14 maio

Um dos maiores desafios dos profissionais atualmente é encontrar uma carreira que se adeque ao mercado em que vivemos: competitivo e em constante transformação. É nesse cenário da Indústria 4.0, onde as empresas buscam aumentar produtividade, reduzir custos, controlar processos e aumentar a eficiência das áreas, que as profissões ligadas à Tecnologia da Informação despontam.

O Brasil está entre os maiores mercados de TI, de acordo com dados do IDC, representando 1,9% das vendas globais de softwares e serviços. Somos o 9º maior mercado do mundo no ranking e esse é só o começo – ainda existe muito espaço no setor.

 

Como falei em um post anterior, uma das carreiras que considero como destaque dentro da TI é a de Consultor ERP. Ele é o profissional responsável por implementar os sistemas de gestão, automação e integração de processos nas organizações. Com uma dinâmica de trabalho diferenciada, ganhos financeiros, flexibilidade na agenda e oportunidades de desenvolvimento, existem muitos benefícios para aqueles que escolhem trabalhar neste campo.

Em 2017, a Gartner, consultoria americana dedicada a pesquisas na área de tecnologia, fez um mapeamento sobre ERPs no Brasil e descobriu que, ao passo em que cada vez mais empresas têm buscado essa solução, muitas delas se atentam apenas ao controle das finanças que o ERP pode trazer. Elas acabam deixando vantagens incríveis que esse sistema traz às outras áreas como logística, estoque e produção, em segundo plano.

Está aí a importância de as empresas trabalharem com consultores e consultorias especializados, que além de guiar e acompanhar a implementação do software, saibam mostrar aos gestores todo o potencial dessa tecnologia e como melhor aplicá-la de forma que atenda às particularidades de cada negócio.

 

Ebook - Gestão Financeira - TENHA TOTAL CONTROLE DA GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA - BAIXE AGORA, É GRÁTIS

 

E se você está agora se perguntando se escolheu a profissão errada, fique tranquilo! Para trabalhar com sistemas e softwares não é obrigatório ter formação técnica em análise de sistemas ou programação. Profissionais de outras áreas de atuação, como finanças, contabilidade, engenharia e muitas outras, também podem se tornar Consultores ERP. Aqui vão alguns passos importantes para quem quer tomar esse rumo na carreira:

 

Estude muito e sempre

Profissionais formados em qualquer área podem ingressar nesta carreira, mas é preciso gostar de trabalhar com sistemas e ter muita disposição para estudar. Existem ótimos cursos no mercado, mas vou destacar aqui os treinamentos online da Totvs e o repositório de informações públicas sobre Microsiga Protheus, também disponibilizado pela Totvs, que te oferecem os conhecimentos técnicos necessários. Mas será preciso ir além! Participe de eventos e workshops, sempre que possível, e busque treinamentos e palestras que agreguem às suas qualificações.

E como ponto positivo, vale lembrar que nem sempre é preciso investir em cursos caros e presenciais: autodidatas se dão bem no mercado de TI, estudando por conta própria, seja em cursos online ou em materiais gratuitos disponíveis na web.

O que importa é não parar de estudar! Em um mercado em constante transformação como o de tecnologia, a atualização contínua do profissional é indispensável.

 

Entenda sobre infraestrutura e processos empresariais

Ter conhecimentos em infraestrutura pode te ajudar muito ao trabalhar em empresas que não tem um profissional de suporte. É interessante saber o básico sobre configuração de redes, banco de dados e ODBC, por exemplo. Da mesma maneira, você não precisa ser um especialista em todos os setores, mas busque entender como a empresa para a qual você vai prestar serviços funciona – quais são as etapas em um processo, como se inicia e como é finalizado.

Com esses conhecimentos, seu atendimento tem mais qualidade e a aplicação das rotinas da empresa no sistema, mais efetividade.

 

Desenvolva habilidades comportamentais

De acordo com pesquisa realizada pela Robert Half, uma consultoria de recrutamento executivo, entre as características mais buscadas em um profissional de TI estão visão de negócio e boa comunicação.

Para desenvolver um ótimo projeto, você deve se inserir por completo na organização, com seus processos, sua cultura e, principalmente, seus colaboradores. Como consultor é importante estabelecer um bom relacionamento com todas as áreas, entendendo como cada uma atua e qual o seu papel no funcionamento geral da empresa. Seja estratégico, acessível, posicione-se como especialista e mostre o quanto um ERP bem implementado é eficiente e transformador.

 

Soluções e Customizações do ERP TOTVS® Protheus - Aumente a Performance e Produtividade

 

Escolha um sistema

Já ouviram a teoria do pato? Ela aponta que o pato, apesar de saber nadar, voar e andar, não faz nada direito. Pois essa teoria também pode ser aplicada à forma como trabalhamos. Aqueles que querem trabalhar com todas as frentes possíveis, podem acabar não sendo bons em nenhuma.

Portanto, escolha um sistema ERP e seja especialista nele. Conheça a fundo uma ferramenta para que você seja capaz de extrair todo o seu potencial. Minha dica aqui é escolher um sistema com reputação e grande aceitação, como o ERP Protheus. Como Consultor Protheus, muitas portas podem se abrir para você.

 

Procure uma boa consultoria

Uma consultoria pode atrapalhar ou impulsionar sua carreira. Eu prefiro a segunda opção, e você? Busque uma consultoria que ofereça gestão diária, te auxiliando nos projetos; que garanta sua agenda, para que você nunca fique sem clientes; que contribua com sua flexibilidade de horário; e por fim, mas não menos importante, que ofereça cursos e treinamentos que te ajudem a progredir em sua trajetória.

Para entender quais outros atributos avaliar na hora de escolher uma consultoria, clique aqui.

 

Depois de ler todas essas dicas, deixo aqui um conselho que considero o mais importante: seja qual for a decisão que você faça em relação a sua carreira, invista nela tudo de si! Dedique seu tempo e esforço e com certeza será muito bem sucedido. E se quiser investir em uma consultoria que te apoia em todos os passos descritos acima, confira as oportunidades abertas na Prox.

 

Seu próximo passo como Consultor ERP Protheus pode estar muito mais próximo do que você pensa!

Avatar
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]