Superando o turnover com especialistas em treinamento Totvs Protheus 

O turnover exerce grande impacto nos negócios, mas existem meios de minimizar o problema. Um deles é o treinamento Totvs Protheus, visando potencializar o uso da ferramenta, mesmo quando há troca de pessoal na equipe. 

Essa e outras estratégias são essenciais. Ainda mais quando pesquisas indicam que o Brasil é campeão mundial em rotatividade (56%). 

As razões para essa liderança são, entre outros, clima organizacional negativo, ausência de plano de carreira, falta de alinhamento de expectativas e falta de reconhecimento profissional. 

Por isso, é essencial que toda empresa invista em ações para reter os talentos. Entre elas: ter um ambiente positivo, investir no desenvolvimento do colaborador, oferecer benefícios competitivos, promover e estimular o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Mas é preciso ir além, tendo uma estratégia que permita acelerar a adaptação de novos colaboradores, mantendo seu time produtivo e eficiente. Uma das providências é o treinamento Totvs Protheus, mas existem outras essenciais! 

Consequências do turnover para sua organização 

Não importa a área, a rotatividade de pessoal é um problema que vai além da simples troca de colaboradores, sobrecarregando o setor que fica um período com a equipe incompleta.  

Também gera custos financeiros associados à busca, seleção e integração de novos profissionais. Assim como à perda de conhecimento acumulado, levando tempo para que o novo colaborador compreenda os processos e a cultura organizacional. 

Nesse cenário, um dos setores mais prejudicados é o de Tecnologia da Informação. Afinal, a constante entrada e saída de funcionários demanda que a equipe de TI dedique tempo considerável para treinar os novos colaboradores no uso de sistemas essenciais para a rotina de trabalho. Caso, entre outros, do treinamento Totvs Protheus. 

Assim, considerando os impactos mencionados, é essencial adotar ações eficientes para a retenção de talentos.  

E, mais do que isso, ter estratégias eficientes para acelerar o processo de integração de novos contratados. Uma delas é o treinamento Totvs Protheus, mas há outras providências essenciais. 

Treinamento Totvs Protheus e outras estratégias para acelerar a adaptação de novos colaboradores 

Implementar estratégias focadas na satisfação e no desenvolvimento dos colaboradores, colabora para evitar o turnover. Também ajuda a criar uma cultura corporativa que promove o crescimento sustentável e a retenção de talentos. 

No entanto, existem casos em que a saída do profissional é inevitável, exigindo a contratação de um novo colaborador.  

Para essa situação, a Prox, especialista em ERP Totvs Protheus, tem dicas eficientes para acelerar o processo de adaptação do novo contratado. 

1. Tenha um plano de onboarding 

Trata-se de um conjunto estruturado de atividades e informações para acolher novos colaboradores, facilitando a integração, mostrando a cultura, políticas, procedimentos e expectativas da empresa.  

Esse processo vai além do simples treinamento técnico ou de uma capacitação específica, como o treinamento Totvs Protheus, buscando também estabelecer conexões sociais e emocionais.  

O plano de onboarding também inclui recepção acolhedora, interação com a equipe e demais colaboradores da organização, feedback construtivo e acompanhamento nos primeiros meses de trabalho, etc. 

Se bem estruturado, o onboarding reduz o tempo de adaptação, aumenta a produtividade do novo colaborador mais rapidamente e melhora a retenção de talentos.  

2. Jamais dispense o processo de capacitação 

Colocar um novo colaborador para trabalhar sem o devido treinamento e conhecimento organizacional não é uma boa ideia.  

Sem o treinamento Totvs Protheus ou outro tipo de capacitação, a pessoa terá dificuldade em compreender suas funções e responsabilidades, podendo ocasionar erros operacionais e prolongando a curva de aprendizado. 

Além do mais, o desconhecimento da cultura organizacional pode levar a mal-entendidos entre o novo colaborador e a equipe existente.  E, dependendo da área, essa falta de capacitação representa riscos significativos de segurança física e digital. 

