo de software personalizado em cada estágio de ciclo de vida.

A segurança do aplicativo e da infraestrutura deve fazer parte do processo de desenvolvimento de softwares personalizados desde o início do projeto e não deve ser tratada como um acessório adicional.

Realize testes contínuos

Seu software deve ser testado regularmente em ambientes seguros, de forma que você possa garantir que ele seja implementado com segurança em sua empresa ou nas posições necessárias.

Existem alguns tipos de teste padrão que o ajudarão a detectar problemas com seu sistema, incluindo: teste de unidade, de integração, de carga, de segurança, de performance, teste automatizado, de usabilidade e teste móvel.

Seguindo os métodos de teste corretos, você pode terá um software com as seguintes qualidades:

  • Funcionalidade máxima
  • Alta usabilidade
  • Confiabilidade
  • Eficiência aprimorada

Documente tudo

Cada etapa do processo de desenvolvimento também deve ser devidamente documentada.

A documentação, aliás, é um dos graus mais críticos de melhoria e implementação.

Através dela, você irá arquivar quais são os grupos responsáveis por etapas específicas, as datas em que se espera que essas etapas sejam concluídas e as expectativas gerais do projeto.

Além disso, a documentação deve conter:

  • Avaliação adequada do software e um plano para orientá-lo;
  • Escopo para garantir que a equipe não esteja se distanciando dos requisitos;
  • Um plano de implementação indicando quem usará o software e quando o software será utilizado;
  • Informações para que os usuários sejam capazes de extrair qualidade ao máximo dos recursos do software.

Use o desenvolvimento ágil

Desenvolvimento ágil para softwares personalizados

Utilizar a metodologia ágil para o desenvolvimento do software personalizado é uma forma eficaz e produtiva para definir o ritmo certo para o projeto de software.

Através dessa metodologia, serão fornecidos vários pontos de verificação durante o ciclo de desenvolvimento para remover obstáculos, revisar as funcionalidades e promover a comunicação consistente com o cliente.

Ela permite a adoção mais fácil e rápida de alterações sem causar atrasos desnecessários e custos extras no projeto.

Para entender mais sobre a metodologia ágil, clique aqui.

Veja também: Conceitos de Software e sua evolução

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Especialistas em Protheus

BlogTotvs Protheus

TI e departamentos juntos pela melhoria – e como especialistas em Protheus podem ajudar 

treinamento Totvs Protheus

BlogTotvs Protheus

Superando o turnover com especialistas em treinamento Totvs Protheus 

Empreendedorismo

Composable ERP: reinvente suas estratégias

Empreendedorismo

Arquitetura corporativa: colocando as necessidades dos clientes em primeiro plano

Transformação digital

O que você pode construir com low-code?

São 10 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.