O que você pode construir com low-code?

Se você está aqui, você provavelmente já ouviu falar de “low-code” antes.

Se você não ouviu, “low-code” é uma abordagem de desenvolvimento de software que abstrai e automatiza as etapas de desenvolvimento de aplicativos para reduzir a complexidade e acelerar a velocidade de desenvolvimento.

À medida que aumenta a pressão sobre a TI para entregar mais e mais rápido, muitas organizações estão se voltando para o desenvolvimento low-code para superar as barreiras impostas pela escassez de desenvolvedores e ferramentas de desenvolvimento tradicionais (você pode ler mais sobre as vantagens do low-code em Os 5 principais benefícios do Low-Code)

 Mas, o que você pode realmente construir com low-code? E quais são seus limites? Isso é o que você vai descobrir neste artigo.

Descubra por que só o Low-Code não é suficiente

Casos de uso de Low-Code

No Quadrante Mágico para Plataformas de Aplicativos Empresariais de Low-Code (LCAP), a Gartner identifica o LCAP como uma tecnologia que trata essencialmente de cinco casos de uso:

  • Apoiar uma estratégia de desenvolvimento cidadão
  • Fornecer aplicativos de TI da unidade de negócios
  • Construir aplicativos de processos de negócios de TI empresarial
  • Desenvolver aplicativos compostos desenvolvidos por equipes de fusão
  • Construir aplicativos SaaS e ISV.

A equipe da OutSystems é uma grande fã dos Quadrantes Mágicos da Gartner, e está sempre animada quando a empresa é nomeada líder no espaço de low-code.

Mas a empresa trabalha com low-code há quase 20 anos – mesmo antes de haver um termo para isso – e o que sua experiência ensinou é que plataformas puras de low-code podem ser adequadas para construir um formulário em cima de um banco de dados ou montar uma simples aplicativo web ou móvel, mas para casos de uso mais complexo, ferramentas puras de low-code são insuficientes.

Por esse motivo, e com base no feedback de clientes nas últimas duas décadas, a OutSystems tem evoluído sua plataforma para garantir que ela atenda às exigências e necessidades da empresa.

Dito isto, em seguida, vou analisar os casos de uso propostos pela Gartner e compartilhar a visão da OutSystems sobre o que você pode fornecer com low-code e quando você deve considerar uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos mais completa e moderna como a OutSystems.

O Low-Code pode apoiar uma estratégia de desenvolvimento cidadão?

Muitas ferramentas de low-code têm recursos no-code incorporados para permitir aos desenvolvedores cidadãos (desenvolvedores não profissionais com pouca ou nenhuma experiência em desenvolvimento de aplicativos) construir aplicativos B2E(Business-to-employee) simples, quase que exclusivamente usando modelos pré-construídos, conectores, APIs e lógica.

Então, será que o low-code apóia uma estratégia de desenvolvimento cidadão? Sim, suporta.

Entretanto, tenha em mente que em seu formato puro de arrastar e soltar, o desenvolvimento cidadão patrocinado exclusivamente por recursos no-code pode levar a um cenário de “shadow TI”, onde você acaba com aplicativos de negócios separados que a TI não conhece e não tem governança sobre eles.

Outro problema é que você pode acabar com uma proliferação de aplicativos, muitos dos quais podem ser duplicados, podendo atrasar o desempenho ou aumentar os custos da nuvem.

Sem este controle, uma violação dos requisitos da organização para controle, documentação, segurança e confiabilidade da organização é uma possibilidade.

Você também pode acabar com uma proliferação de aplicativos que é difícil, senão impossível, de controlar.    

Como uma plataforma de aplicativo moderna é diferente?

Uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos moderna também fornece os recursos visuais de desenvolvimento baseados em modelos associados ao low-code.

A diferença é que os aplicativos que você constrói com uma plataforma de aplicativos moderna como a OutSystems não são aplicativos simples desenvolvidos por alguém que deseja colocar um formulário em cima de uma planilha ou criar um aplicativo de aprovação de férias. Em vez disso, com a OutSystems, você entrega aplicativos corporativos poderosos e portfólios de aplicativos que administram seu negócio e que o tornam único.

Com os recursos de governança e análise de impacto da OutSystems, por exemplo, a TI sabe o que cada aplicativo desenvolvido com a plataforma faz.

Além disso, se a TI quer trabalhar em cima dos aplicativos criados pelos usuários de negócios, a OutSystems fornece as ferramentas necessárias para unir TI e negócios para expandir o projeto.

