14 set

Entender TOTVS o que é se mostra muito importante para que você possa compreender com maior clareza boa parte dos nossos conteúdos. Em geral, falamos sobre sistemas tecnológicos que visam automatizar as rotinas das empresas melhorando a produtividade, diminuindo custos e, por consequência, melhorando os rendimentos empresariais.
E é justamente no quesito tecnologia que é gigante TOTVS se destaca. Aliás, nos arriscamos à dizer que você muito provavelmente já ouviu falar no nome da TOTVS. Por isso, nas próximas linhas vamos explicar o que é TOTVS, sua história e vamos falar um pouco sobre seus fundadores.
Vamos lá?


TOTVS o que é?

De forma resumida, a TOTVS é uma empresa brasileira especializada em tecnologia e desenvolvimento de soluções empresariais. Em geral, a empresa trabalha na criação de sistemas de gestão que atendem empresas dos mais diversos nichos e portes.
Justamente por contar com um modelo de negócio onde se torna possível atender empresas de maior poder aquisitivo tão bem quanto as de menor, é que surge uma das informações mais importantes sobre a TOTVS, o fato dela ocupar o sexto lugar no mundo como fabricante de software aplicativo.
Seus produtos, atuam na gestão de diversos setores das empresas e, em geral, as soluções controlam desde o estoque e logística de uma empresa, até a área fiscal, administrativa e Contábil. O ponto alto da ferramenta é que a integração entre os setores faz com que estes processos sejam mais rápidos e eficientes.

Sobre sua história…

A partir daí, vale contarmos um pouco da história da empresa.
A história da TOTVS começa em 1969 com Ernesto Haberkorn (de quem falaremos mais adiante) e sua empresa, a SIGA, que prestava serviços gerais na área de informática com o foco principal em automação no setor administrativo para empresas de pequeno e médio porte.
Já em 1983, com o surgimento e o crescimento da popularização dos computadores, Ernesto se une a Laércio Cosentino (de quem também falaremos novamente mais adiante), e assim fundam, como sócios igualitários, a MICROSIGA. O foco da empresa já era na atuação no mercado de software de gestão de empresas de maneira integrada, ainda focando em pequeno e médio porte.
Nos anos 90, ainda com a MICROSIGA, a empresa começa a se estruturar focando em um rápido crescimento. Dentre as ações, o pioneirismo no software de gestão que receberam a certificação nas normas ISO 9001. Além disso, a empresa ainda lançou a linguagem ADVPL, na qual trabalhou ao longo de 7 anos e ainda foi pioneira no processo de investimentos recebidos através de aporte de grupo de Investimentos, ou seja, quando uma empresa se torna investidora através de capital social da companhia.
Em 2005 a MICROSIGA adquiriu a Logo Center, e neste momento nasce a marca TOTVS, que acabou se tornando uma corporação líder no segmento de software de gestão para pequenas e médias empresas.
O projeto de crescimento da empresa continuava e, em 2006, adquiriu a RM sistemas. Em 2007 foram adquiridas também as empresas Mydibite e BCS, que tinham em seus portfólios uma série de produtos especialmente desenvolvidos, mais uma vez, para empresas médias e pequenas.
Já em 2008, a empresa incorporou se a Datasul, uma multinacional sediada em Joinville, e passou a comercializar pacotes absolutamente completos para seus clientes, deixando de atender apenas processos administrativos e passando a disponibilizar também o planejamento estratégico.
Em 2012, seguindo sua veia inovadora, a empresa abre um centro de pesquisas para soluções em computação na nuvem dentro do campus da Universidade da Califórnia. A ideia é que lá sejam estudadas e desenvolvidas todo tipo de tendências na área tecnológica, além é claro, de buscar parcerias com empresas locais.
Atualmente, a TOTVS segue sua estratégia de crescimento através da aquisição de diversas empresas em geral relacionadas ao desenvolvimento de software na nuvem e já consegue oferecer soluções para diversos segmentos seguindo sempre o conceito de tecnologia fluida e ágeis sistemas de gestão.

Sobre os seus fundadores…

Ernesto Haberkorn

Ernesto Haberkorn, um paulistano filho de judeus alemães, formou-se em administração na Fundação Getúlio Vargas e fez um curso de programação. Por mais de 10 anos, ele trabalhou como programador em multinacionais, em especial na ESC, uma subsidiária da Siemens.
Com o fechamento da ESC, Ernesto, que sempre teve o sonho de empreender, criou a SIGA. A partir daí, atuou ativamente em todo processo acima citado, de criação, consolidação e crescimento da TOTVS. Já em 2005, por causa da idade avançada, Ernesto precisou se afastar da direção da empresa e passou a atuar como conselheiro.
Com um pouco mais de tempo, o empresário passou a se dedicar há uma outra paixão, a educação. Ernesto, que já dava aulas e escrevia livros sobre programação, fundou então, com 65 anos, a TI Educacional, que inclusive oferece cursos para ajudar empresas que adquiriram alguns dos produtos da TOTVS.
Além disso, o empresário criou um novo empreendimento, o circuito netas, onde oferece treinamentos e desenvolvimento de pessoas através de uma série de palestras e atividades.
O empresário, que conta com aproximadamente 17.000 ações da TOTVS, é considerado um dos mais bem-sucedidos no ramo de tecnologia através de todas as suas empresas. Para se ter uma ideia, em 2017, só a TOTVS teve uma receita de aproximadamente R$ 2,2 bilhões.

Laercio Cosentino

A história de Laércio Cosentino, é na verdade, a história de um profissional e seu rápido crescimento. Tendo trabalhado informalmente apenas na loja do seu avô aos 14 anos, Laércio tem uma rara história de um profissional em uma única empresa durante toda a carreira.
Com 17 anos, Cosentino entrou como estagiário na empresa de Ernesto Haberkorn, a SIGA, e foi dele a ideia da sociedade igualitária para a criação da Microsiga, empresa que, conforme falamos anteriormente, precedeu a TOTVS.
Bem mais jovem que Ernesto, Laércio ainda está à frente da gigante empresa de tecnologia com cargo de CEO, função assumida desde a saída de seu sócio e com quase dois milhões de ações da empresa.

Sobre os seus produtos…

Conforme falamos, hoje a TOTVS possui em seu portifólio produtos que se adequam a diversos tipos de empresas. Seus produtos, para que possam atender inclusive empresas com menor poder aquisitivo, são comercializados através de módulos. Desta forma, é possível contratar apenas os módulos essenciais para o negócio e posteriormente, caso exista a necessidade, faz fazer a integração com os demais módulos.
O ponto de atenção aqui gira em torno da complexidade dos sistemas. Justamente por atenderem diversos nichos os sistemas precisam ser customizados e ajustados para cada negócio. Daí entende-se o mercado paralelo à TOTVS, que são as consultorias.
Uma consultoria especializada nos produtos TOTVS tende a ajudar os empresários a deixar as ferramentas mais aderentes aos seus modelos de negócios e, desta forma, atender processos específicos através de customizações sem que existam perdas no processo.
A Prox Consultoria possui profissionais especializados nos produtos comercializados pela TOTVS. Nosso foco é fazer com que a ferramenta seja totalmente aderente ao seu modelo de negócio e, assim, melhorar todo o processo de gestão empresarial.
Se você quer saber TOTVS o que é e como ela pode ajudar o seu negócio fale com um de nossos consultores.

Microsiga Protheus é uma marca registrada da Totvs SA.

 Consultoria e Soluções em ERP Protheus Totvs Para sua Empresa Otimizar Processos e Obter os Melhores Resultados - FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS
Avatar
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]