Construindo uma estratégia de transformação digital com low-code

Você está avaliando diferentes tecnologias para apoiar sua estratégia de transformação digital, e acaba de se deparar com um desenvolvimento low-code.

Se esta história lhe soa familiar, neste post você vai aprender como o low-code aborda os pontos de dor mais comuns encontrados ao desenvolver uma estratégia de transformação digital.

Entretanto, se você não tem certeza do que é “low-code”, dê uma olhada neste artigo.

Transformação Digital e Low-Code

A demanda por mais aplicativos de negócios, o aumento de dispositivos conectados e maiores expectativas estão colocando uma tremenda pressão sobre os líderes de TI.

Portanto, não posso dizer que fiquei surpreso quando li recentemente um estudo da McKinsey que afirmava que 70% das transformações digitais falham.

Claro, há muitos culpados para quem você pode apontar o seu dedo.

Mas um dos erros mais comuns que vejo os líderes de TI cometerem é pensar primeiro na tecnologia e depois correr para obtê-la.

Pense nisso como se estivesse “em impedimento” em uma partida (eu sou viciado em futebol americano, então esteja preparado para mais referências).

Uma estratégia de transformação digital bem sucedida deve começar pela identificação de desafios estratégicos de negócios.

Em seguida, você pode encontrar a tecnologia certa para criar processos e soluções digitais para resolvê-los.

A proposta de valor da tecnologia disruptiva como a de low-code é que ela oferece às empresas a flexibilidade e agilidade para se adaptarem à realidade da indústria em constante mudança…

Além de acelerar o tempo de colocação no mercado de novos aplicativos e funcionalidades para acompanhar ou mudar os mercados.

Isso é o que eu gosto de chamar de Super Bowl de transformação digital.

No Super Bowl real, o que as equipes que geralmente passam pelos “playoffs” têm em comum?

Nunca lhes faltam velocidade, agilidade e um banco de talentos para executar jogadas adequadas para obter grandes ganhos.

Da mesma forma, no Super Bowl da transformação digital, agilidade e adaptabilidade digital são necessárias para competir no ritmo de alta velocidade da dinâmica digital em constante mudança.

Vamos ver como o low-code pode capacitar e permitir que sua equipe ganhe velocidade, agilidade, competitividade e diferenciação.

3 Dicas para Construir uma Estratégia de Transformação Digital Bem Sucedida com Low-Code

Para participar do Super Bowl da Transformação Digital, executivos e gerentes de TI devem executar a “Liderança Visionária”.

Em outras palavras, você precisa ter uma compreensão completa de onde seu negócio está e no que ele pode se tornar, juntamente com objetivos bem definidos, e então tomar medidas para chegar lá.

O que você escolhe fazer ou não terá impacto na sua capacidade de vencer, na trajetória e na velocidade do seu sucesso ou fracasso e no valor do legado que você deixará.

Seu time precisa jogar para vencer todos os jogos, desde o primeiro tempo até o final.

E cabe a você liderá-los.

Então, aqui estão três dicas para uma transformação digital de sucesso com low-code.

1. Jogue para ganhar ao invés de jogar para não perder

Você já viu seu time favorito ficar à frente em um jogo crítico, mudar o plano de jogo para uma mentalidade de jogar para não perder, e depois sofrer uma trágica virada e perder para o adversário?

Eu morei em Houston a maior parte da minha vida, e este pesadelo é vívido.

Previ isso anos atrás quando os Oilers perderam para os Bills nos playoffs depois de terem subido 35-3.

E este ano novamente quando os Texanos perderam para os Chiefs depois de terem subido 24-0 no primeiro tempo.

Confie em mim, aprendi a detectar os sintomas.

E quando vejo líderes de negócios sucumbirem a estratégias de prevenção de riscos em vez de jogar para ganhar, eu prevejo o pesadelo e me encolho.

Basta dar uma olhada quando a Ford apresentou a revolucionária linha de montagem.

Hoje, todos sabemos o valor da robótica no aumento da eficiência e substituição de tarefas chatas e repetitivas.

É difícil competir ou até mesmo ser viável sem elas.

Agora, imagine anos atrás, colocar a decisão de adicionar ou não a robótica nas mãos dos trabalhadores da linha.

Acho que eles não ficariam tão entusiasmados.

O mesmo vale para a transformação digital.

Por que tantos líderes de TI colocam a decisão de interromper o desenvolvimento de software usando low-code nas mãos de suas equipes de desenvolvimento?

Construir e manter uma forte equipe de desenvolvimento e desenvolvedores é crucial.

Para vencer o grande jogo, é necessário melhorar seu desempenho, aumentar sua produtividade e expandir sua força otimizando o banco de talentos do time.

Sua equipe precisa responder às necessidades do negócio com maior velocidade e agilidade, fechando todas as lacunas dos processos, bem como as lacunas das suas capacidades em relação às dos seus concorrentes.

Isso requer um líder visionário com uma mentalidade de jogar para vencer para tomar a decisão.

Envolva todos na pesquisa, mas este é um momento decisivo.

Você faz a decisão.

