Quando a OutSystems é a melhor opção

Historicamente, o desenvolvimento de aplicativos sempre foi visto como uma tarefa trabalhosa e demorada que requer desenvolvedores altamente qualificados.

Isso acontecia até o advento do low-code.

Nos últimos anos, o low-code tem surgido como uma alternativa popular à codificação manual.

O mercado de plataformas de low-code era de US$ 4,3 bilhões em 2017.

A previsão é de um crescimento que o mercado atinja mais de US$ 112,43 bilhões até 2026, com um crescimento anual composto de 44,3% de 2019 a 2026.

Na verdade, 84% das empresas adotaram uma plataforma ou ferramenta de desenvolvimento de low-code, de acordo com uma pesquisa da Forrester com tomadores de decisões globais de TI e negócios em março de 2019.

Dessas empresas, 100% viram um retorno positivo em seu investimento.

O Gartner prevê que até 2024, o desenvolvimento de aplicativos de low-code será responsável por mais de 65% da atividade de desenvolvimento de aplicativos.

Entretanto, como a categoria amadureceu e se tornou quase sinônimo de no-code, suas limitações são mais aparentes.

Para as empresas que desejam construir aplicativos empresariais sérios para atender às necessidades de negócios e mudá-las conforme os clientes e os mercados exigem, o low-code por si só é não é suficiente.

É aí que entra a OutSystems.

A OutSystems é mais do que apenas uma plataforma de low-code; ela oferece uma capacidade de desenvolvimento full-stack em apenas uma plataforma moderna de desenvolvimento de aplicativos, permitindo que as organizações construam aplicativos de nível empresarial.

Os fatos e os números mostram que o low-code é o caminho a seguir quando se trata de desenvolvimento de aplicativos.

Mas quando se trata de escolher a ferramenta certa, por onde começar?

Há tantas opções, e para ser justo, a maioria dos fornecedores de low-code afirma fazer a mesma coisa.

Usaremos uma abordagem diferente para ajudá-lo a decidir quando a OutSystems é a melhor opção para sua organização e ajudá-lo a desenvolver rapidamente, da maneira certa e para o futuro.

Escolhendo a plataforma certa

No diagrama de Venn abaixo, temos círculos sobrepostos.

O círculo superior, “Requisitos do cliente”, é o que o cliente (ou cliente potencial) está procurando, especificamente no desenvolvimento de aplicativos.

O círculo médio direito, “O que a Outsystems faz bem”, são os pontos fortes da OutSystems; o que faz da OutSystems não apenas um fornecedor de low-code, mas sim uma plataforma moderna de desenvolvimento de aplicativos.

O círculo inferior, “O que todos os fornecedores de low-code fazem bem”, é a plataforma genérica de low-code USP’s (fornecedores de low-code listados no Quadrante Mágico da Gartner ou Forrester Wave).

Vamos nos concentrar nas três seções de sobreposição de cores para ajudá-lo a entender quando a OutSystems é a melhor opção.

Como em todos os diagramas de Venn, os círculos se sobrepõem, então vamos examinar cada um dos círculos sobrepostos com mais detalhes, começando com a sobreposição inferior.

A sobreposição “não necessária”

Esta sobreposição é a sobreposição “não necessária”, o que significa que podem ser recursos e funções apresentados ao cliente/cliente potencial, mas não necessariamente necessários, especificamente em soluções SaaS ou COTS.

As soluções SaaS ou COTS normalmente oferecem uma ampla gama de recursos e funções em um conjunto de ferramentas, das quais aproximadamente 25% da funcionalidade é utilizada pelo cliente final, o que significa que 75% normalmente não é exigida ou não é necessária.

Uma plataforma moderna de desenvolvimento de aplicativos, como a OutSystems, dá ao cliente a flexibilidade de focar apenas no que é necessário e levará a uma melhor experiência do cliente e criará uma vantagem competitiva.

A sobreposição da “Zona de Conforto de Low-code”

A próxima sobreposição são as exigências do cliente e o que todos os fornecedores de low-code fazem bem.

Esta sobreposição representa o “pão com manteiga” para a maioria das plataformas de low-code, que é a capacidade de desenvolver rapidamente aplicativos web e móveis simples usando uma abordagem ágil.

Isto poderia ser a substituição de muitas planilhas internas do Excel ou aplicativos do tipo Microsoft Access.

O aplicativo é, em sua maioria, uma interface de usuário simples, e você pode tirar proveito da construção em cima de plataformas digitais ou APIs recentemente desenvolvidas em sua organização.

Estes aplicativos não exigem muita complexidade técnica e podem ser executados com um conjunto de recursos relativamente básicos quando se trata de desenvolvimento de aplicativos.

A sobreposição da OutSystems

A terceira sobreposição é onde a OutSystems é a mais adequada.

Na OutSystems, criamos aplicativos de sucesso para organizações, focando nesses quatro pilares principais: Tecnologia, Talento, Experiências e Agilidade.

1. Tecnologia

A OutSystems é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos full-stack que você pode utilizar para construir aplicativos corporativos a partir do zero.

Do front-end e back-end à automação de processos, integração e modelagem de dados, tudo o que você precisa para criar aplicativos empresariais complexos pode ser feito visualmente usando a OutSystems.