3. Tenha processos bem documentados  

Documentar os processos de cada área com precisão, inclusive adotando vídeos para essa finalidade, permite que o conhecimento seja preservado e transmitido com praticidade. 

Também facilita o acesso às informações (corretas e confiáveis), sempre que o novo colaborador tiver uma dúvida, aumentando sua autonomia e evitando que um profissional mais experiente interrompa seu trabalho para explicações. 

Além de acelerar o aprendizado e reduzir erros e retrabalhos, essa estratégia colabora com a padronização de procedimentos, elevando a experiência e qualidade operacional. 

4. Conte com especialistas em treinamento Totvs Protheus 

É fato que os profissionais de TI possuem muitas responsabilidades e precisam equilibrar todas essas demandas, sem deixar de lado seu papel estratégico de gerar valor para o negócio. 

Toda vez que um funcionário é substituído, a pessoa que entra na empresa precisa conhecer as soluções em uso e, quase sempre, cabe à área de TI passar esse conhecimento. 

No caso específico do treinamento Totvs Protheus, é comum contatar o desenvolvedor da solução, o que aumenta o custo com o suporte – pago por hora de atendimento. 

A boa notícia é que existe outra forma de garantir a capacitação do colaborador, otimizando tempo e investimento: contratando uma empresa especializada em treinamento Totvs Protheus. 

Prox: especialista em suporte e treinamento Totvs Protheus

Contar com uma empresa especializada em suporte e treinamento Totvs Protheus, como a Prox, oferece vantagens significativas na preparação de novos colaboradores, proporcionando eficiência, rapidez e economia.  

Ao mesmo tempo, libera a equipe de TI para se dedicar a funções mais estratégicas.  

Se você ainda tem dúvidas das vantagens dessa parceria, aqui estão alguns motivos para considerar: 

Especialização técnica 

A Prox possui expertise em treinamento Totvs Protheus, tendo uma equipe altamente treinada e especializada na plataforma.  

Isso garante que os novos colaboradores recebam capacitação de alta qualidade e adequada às suas funções, maximizando a eficiência do aprendizado e o uso do ERP. 

Customização para necessidades específicas 

Adaptação do treinamento conforme as necessidades específicas da organização e as funções dos novos colaboradores. Assim, o treinamento Totvs Protheus é direcionado e mais ágil, evitando abordagens irrelevantes para a atividade a ser exercida. 

Redução de sobrecarga na equipe de TI 

Transferir a responsabilidade de treinamento para uma empresa especializada alivia a carga de trabalho da equipe de Tecnologia da Informação.  

Desse modo, permite que se concentrem em iniciativas mais estratégicas, como otimização de sistemas, inovação tecnológica e suporte à inovação e projetos-chave da empresa. 

Suporte contínuo e atualizações 

Além de treinamento Totvs Protheus, a Prox oferece suporte que inclui a atualização contínua do ERP, mantendo disponível a última versão da ferramenta.  

Mais do que tirar essa tarefa da rotina de TI, assegura que os novos colaboradores estejam sempre alinhados com as melhores práticas. E, se preciso, terão acesso a suporte especializado.

Maior eficiência econômica 

Contratar uma empresa especializada, como a Prox, é mais econômico do que desenvolver internamente toda a infraestrutura necessária para suporte e treinamento Totvs Protheus.  

Tendo amplo conhecimento do ERP, nossos especialistas conseguem potencializar o uso da ferramenta para cada departamento e funções. Assim, garantem retornos significativos para a empresa, a custos acessíveis. 

Conte com a expertise da Prox em treinamento Totvs Protheus para oferecer uma preparação eficiente e rápida aos seus colaboradores.  

Além disso, libere os recursos estratégicos de sua equipe de TI para atividades que impulsionam a inovação e o crescimento organizacional.  

Entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas! 

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Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

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