10 ago

Saber o que é prestação de serviço se tornou muito importante para compreender o momento da nossa economia e dos nossos novos costumes. Além disso, em nossos conteúdos, sempre falamos sobre empresas prestadoras de serviço e como a tecnologia pode ajudá-las. Sendo assim, o conteúdo de hoje é voltado para empresas prestadoras de serviço ou para aqueles que desejam entender melhor este modelo de comércio.

Aqui, explicaremos o conceito de prestação de serviço, ofereceremos alguns exemplos de empresas prestadoras de serviço e ainda falaremos um pouco sobre o seu mercado.

Esperamos que essa leitura contribua com a sua busca…

O que é prestação de serviço?

 

Conceitualmente dizendo, a prestação de serviço, é uma atividade econômica onde não existe, efetivamente, um produto tangível como resultado. Como regra, este modelo de atuação conta sempre com um prestador, que é aquele que oferece o serviço em si, e um tomador, que é aquele que recebe a prestação de serviço mediante o pagamento de algum tipo de remuneração previamente combinado entre as partes.

Além disso, vale lembrar que a característica base da prestação de serviço é o aluguel de uma mão de obra física ou intelectual por parte do prestador. Por fim, é válido ressaltar ainda, que este tipo de negociação comercial deve ser realizada mediante um contrato de prestação de serviço.

Dados como o prazo para finalização do serviço, o valor cobrado pelo prestador, a forma de pagamento, os dados das duas partes e a descrição do serviço que será prestado devem constar no contrato de prestação de serviço de maneira a garantir a entrega, os deveres e os direitos de ambas as partes.

Exemplos de prestação de serviços: 

 

O mercado de prestação de serviços é grande e vasto, entretanto, para que possamos exemplificar o modelo de negócio de forma mas eficiente daremos alguns exemplos relacionados a prestação de serviços. Veja:

  • Hotéis e pousadas;
  • Agências de viagem e de turismo;
  • Locação de equipamentos em geral;
  • Instituições de ensino (incluindo de idiomas);
  • Serviços de manutenção (exemplo: ar condicionado e equipamentos);
  • Serviços de limpeza;
  • Serviços de segurança (exceto no caso de compra de câmeras de segurança);
  • Empresas seguradoras;
  • Academias;
  • Cinemas;
  • Salões de beleza;
  • Empresas de jardinagem;
  • Consertos em geral.

Além destes, consumimos diariamente uma série de serviços como luz, água, TV a cabo, internet, transporte público, serviços relacionados à saúde, aluguel de casas,  e assim por diante.

 

Mercado de prestação de serviços em alta: 

Uma das, se não a mais, importante das definições da prestação de serviço é a entrega de valor ao tomador. Em outras palavras, considera-se que o prestador de serviço deve resolver alguma questão de interesse do tomador da qual ele não quer, ou não pode, resolver por si só.

Além disso, existem questões estratégicas para que o mercado de prestação de serviços esteja em alta. Em geral, a principal estratégia envolvida neste tipo de negociação fica a cargo da diminuição dos custos.

Isso acontece porque uma empresa especializada em determinado serviço já conta com profissionais qualificados e com know-how para resolver os problemas que, caso o tomador queira resolver por si, deveria investir fortemente em sua própria qualificação, o que, mesmo assim, não iria garantir que os serviços sejam realizados com excelência, especialmente se considerarmos a falta de experiência com a qual o tomador deveria lidar.

Além disso, quando o tomador decide deixar determinadas tarefas nas mãos de um prestador que conta com maior capacidade para resolução destas questões, ele se torna livre para focar seus esforços em outros pontos de maior relevância para si próprio. No caso de empresas que optam pela terceirização de algumas tarefas, por exemplo, existe uma maior liberdade para que os empresários e gestores foquem suas energias em processos mais estratégicos e decisivos.

Com base em todos estes pontos, devem ser considerados alguns fatores na busca pela excelência na entrega deste serviço. A expectativa do tomador, quais os profissionais que deverão ser envolvidos na entrega do serviço, quais as tecnologias necessárias, quais os recursos que deverão ser utilizados, quais os custos relacionados a prestação do serviço e como, efetivamente será realizado o trabalho são alguns dos pontos que deverão ser consideradas as premissas iniciais na busca pela entrega do valor ao tomador.

Sendo assim, como é de se imaginar, as empresas prestadoras de serviços precisam se organizar se quiserem, além de garantir a eficiência de seu trabalho, conseguir controlar os custos, gerenciar todos esses processos internos e ainda se tornar uma empresa lucrativa.

Para isso, é fundamental que o prestador conte com um sistema de gestão integrado que auxiliará no controle das premissas e na gestão empresarial do negócio como um todo. Mas é preciso cuidado no momento da contratação e implementação deste tipo de sistema.

Dizemos isso porque as empresas de serviço tendem a ter processos bem específicos e que nem sempre são abordados em sistemas mais generalistas. Por isso, se faz necessária ajuda de uma consultoria especializada.

Uma consultoria focada no sucesso do cliente coloca seus esforços em compreender o nicho de atuação da prestadora, em mapear os processos internos (visando não somente conhecê-los mas também melhorá-los) e, por fim, garantir que seja adquirido o sistema de gestão ideal para uma empresa de prestação de serviço e garantir que o sistema seja totalmente aderente às necessidades específicas da empresa.

Bom, espero este artigo tenha explicado de forma clara o que é prestação de serviço, entretanto, caso ainda exista alguma dúvida, fique à vontade para falar com um de nossos consultores.

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SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

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