O Low-Code pode entregar aplicativos para  unidades de negócios móveis e da Web?

No relatório Speed of Change, a maioria dos líderes de TI entrevistados disse que suas equipes de desenvolvimento levaram de 3 a 6 meses para entregar um aplicativo.

Isso é uma vida inteira, e ainda mais na era COVID-19.

A maior proposta de valor do low-code é a velocidade de desenvolvimento que ele proporciona.

Com low-code, as equipes de desenvolvimento podem construir novos aplicativos web e móveis que envolvem dados, lógica de negócios e serviços externos, como os serviços SaaS, em menos de três meses.

O problema surge quando você precisa entregar uma segunda ou terceira versão desse aplicativo.

Ferramentas puramente de low-code ajudam a construir um protótipo ou versão 1 de um aplicativo realmente rápido, mas quando você precisa fazer uma mudança para atender ao feedback do cliente, ou integrar a outro sistema que acabou de surgir, elas não oferecem um caminho fácil.

Pense nisso como correr uma maratona: se você começar sua corrida correndo, você não terá energia suficiente para terminar a corrida. O mesmo vale para as ferramentas de low-code: para dar a você a velocidade para entregar aplicativos super rápido, elas tendem a sacrificar a qualidade do aplicativo.

Como uma plataforma de aplicativo moderna é diferente?

Uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos moderna vai além do low-code para dar a você a capacidade de construir aplicativos não apenas rápidos, mas também adequados e para o futuro.

Além de uma abordagem de desenvolvimento de low-code e desenvolvimento assistido por IA, a plataforma OutSystems também fornece serviços e verificações de segurança para garantir escalabilidade, governança, proteção contra ameaças e conformidade.

Além disso, seus recursos de IA também localizam e resolvem problemas antecipadamente, eliminando erros de projeto e duplicação de esforços e identificando qualquer coisa que precise ser corrigida ou otimizada.

Ao contrário das ferramentas de low-code, a Outsystems foi projetada para ajudar a gerenciar as mudanças e preparar seus aplicativos para o futuro.

Os serviços da plataforma OutSystems, IA e ferramentas visuais permitem a introdução contínua de funcionalidades e recursos. Desta forma, os desenvolvedores podem desenvolver aplicativos tão rapidamente quanto as mudanças nos negócios e as novas tecnologias são introduzidas.

O low-code pode criar aplicativos de processos de negócios de TI corporativos?

O low-code oferece às organizações os recursos necessários para acessar, usar e compartilhar dados, lógica e processos de back-end e, assim, a capacidade de automatizar e alterar processos de negócios, fluxos de trabalho e aplicativos de gerenciamento de casos.

Na verdade, muitos fornecedores de low-code apresentados no Quadrante Mágico LCAP eram originalmente fornecedores tradicionais de software BPM que se reinventavam.

Assim, com low-code você pode realmente construir aplicativos de processos de negócios, mas, para algumas plataformas, se você precisar integrar esses aplicativos a outros sistemas no local, você precisará fazer muita codificação manual.

Além disso, ferramentas puramente de low-code falham na construção de aplicativos mais complexos de nível empresarial, porque você não tem acesso a uma visão completa da arquitetura nem a uma maneira fácil de depurá-los.

Como uma plataforma de aplicativo moderna é diferente?

A OutSystems permite que você projete e gerencie seus processos de negócios e os integre a seus aplicativos usando sua metodologia de Tecnologia de Processos de Negócios.

Além disso, a OutSystems fornece o Architecture Dashboard e o TrueChange para verificar e identificar quaisquer erros de arquitetura. 

O Architecture Dashboard permite que os desenvolvedores e arquitetos visualizem arquiteturas complexas entre portfólios e identifiquem e corrijam problemas, seguindo as melhores práticas e evitando armadilhas comuns.

O mecanismo TrueChange, por outro lado, combina o poder da automação, da IA e das verificações analíticas de erros de arquitetura e dependências para fornecer governança de equipe e arquitetura e monitorar o desempenho em tempo real.

O Low-Code pode desenvolver aplicativos compostos desenvolvidos pela equipe de fusão?

As equipes de fusão são equipes multidisciplinares que reúnem negócios e TI para colaborar em projetos multifuncionais.

Ferramentas visuais como o low-code desempenham um papel crucial na promoção desta colaboração, pois permitem que os empresários sem experiência em codificação aproveitem seu conhecimento no assunto e criem os fluxos de trabalho de aplicativo de que necessitam.

