O papel do DevOps na corrida da transformação digital

Os softwares em geral são fundamentais para todas as organizações.

Entretanto, a produção de serviços e aplicativos que atendam às necessidades dos clientes vem exigindo processos cada vez mais modernos de desenvolvimento e entrega.

A entrega ágil de software é essencial para que as empresas possam inovar com mais rapidez.

Além disso, ela possibilita que o produto esteja nas mãos dos consumidores mais cedo.

Mas, para isso, é preciso adotar para as equipes de TI corporativas maneiras novas e mais produtivas de se trabalhar.

As equipes de desenvolvimento, aliás, já adotaram mudanças e passaram por várias “transformações” nos últimos anos, desde a abordagem em cascata até a metodologia ágil.

Embora o modelo em cascata tenha sido a principal metodologia de desenvolvimento de software utilizada durante anos por grandes empresas, hoje a metodologia ágil está ganhando força graças à sua flexibilidade, à sua capacidade de resolver problemas de forma mais rápida e à facilidade que ela proporciona para aumentar a colaboração.

Agora muito se fala em DevOps e em sua importância para a Transformação Digital.

Isso porque o DevOps é capaz de promover uma mudança não apenas a nível de desenvolvimento, mas também a nível organizacional.

Ele trata de transformar seu pessoal, seus processos e suas tecnologias, aproximando departamentos, automatizando processos e alinhando toda a sua organização em torno de objetivos comuns.

Entendendo o DevOps e suas principais vantagens

DevOps

O DevOps tem desempenhado um papel essencial nas organizações, atuando desde a identificação de padrões até a descoberta de novos fluxos de receita.

Essa abordagem trata-se de um mashup de desenvolvimento e operações, pois consiste em um conjunto de práticas de desenvolvimento de software que acelera o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas, combinando desenvolvimento de software (Dev) e operações de tecnologia da informação (Ops).

Entretanto, o sucesso de uma transformação DevOps requer uma cultura organizacional que seja colaborativa, experimental e empática com as necessidades dos trabalhadores de TI responsáveis por entrega-la.

Assim, comunicação e colaboração são os pilares do conjunto de práticas DevOps.

Juntamente com a metodologia ágil, ele está redefinindo estratégias de transformação digital de muitas empresas, que estão aproveitando seus benefícios para elevar seus padrões de atendimento ao cliente.

Confira abaixo alguns desses benefícios e como eles ajudam sua empresa a atingir as metas de transformação digital.

Mudando a mentalidade cultural:

Cultura Colaborativa

De forma resumida, o DevOps é um processo que possibilita o desenvolvimento de ideias de negócios, que são implementadas em tempo real e de forma rápida.

Mas ele não se trata apenas de tecnologias.

Os processos modernos de TI exigem essa agilidade e necessita de uma cultura colaborativa que inclina diferentes equipes para os principais objetivos dos negócios.

Essa mentalidade cultural atua como um catalisador para a mudança no funcionamento organizacional.

Unindo pessoas, processos e tecnologia

Ao alinhar pessoas, processos e tecnologias para os mesmos objetivos de negócios, as empresas permitem que a inovação seja introduzida com mais velocidade.

Além disso, essa combinação torna a execução das ideias mais rápida.

Com alinhamento entre essas três áreas e com uma abordagem mais focada, as práticas de DevOps garantem a utilização mais eficaz de recursos e determinam como os processos críticos serão distribuídos entre as equipes.

DevOps promove a automação

DevOps promove a automação

Sabemos que a automação por si só não é uma solução mágica, e a empresas que buscam a transformação digital não devem depender exclusivamente dela para atingir sucesso.

A automação deve ser utilizada de forma inteligente, sendo criada por pessoas e sustentada por processos e pela cultura da empresa.

Entretanto, as práticas de DevOps dependem significativamente da automação para garantir entregas frequentes e oportunas entre as plataformas.

Como resultado, há um aumento da velocidade e agilidade para entrega e alteração de aplicativos ao mesmo tempo em que você pode remover gargalos e substituir tarefas manuais por automação.

Além disso, com ela também é possível identificar padrões de processos, reduzindo as chances de erros que podem ocorrer ao executar tarefas manuais.

Permitindo mudanças contínuas e regulares

Abraçar a transformação digital não é possível se sua empresa não tiver capacitação de processo para aprender, evoluir, desenvolver e mudar continuamente para os cenários de mercado em constante mudança.

Através dos princípios e práticas do DevOps, ele é capaz de facilitar esse ambiente, contribuindo para:

  • a interpretação de feedbacks de interações digitais de forma rápida;
  • a capacidade de produzir mudanças a partir desses feedbacks;
  • a velocidade para apresentar essas mudanças ao mercado.

DevOps torna os clientes mais felizes

Deixar os clientes felizes é o foco de qualquer negócio, não sendo à toa que a experiência do cliente seja o centro da transformação digital.

Dentre outros objetivos, promover a satisfação do cliente é uma prioridade para o DevOps, que oferece pontos que possibilitam esse objetivo, como:

  • Mecanismo de feedback contínuo;
  • Relatórios e monitoramento eficazes;
  • Entrega em tempo reduzido para o mercado;
  • Acompanhamento das mudanças do mercado;
  • Incentivo à inovação.

Esses pontos, além de permitir que as organizações evoluam seus sistemas com mais rapidez e reduzam o desperdício no processo, também melhoram a qualidade geral dos serviços e produtos oferecidos aos clientes, tornando-os mais felizes.

Satisfação dos Clientes

Abraçando novas oportunidades

Com a disrupção digital mudando a dinâmica dos negócios e as expectativas dos clientes, é preciso que as organizações pensem em novas propostas de valor.

Vimos neste artigo que o DevOps desempenha um papel fundamental nesse processo.

Ao encurtar o ciclo de desenvolvimento de software, ele acelera o ritmo de inovação de uma organização e ajuda a ganhar a confiança, lealdade e retenção do cliente.

Entretanto, apenas com paciência e colaboração para equilibrar velocidade e risco, as empresas estarão preparadas para abraçar as novas oportunidades oferecidas pelo digital.

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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