2. Estabeleça e Compartilhe uma Visão Vencedora

Para uma transformação digital bem sucedida, você precisa otimizar o rendimento de sua equipe de desenvolvimento; não há dúvidas.

Mas como você mantém sua equipe no jogo, quando o domínio deles está sendo interrompido?

Coloque-se no lugar do seu time de desenvolvimento:

Você investiu mais de 4 anos na faculdade, além de vários anos de experiência em escrever código.

E, de repente, você está sendo solicitado a substituir tudo o que você trabalhou tanto para dominar por algo que diminui a complexidade e simplifica o trabalho.

O desafio aqui é que você não consegue escalar com eficiência e acompanhar as demandas do seu mercado simplesmente aumentando o seu número de desenvolvedores.

Você alcançaria rapidamente o seu teto salarial, então tem que abrir mão.

Então, como você corrige isso?

Você precisa criar uma visão vantajosa para ambas as partes.

Você precisa mostrar à sua equipe que uma plataforma de low-code não vai substituir seu trabalho e suas habilidades.

Mas vai libertá-los para usar suas habilidades e experiência em projetos que tragam mais valor ao negócio.

Em outras palavras, ao invés de bombear sete aplicativos por ano (um touchdown), nossa chance de ganhar é significativamente maior se conseguirmos colocar 24 pontos, 36 pontos, ou até mais no placar.

E se conseguirmos fazer isso sem ter que adicionar mais colaboradores, há uma chance melhor de sairmos todos com um anel do Super Bowl.

Todos terão a capacidade de contribuir, e todos terão uma chance de ganhar maiores recompensas.

Agora, eu sei o que você está pensando…

Para algumas pessoas do seu time, a codificação tem valor sentimental.

E elas se importam mais com o ofício e melhorar suas habilidades do que serem recompensadas.

Nesse caso, deixo em aberto a alteração da composição do seu time.

Os líderes visionários precisam olhar para frente com alta precisão para ver o que está por vir.

Você consegue chegar ao Super Bowl no ano que vem ou no próximo jogando um jogo agressivo tradicional?

Ou você precisa expandir seu banco de talentos com um analista de negócios para oferecer suporte a um ambiente ágil de low-code?

Ou talvez crie uma experiência suportada pela IA (Inteligência Artificial) que permita que você execute mais jogadas baseadas nas melhores práticas para obter maiores ganhos e aumentar a produção do seu plano de jogo.

Se você estabelecer uma visão ganha-ganha, mas também considerar planos de jogo alternativos, você evitará que os jogadores saiam como agentes livres.

3. Aumente a sua capacidade de pontuar

Embora a obtenção de gols de campo o mantenha no jogo, você nunca chegará ao Super Bowl se não marcar touchdowns.

Quando você limita a produção de sua equipe para apenas enfrentar aplicativos táticos, o melhor que você pode esperar é mais gols de campo.

Para marcar touchdowns, você precisa assumir aplicativos operacionais e voltados para o cliente.

Esses aplicativos mudam sua posição em campo.

Você pode até mesmo usar aplicativos legados que não estão mais conseguindo dar conta (não estou falando com você, Tom Brady. Com uma boa linha de defesa, você ainda tem alguns anos restantes).

Mas, você nunca entrará na Zona Vermelha se não melhorar sua capacidade de obter uma melhor posição de campo.

Se você não tentar atender requisitos mais complexos, você restringe sua capacidade de ser um disruptor e diminui sua chance de voltar quando necessário.

Quantos aplicativos você possui atualmente e ainda usa menos de 10% de sua capacidade?

Quanto custa para mantê-los?

Quantos deles limitam sua capacidade porque você não consegue tirar os dados deles ou expor esses dados em outros aplicativos?

Se você é como a maioria das empresas, você tem um backlog de aplicativos que precisam ser desenvolvidos.

Na verdade, o que a maioria das empresas descobre é que o backlog cria um congestionamento de logs quando se trata de criar uma mentalidade de alto desempenho e orientada à inovação em toda a empresa.

Para ganhar o Super Bowl, você precisa eliminar o backlog, incentivar a inovação, reduzir o número de aplicativos de terceiros e fazer grandes jogadas.

E é aí que brilha o low-code.

Veja a Schneider Electric, por exemplo.

A Schneider descobriu que seu cenário de TI era fragmentado, com aplicativos duplicados que utilizavam arquitetura não padronizada e práticas de segurança deficientes.

Assim, a empresa utilizou low-code e construiu 60 aplicativos em apenas 20 meses, enquanto substituía um monte de aplicativos legados que rodavam na tecnologia Lotus Notes.

Nas palavras de Amarpreet Kaur, diretor da Schneider Digital,

“Vimos uma plataforma de low-code como um catalisador para preencher a lacuna entre as demandas do negócio e os recursos de TI disponíveis. Escolhemos a OutSystems e agora temos um mecanismo que está alimentando a transformação digital na Schneider Electric”.

Você está pronto para o grande jogo?

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A Prox é uma Consultoria de TI Independente, parceira e cliente da Outsystems.

Leia o artigo original no blog da Outsystems.

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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