19 mar

A cada dia, o mercado está mais informatizado, e as empresas que pretendem continuar sendo destaque nele precisam acompanhar essa tendência e investir em algum sistema de gestão empresarial que possa dar toda a assistência necessária em seu dia a dia.

Nesse processo de inovação, é comum surgirem algumas dúvidas sobre o assunto. Muitas empresas têm investido em sistemas ditos eficientes, mas sem encontrar o resultado esperado.

A verdade é que isso acontece com pessoas que não tiveram o melhor treinamento para o uso do software ou selecionaram um que não condiz com a realidade da empresa.

Por isso, nunca hesite em procurar uma ajuda especializada nesse momento. A partir daí, será possível obter pelo menos 6 benefícios por usar um sistema de gestão empresarial. Quer saber quais são? Continue lendo o nosso post!

Saiba o que é e como funciona um sistema de gestão empresarial

Antes de qualquer coisa, é importante entender do que se trata um sistema de gestão empresarial.

A função dele é facilitar o seu dia a dia e oferecer dados claros no momento de tomar decisões e ainda serve para automatizar os processos o máximo possível.

O objetivo desse sistema é integrar todos os dados e processos da sua organização. Nele, devem constar informações:

  • financeiras e contábeis;
  • do seu departamento pessoal, bem como do de recursos humanos;
  • de produção;
  • de marketing e vendas (tanto as feitas como as esperadas por um determinado período);
  • do seu estoque (quantidade e quando foi abastecido pela última vez).

Esses foram apenas alguns exemplos das informações que estarão integradas nesse sistema. Todas as áreas da sua empresa devem ter as suas informações armazenadas nesse software.

Conheça 6 benefícios de usar um sistema de gestão empresarial

Depois de saber mais sobre o que é e como funciona um sistema de gestão empresarial, já fica bem claro que investir nisso é muito benéfico para a sua empresa.

Mas, para ajudar você a tomar essa decisão, vamos listar 6 vantagens de investir nessa tendência do mercado. Quer saber quais são? Veja:

1. Integra todas as áreas da empresa

Quando você precisa de uma informação importante do seu negócio, onde procura? Ter de se dar ao trabalho de ir a cada departamento perguntar o que quer faz com que você perca muito tempo.

Mas e se você fosse capaz, pela tela do seu computador, buscar as respostas de que tanto precisa em apenas alguns segundos? O uso de um sistema de gestão empresarial adequado faz exatamente isso que foi descrito.

Todas as áreas da sua empresa estarão integradas e facilmente acessíveis para você no momento em que precisa de informações que vão auxiliá-lo a tomar decisões estratégicas no seu negócio.

Além disso, será possível fazer uma excelente previsão de vendas e montar o seu estoque de acordo com ela, reduzindo drasticamente os erros administrativos.

2. Diminui o retrabalho

Como você já sabe, sempre mandar e-mails para os responsáveis de cada área para obter informações ou usar processos manuais gera uma grande perda de tempo. Depois de fazer isso, você ainda corre o risco de ter algumas informações importantes descritas de forma errada por causa de um erro de digitação, por exemplo.

Ter de refazer os dados para corrigir pequenos erros é desgastante. Mas, ao usar um sistema adequado às necessidades da empresa, esse retrabalho será diminuído. Dificilmente será necessário voltar a fazer algo por causa de algum erro. O sistema dá todas as informações, elas não serão feitas manualmente.

3. Dá controle de informações e torna os seus processos mais precisos

Administrar uma empresa adequadamente se torna mais fácil à medida que todas as informações de que você precisa estão centralizadas em um único sistema.

Além do mais, pode ser selecionado quem terá o acesso a cada informação. Um login é diferente do outro, e por isso cada pessoa terá acesso apenas àquilo de que precisa no seu dia a dia.

E, como já dito, dificilmente algo será feito manualmente. Isso faz com que os seus processos sejam mais precisos e confiáveis.

4. Aumenta a segurança no momento de tomar decisões importantes

Outra grande vantagem de implementar o uso de um sistema de gestão empresarial é a segurança que ele lhe dará no momento em que precisar tomar decisões importantes para o seu negócio. As informações necessárias para decidir a sua estratégia estarão prontas para serem consultadas e apontarão o melhor caminho a ser seguido.

5. Reduz os custos

Toda a estrutura da sua empresa vai se tornar mais dinâmica e precisa. Ninguém terá dúvida do que fazer e para onde levar cada resultado obtido. Por isso, os custos que você tem vão diminuir significativamente.

O tempo gasto com a busca de informações será menor, o que vai aumentar a capacidade produtiva da sua empresa. Além disso, você não terá um gasto desnecessário com estoque.

Todas as informações necessárias para saber a quantidade exata dos materiais de uso comum estarão de fácil acesso, impedindo que compras sejam feitas de última hora ou mesmo em menor (ou maior) quantidade do que o uso do seu pessoal.

6. Aumenta a produtividade e lucratividade da empresa

A partir do momento em que os seus funcionários não precisam mais parar para refazer algum trabalho, a produtividade deles aumenta significativamente.

Um fato interessante é que eles vão produzir mais com mais qualidade. A sua equipe não estará cansada de fazer e refazer algo. Eles conseguirão cumprir com as suas tarefas de forma certeira desde a primeira vez.

A partir do momento em que a produtividade e a qualidade dos serviços prestados pela sua empresa melhoram, os seus clientes vão notar a diferença. E por esse motivo estarão ainda mais satisfeitos em fazer negócios com você.

Dessa forma, a lucratividade da sua empresa também vai aumentar. Os custos do retrabalho não vão mais existir, e o seu negócio terá se tornado mais atrativo aos seus clientes.

A verdade é que utilizar um sistema de gestão empresarial ajudará a sua empresa a ser destaque no mercado. Lembre-se de procurar a ajuda necessária para selecionar qual ERP será mais adequado à realidade da sua empresa.

Gostou de conhecer essas 6 vantagens de utilizar um sistema de gestão empresarial? Quer saber mais sobre o assunto? Então leia o nosso post e descubra como escolher um ERP!

Consultoria e Soluções em ERP Protheus Totvs Para sua Empresa Otimizar Processos e Obter os Melhores Resultados - FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Avatar
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]