DIRF 2024 e as dicas de consultoria Protheus® TOTVS® 

Com nossa experiência em consultoria Protheus® TOTVS®, entendemos os desafios da DIRF 2024. E estamos aqui para guiar sua empresa na entrega precisa deste documento e também na otimização de todo o seu processo fiscal. 

Nesse contexto, o Protheus® é uma ferramenta valiosa porque automatiza e simplifica a coleta, o processamento e a transmissão de informações para a DIRF, minimizando erros e otimizando o tempo.  

Quer garantir economia de recursos e conformidade com as obrigações fiscais? Então, confira as dicas dos especialistas da nossa consultoria Protheus® TOTVS®. 

Informações gerais sobre a DIRF 2024 

A DIRF é um fundamental na gestão fiscal das empresas brasileiras. Esse documento informa à Receita Federal valores de imposto de renda e contribuições retidos na fonte, pagamentos a pessoas físicas e jurídicas, além de outros rendimentos pagos pela empresa.  

É essencial para que o governo possa cruzar informações e garantir a correta arrecadação dos tributos. 

Quem deve entregar? 

Todas as pessoas jurídicas, inclusive isentas e imunes, que tenham efetuado retenção do Imposto de Renda, Contribuição Social, PIS/PASEP, Cofins e CSLL durante o ano anterior.  

Além disso, pessoas físicas e jurídicas que pagaram ou creditaram rendimentos com retenção do imposto na fonte, ainda que em um único mês do ano, também estão obrigadas a apresentar a declaração. 

Qual o prazo para entrega em 2024? 

A Receita Federal estabelece o último dia útil de fevereiro como data limite, ou seja, este ano pode ser entregue até 29 de fevereiro. 

Quais as penalidades por não entregar a declaração? 

Deixar de entregar a DIRF pode resultar em multas por atraso na entrega. Elas são calculadas com base no período de atraso, podendo ser de 2% ao mês sobre o imposto devido, limitado a 20%.  

Além disso, erros, omissões ou inexatidões geram multas que podem variar, impactando significativamente as finanças da empresa. 

As consequências de não cumprir adequadamente com a entrega da DIRF reforçam a importância de sistemas de gestão eficientes, como o ERP Protheus®, que asseguram a precisão e a pontualidade das informações fiscais. 

Nesse aspecto, a consultoria Protheus® TOTVS® desempenha um papel fundamental, oferecendo suporte especializado para otimizar esse processo. 

Simplificando a emissão da DARF com apoio de uma consultoria do ERP Protheus® TOTVS® 

Considerando a importância da Documentação de Arrecadação de Receitas Federais, contar com um sistema que facilite o acesso a informações confiáveis e agilize sua emissão é essencial. 

Nesse contexto, o ERP Protheus® da TOTVS® é um aliado valioso. Veja o porquê: 

Automação e precisão 

O sistema é capaz de calcular automaticamente os valores devidos, considerando as diferentes alíquotas e condições tributárias.  

Além disso, tendo apoio de uma consultoria Protheus® TOTVS®, como a Prox, é possível customizar o sistema alinhando-o às necessidades e particularidades da empresa.  

Isso resulta em cálculos precisos e conformidade com as regulamentações fiscais, minimizando riscos de erros. 

Integração de dados 

Outro ponto forte do Protheus® é sua capacidade de integrar dados de diferentes departamentos da empresa.  

Isso garante que todas as informações necessárias para a emissão da DARF estejam atualizadas e centralizadas, facilitando o processo e garantindo a conformidade com as regulamentações fiscais. 

Atualizações constantes 

Com as frequentes mudanças na legislação tributária brasileira, manter-se atualizado é um desafio.  

A não ser que a empresa conte com a Prox, empresa de transformação digital especializada em TOTVS® Protheus®a que se responsabiliza pela atualização regular do sistema, sem interromper ou afetar a operação. 

Desse modo, as empresas têm a garantia de que seu ERP estará sempre atualizado e em compliance com as mudanças fiscais. 

Agilidade no processamento de informações 

Integrando dados de diferentes departamentos e centralizando as informações necessárias para a DIRF, o ERP da TOTVS® garante um processamento mais rápido e eficiente.  

O resultado é uma significativa economia de tempo, tornando o processo de declaração mais ágil e realocando recursos internos para outras atividades mais estratégicas.  

Em vez de dedicar horas a tarefas administrativas e operacionais, equipes contábeis e financeiras podem focar em análises, planejamento e outras iniciativas que agregam mais valor ao negócio. 

Atenção às atualizações no Protheus® para a DIRF 2024 

As atualizações do ERP Protheus® para a DIRF 2024 são importantes para as empresas que buscam conformidade fiscal. Assim sendo, a TOTVS® providenciou: 

  • RM: disponível desde 26 de janeiro, para releases a partir da 12.1.2302; 
  • Protheus: desde 29 de janeiro, para releases a partir da 12.1.33; 
  • DATASUL: em vigor em 05 de fevereiro, para releases a partir de 12.1.2301. 

Essas atualizações são vitais para as empresas e, com o auxílio da consultoria Protheus® TOTVS® da Prox, as organizações poderão garantir conformidade com as mudanças e otimizar o processo de declaração da DIRF. 

Consultoria Protheus® TOTVS® da Prox: acesso simplificado e eficiente aos benefícios do Protheus® 

Em um cenário de constantes atualizações, contar com a consultoria Protheus® TOTVS® de uma empresa experiente como a Prox se torna essencial.  

Afinal, o suporte oferecido por nossos especialistas assegura a correta implementação das atualizações e a maximização das funcionalidades do ERP, facilitando a emissão da DIRF 2024.  

Além das funcionalidades do ERP, a consultoria Protheus® TOTVS® oferece suporte especializado para maximizar a eficiência do sistema.  

Ou seja, ajuda as empresas a personalizar e otimizar o sistema de acordo com suas necessidades específicas, garantindo maior eficiência, agilidade e segurança no envio do documento à Receita Federal. 

A Prox não só oferece suporte técnico especializado, mas também facilita o entendimento e a operacionalização do ERP Protheus®.  

Com nosso conhecimento aprofundado, capacitamos os usuários a explorar todas as funcionalidades importantes para o seu trabalho, simplificando processos complexos e maximizando a eficiência operacional. 

Portanto, a consultoria Protheus® TOTVS® representa uma ferramenta estratégica para maior economia e lucratividade em seus negócios. 

Pronto para transformar sua gestão fiscal e se destacar na entrega da DIRF 2024? Entre em contato agora com nossos especialistas e dê o primeiro passo rumo à excelência fiscal e estratégica.  

A Prox, empresa de transformação digital especializada em TOTVS® Protheus®, está aqui para ser sua parceira nessa jornada de sucesso. Clique e descubra como podemos ajudar sua empresa: 

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS EM PROTHEUS® 

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Blog

Case de sucesso Prox–Cloud Kitchen: benefícios do suporte Totvs® nas finanças 

Blog

ERP Totvs® ou software sob medida? Decida com segurança!

Blog

ERP Totvs® soluciona problemas de gestão – se não resolveu os seus, saiba o porquê! 

Blog

Ter um só fornecedor de suporte ao ERP Totvs® Protheus® gera vantagens

Blog

Como gerenciar as atualizações do ERP Totvs® Protheus® com praticidade 

São 13 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.