Mas para maximizar o poder das equipes de fusão, a tecnologia utilizada deve não apenas expandir as capacidades dos empresários, mas também garantir que os aplicativos criados por não desenvolvedores sigam as arquiteturas e estruturas padrão para que os desenvolvedores experientes possam ajustá-las e ampliá-las sem qualquer re-arquitetura.

As ferramentas puramente de low-code, que se concentram exclusivamente na simplificação da complexidade do desenvolvimento de aplicativos, carecem desta parte fundamental da equação.

Como uma plataforma de aplicativo moderna é diferente?

Plataformas de aplicativos modernas como a OutSystems dão às equipes de fusão a simplicidade do desenvolvimento de low-code, mas integrada em uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos de full-stack.

Desta forma, a OutSystems dá aos desenvolvedores a capacidade de estender aplicativos que foram iniciados por não desenvolvedores com a expressividade e flexibilidade da codificação tradicional.

Para saber mais sobre as capacidades que uma plataforma deve ter para aproveitar ao máximo sua equipe de fusão, dê uma olhada em 4 recursos de plataformas de desenvolvimento de aplicativos necessários para colaboração multifuncional.

O Low-Code pode construir aplicativos SaaS e ISV?

O Low-Code permite que as equipes de desenvolvimento construam aplicativos SaaS e ISV (Fornecedores de Software Independentes) para mobile e web usando modelos interessantes.

Mas você está limitado aos templates disponíveis.

Se você precisar fazer alguma customização para atender aos padrões de sua marca, você pode não ter sorte.

Portanto, você pode realmente construir aplicativos SaaS e ISV, mas lhe faltará aquele visual perfeito que pode fazer toda a diferença.

Como uma plataforma de aplicativo moderna é diferente?

A estrutura da OutSystems UI, que é parte da plataforma, fornece os blocos de construção necessários para criar aplicativos através da composição de padrões.

Você tem acesso a centenas de padrões de interface do usuário pré-construídos, amostras e modelos de tela com layouts predefinidos, widgets, componentes, estilos e lógica, que você pode adicionar a seus aplicativos OutSystems usando um tipo de editor WYSIWYG (What You See Is What You Get) (O Que Você Vê é o Que Você Tem).

Mas para garantir que você não bata numa parede, a OutSystems também oferece um sistema de design que é normalmente apresentado através de um Live Style Guide.

A OutSystems Live Style Guide oferece aos designers e desenvolvedores um ponto de partida.

Eles podem então aplicar suas diretrizes de marca aos layouts e padrões (ou mesmo criar seus próprios padrões e layouts personalizados a partir do zero usando low-code ou CSS) e construir seu próprio sistema de design.

Este Sistema de Design, ou Live Style Guide personalizado, pode então ser usado como uma biblioteca dinâmica de padrões UX que é disponibilizada para que seus desenvolvedores possam usar em todos os aplicativos e criar experiências exclusivas para sua marca.

OutSystems, a melhor alternativa

Como vimos, ferramentas de low-code são uma ótima maneira de acelerar o desenvolvimento de aplicativos, mas para entregar qualquer coisa após a primeira versão de seu aplicativo, você provavelmente encontrará alguns desafios.

A OutSystems, por outro lado, fornece tudo o que é necessário para criar aplicativos móveis e web corporativos modernos e multiplataforma com recursos que complementam as estruturas de equipe existentes.

Os casos mais comuns de uso de OutSystems incluem:

Quer ver com seus próprios olhos? Assine a edição gratuita da OutSystems e experimente.

[contact-form-7 id=”4629″ title=”Formulário de Postagem”]


A Prox é uma Consultoria de TI Independente, parceira e cliente da Outsystems.

Leia o artigo original no blog da Outsystems.


Prox is an IT independent consultant company, partner and client of  Outsystems.

Read the original article at Outsystems’ blog.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Especialistas em Protheus

BlogTotvs Protheus

TI e departamentos juntos pela melhoria – e como especialistas em Protheus podem ajudar 

treinamento Totvs Protheus

BlogTotvs Protheus

Superando o turnover com especialistas em treinamento Totvs Protheus 

Empreendedorismo

Composable ERP: reinvente suas estratégias

Empreendedorismo

Arquitetura corporativa: colocando as necessidades dos clientes em primeiro plano

Transformação digital

Desenvolvimento de aplicativos: por que 6 meses é tempo demais

São 10 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.