O que está causando atrasos na entrega de seus aplicativos?

Quando esse novo aplicativo será concluído?

Esta pergunta – que os tomadores de decisão de TI ouviram repetidamente de seus CEOs e COOs em 2020 – não vai desaparecer em 2021. Nem os olhos dos executivos seniores estressados que querem que esse novo aplicativo chegue ao mercado ontem em resposta à pressão dos membros do conselho, acionistas ou concorrentes.

Se você costuma defender a velocidade de sua equipe de TI, talvez convenha cavar um pouco mais fundo. Afinal, você precisará encontrar a causa raiz dos atrasos na entrega de aplicativos antes que sua equipe possa adotar metodologias de desenvolvimento rápidas e flexíveis, ferramentas de low-code e outros fluxos de trabalho modernos que podem levar seus aplicativos do conceito à entrega em questão de semanas.

Queremos ajudar sua equipe a trabalhar da maneira mais eficiente possível.

Por isso, polimos nossa bola de cristal, demos uma olhada em 2021, e encontramos algumas tendências importantes.

Você pode usá-las para ajudar a planejar para os próximos 12 meses, descobrir o que está causando atrasos na entrega de seus aplicativos, colocar os aplicativos no mercado mais rapidamente e transformar o rolar de olhos de seus executivos em sorrisos satisfeitos.

A necessidade de velocidade

O ritmo exponencial de crescimento e mudança deixou muitas equipes de TI sem fôlego em 2020.

Pronto para um descanso? Ainda não! Isso porque 2021 promete mais do mesmo.

Eis o que os especialistas dizem que as empresas devem esperar:

  • Trabalhar em casa veio para ficar. Em 2020, a pandemia da COVID-19 obrigou as empresas e seus funcionários a abraçar o trabalho remoto. Em 2021, a maioria das empresas continuará a pedir aos funcionários que trabalhem em casa, mesmo que e quando a pandemia se atenuar. Isso porque as empresas descobriram que o trabalho remoto melhora a produtividade dos funcionários, aumenta a capacidade de atrair e reter os melhores talentos a nível nacional e economiza dinheiro em imóveis comerciais, de acordo com a ZD.net.
  • Os trabalhadores remotos adoram aplicativos. Em 2020, a AppAnnie relatou um aumento de 200% no uso de aplicativos de negócios devido à revolução do home office. E as empresas planejam atender às necessidades de seus trabalhadores. De acordo com uma pesquisa da TechRepublic, 26% dos líderes planejam gastar mais em 2021 em tecnologias remotas que permitem aos funcionários trabalharem em casa de forma produtiva.
  • Os usuários esperam novos aplicativos “pra já”. As empresas perdirão às equipes de TI que entreguem mais aplicativos em 2021, e que o façam ainda mais rapidamente. De acordo com a ZD.net, 50% dos usuários da linha de negócios já estão frustrados com a velocidade com que seus departamentos de TI podem entregar projetos.

Encontrando a causa raiz dos atrasos na entrega de seus aplicativos

Agora que você sabe da intensa pressão que as equipes de TI enfrentarão em 2021, é hora de descobrir o que está realmente causando atrasos na entrega de seus aplicativos.

No ano passado, 2.200 profissionais de TI e líderes seniores de TI nos disseram o quanto suas organizações são adaptáveis diante da interrupção. Suas respostas foram compiladas no relatório The Speed of Change. Ele revelou que apenas 21% dos entrevistados achavam que poderiam vencer seus colegas e concorrentes em velocidade e agilidade.

Os entrevistados também revelaram suas duas principais causas de atrasos na entrega de seus aplicativos:

  • Integração de sistemas legados / falta de APIs
  • Exigências / mudanças confusas

A OutSystems separou os entrevistados em líderes e atrasados, e descobriu que a terceira e a quarta causas mais comuns de atrasos de aplicativo diferiam entre eles.

Os líderes listaram os atrasos que refletiam seu claro foco no usuário final. Os atrasados listaram pontos de dor internos que tornam quase impossível eles se moverem rapidamente.

Como se mover mais rapidamente

Não importa onde sua equipe de TI esteja em sua capacidade de se mover rapidamente, 2021 oferece o tempo mais adequado para fazer a si mesmo – e à sua equipe – algumas perguntas super importantes:

  • O que é esperado da minha equipe de TI em 2021?
  • Com que rapidez podemos entregar aplicativos e soluções?
  • Como nossos prazos de entrega se comparam aos de nossos concorrentes?
  • Que ferramentas e métodos estamos usando para nos tornarmos mais rápidos e melhores?

Separe sua equipe de TI do resto do grupo

Descubra como suas respostas se comparam a outras empresas no relatório The Speed of Change.

Obtenha detalhes sobre o que separa os líderes dos atrasados, descubra seus principais desafios de entrega de aplicativos e aprenda cinco etapas que você pode seguir agora mesmo para se tornar um líder.

Descubra as principais causas para os atrasos na entrega de seus aplicativos - The Speed Of Change

A Prox é uma Consultoria de TI Independente, parceira e cliente da Outsystems.

Leia o artigo original no blog da Outsystems.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Especialistas em Protheus

BlogTotvs Protheus

TI e departamentos juntos pela melhoria – e como especialistas em Protheus podem ajudar 

treinamento Totvs Protheus

BlogTotvs Protheus

Superando o turnover com especialistas em treinamento Totvs Protheus 

Empreendedorismo

Composable ERP: reinvente suas estratégias

Empreendedorismo

Arquitetura corporativa: colocando as necessidades dos clientes em primeiro plano

Transformação digital

O que você pode construir com low-code?

São 10 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.