A plataforma fornece uma solução DevOps completa e pronta para uso que suporta a entrega contínua/integração contínua (CI/CD) de seus aplicativos.

Ela também pode ser integrada com as ferramentas DevOps existentes em sua empresa.

A tecnologia também precisa ser expansível.

Ao longo da jornada, você não quer estar investindo em software díspar e não integrado.

Na OutSystems, o software é uma plataforma integrada com a capacidade de integrar as ferramentas mais estratégicas de um cliente.

A OutSystems pega seus modelos de aplicativo e gera aplicativos padrão e otimizados prontos para rodar em uma “web farm” padrão ou em uma arquitetura de nuvem.

Ele também utiliza um banco de dados relacional padrão para implantar e armazenar todos os dados que seus aplicativos utilizam.

Uma vez gerados, os aplicativos podem ser executados independentemente de quaisquer componentes OutSystems, e todos os dados de seus aplicativos permanecem sob seu controle e são acessíveis com ferramentas padrão.

A OutSystems foi projetada com um forte foco na escalabilidade com uma arquitetura que suporta uma ampla gama de opções, incluindo escalabilidade vertical e escalabilidade horizontal, que é ajustável aos requisitos específicos do cliente.

A plataforma oferece uma abordagem totalmente integrada ao desenvolvimento, garantia de qualidade, implantação e gerenciamento – todo o ciclo de vida do aplicativo – o que lhe permite o suporte ao desenvolvimento de aplicativos em grande escala.

No coração da plataforma OutSystems estão ferramentas integradas e a infraestrutura que garantem que os aplicativos modernos de nível empresarial sejam seguros, resilientes, prontos para a nuvem e construídos em escala, permitindo que suas equipes possam desenvolver da maneira certa desde a primeira vez.

2. Talento

A OutSystems é única em fornecer uma barreira de entrada altamente acessível e baixa para que a equipe aprenda e desenvolva código visualmente, altamente atraente e ágil.

Assim, você pode usar as pessoas que você tem em sua própria organização.

Seus desenvolvedores altamente qualificados e experientes podem fornecer mais aplicativos empresariais em um ritmo mais rápido, e seus desenvolvedores júnior ou de nível básico podem ser muito mais produtivos desde o início.

Cada aspecto da OutSystems é projetado para ajudar os desenvolvedores a construir aplicativos mais rapidamente e eficiente.

Um ambiente de desenvolvimento visual, automação potente e assistência de IA permitem que as equipes acelerem as fases críticas do Gerenciamento do Ciclo de Vida do Aplicativo, de modo que os aplicativos sejam entregues em semanas e até mesmo em dias.

3. Agilidade

A OutSystems traz a promessa do Agile à realidade, envolvendo profunda e continuamente os membros da equipe de negócios no processo de desenvolvimento.

As mudanças podem ser feitas de maneira fácil e rápida com os usuários de negócios e desenvolvedores trabalhando lado a lado para entregar as mudanças que os usuários precisam para serem mais produtivos.

Com a agilidade que vem “de fábrica” com a plataforma OutSystems, você pode construir com o futuro em mente.

A OutSystems oferece às organizações a capacidade de mudar e mudar rapidamente.

4. Experiências

A OutSystems permite que você proporcione uma experiência ominicanal perfeita ao cliente.

Por exemplo, o uso de diferentes tecnologias para aplicativos web e aplicativos móveis provou causar uma satisfação do cliente significativamente baixa.

Com a OutSystems, você constrói tanto aplicativos móveis quanto aplicativos web na mesma plataforma.

A plataforma OutSystems permite que você crie experiências digitais alcançando todo e qualquer ponto de contato, incluindo coisas em que você pode ainda não estar pensando –como os chatbots e a integração com assistentes virtuais como Siri e Alexa.

Quanto maior o valor comercial dos aplicativos e quanto mais complexo tecnicamente, é aqui que a OutSystems se ajusta naturalmente e onde você receberá o maior retorno sobre o investimento na plataforma OutSystems.

Os usuários da OutSystems podem criar arquiteturas robustas que suportam seus principais negócios e aplicativos que se estendem a milhões de usuários.

Ela funciona sobre o preferido middleware stack do cliente e pode ser dimensionada desde pequenos aplicativos até grandes instalações empresariais.

Muitos de nossos clientes construíram portais e sistemas complexos com OutSystems, e os analistas independentes reconhecem que somos a melhor escolha para o desenvolvimento arquitetônico escalável.

Precisa de ajuda para avaliar?

Faça o download do Quadrante Mágico da Gartner para Plataformas de Aplicativos Empresariais de Low-code.

A Prox é uma Consultoria de TI Independente, parceira e cliente da Outsystems.

Leia o artigo original no blog da Outsystems.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Especialistas em Protheus

BlogTotvs Protheus

TI e departamentos juntos pela melhoria – e como especialistas em Protheus podem ajudar 

treinamento Totvs Protheus

BlogTotvs Protheus

Superando o turnover com especialistas em treinamento Totvs Protheus 

Empreendedorismo

Composable ERP: reinvente suas estratégias

Empreendedorismo

Arquitetura corporativa: colocando as necessidades dos clientes em primeiro plano

Transformação digital

O que você pode construir com low-code?

São 10 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.